Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Viver na cidade grande tem seus benefícios. Você encontra uma infinidade de produtos e serviços a qualquer hora do dia. Porém, não são só os humanos que veem vantagens: as pragas urbanas também fazem a festa. No artigo de hoje, vamos falar das piores pragas nas cidades. Descubra onde essas criaturas que aterrorizam os habitantes das metrópoles se escondem e o que fazer para eliminar infestações.

Pragas urbanas no Brasil

O Brasil é um país tropical, caracterizado por períodos de muito calor e umidade ao longo do ano. Essas condições climáticas favorecem a proliferação de insetos e roedores, já que o metabolismo dos animais fica mais acelerado. Ou seja: o ciclo reprodutivo é mais curto.

Acontece que, nas cidades, algumas espécies se proliferam descontroladamente. É que elas encontram alimento em abundância, esconderijo fácil e falta de predadores naturais.

Para piorar, costumam percorrer ambientes insalubres, como tubulações de esgoto e latões de lixo. Dessa forma, passam a carregar parasitas, tornando-se vetores de doenças. É por esse motivo que certas criaturas ganham o título de pragas urbanas.

Leia também: Por que as pragas urbanas convivem com o ser humano?

Qual é a pior praga do mundo?

Esses seres causam pavor desde as pragas do Egito. Afinal, a história bíblica conta que a Terra foi assolada por infestações de mosquitos e moscas, seguidas da morte de animais de rebanho.

Realmente, os mosquitos são bem perigosos. Eles transmitem doenças que, juntas, matam mais de 725 mil pessoas por ano no mundo todo. Nas cidades brasileiras, o maior vilão é o Aedes aegypti, vetor para dengue, zika e chikungunya.

Porém, responsabilizar apenas esses insetos pelos problemas sanitários não seria correto. Pulgas, formigas e outras espécies também trazem bastante incômodo nas zonas urbanas. É por isso que a lista a seguir não tem uma, mas, sim, sete das piores pragas.

Saiba mais: As piores doenças causadas por pragas urbanas

As 7 piores pragas nas grandes cidades

Vale lembrar que a relação abaixo é uma pequena amostra. Poderíamos citar inúmeras outras pragas e insetos urbanos. Mas, de fato, estes são os que mais causam prejuízo. Veja:

1. Cupins

Começando pelos prejuízos materiais, é óbvio que devemos mencionar os cupins. Com suas mandíbulas afiadas, eles detonam a madeira para se alimentar. Resultado: os móveis e as estruturas da casa vão ficando ocos, a ponto de perderem completamente a serventia.

2. Ratos

Uma das pragas nas cidades mais comum, esses animais são uma ameaça séria. Ratos contaminados transmitem mais de 55 doenças, seja pela urina ou pela picada de pulgas que vivem em seu corpo. Algumas das enfermidades mais graves são a leptospirose, a peste bubônica e a raiva.

3. Formigas

Elas não são somente devoradoras de doces. Formigas podem carregar parasitas nas patas, então são capazes de transmitir microrganismos de um local para outro, contaminando áreas inteiras. Nos hospitais, uma infestação pode desencadear surtos de superbactérias.

4. Moscas

Quando pousam num alimento, as moscas liberam saliva para dissolvê-lo. E esse processo pode transmitir agentes patógenos, contaminando a comida.

Já imaginou o que pode acontecer após a ingestão de um bolinho com baba de mosca, né? As doenças incluem conjuntivite e diarreia, entre outras.

5. Baratas

As cascudas miúdas atacam a despensa das casas, alimentando-se dos insumos estocados. Já as grandonas vivem nos esgotos, podendo carregar sujeira e transmitir microrganismos prejudiciais por onde passem.

6. Escorpiões

Esses aracnídeos são predadores de baratas. Logo, onde tem um bicho, é possível que haja o outro.

A questão é que a picada de escorpião tende a ser bem dolorida. Em alguns casos, o veneno é tão potente que pode levar à morte.

7. Mosquitos

Já falamos anteriormente, mas não custa repetir: mosquitos causam centenas de milhares de mortes por ano no mundo. Por isso, vale investir num bom repelente.

Saiba mais: Aprenda receitas caseiras contra insetos e ratos

Quais são os principais esconderijos das pragas nas cidades?

Não cansamos de dizer, aqui no blog, que a higienização dos ambientes é a melhor forma de prevenir infestações. No entanto, mesmo uma sala arrumada ou um banheiro limpo podem ser território favorável à proliferação de pragas. Essas criaturas minúsculas sobrevivem às condições mais adversas. Perceba:

Cantos

Já reparou quanta sujeira se acumula nas quinas dos móveis, especialmente quando estão próximos à parede? O cantinho escuro vira ponto estratégico para baratas, que precisam fugir da luz.

Ralos

As cascudas também se alojam no esgoto e se deslocam pelos encanamentos. Assim, bueiros e ralos são uma porta de entrada fácil para as áreas internas de um prédio.

Instalações elétricas

No caso das formigas, muitas preferem se esconder em tomadas, conduítes e até eletrodomésticos. Isso porque elas procuram um abrigo quentinho para procriar em segurança.

Azulejos

Falando em calor, qual lugar melhor que uma cozinha, com suas chamas e vapores? Ainda, o ambiente se torna um ótimo esconderijo de insetos devido à alta quantidade de alimentos disponíveis. Por trás de um revestimento de azulejos pode haver um formigueiro enorme.

Camas e estofados

Nos colchões e sofás, o problema mais conhecido são os ácaros, inimigos da saúde respiratória. Somam-se a eles os percevejos e as pulgas, cujas mordidas podem causar coceira e vermelhidão.

Já os estrados de madeira sofrem, principalmente, com a ação dos cupins. O prejuízo nos móveis é enorme.

Armários

Despensas e almoxarifados reúnem os principais elementos para esconder insetos: são escuros, protegem da chuva e oferecem comida à vontade. As traças, por exemplo, devoram não só papel, mas também tecidos, farinhas e cereais, alimento igualmente apreciado pelos carunchos.

Plantas

Nem mesmo os vasinhos de flores escapam. Algumas espécies atraem pernilongos e mosquitos. Para os quintais, a dica é manter as plantas afastadas de muros e paredes. Além disso, recomenda-se podar arbustos e evitar o acúmulo de lenha.

Garagens e porões

Esses são o principal paradeiro dos ratos. Contudo, os roedores podem estar por toda parte. Temos inclusive um artigo específico sobre isso aqui no blog. Confira no link abaixo.

Saiba mais: Onde os ratos se escondem? Veja essa e outras curiosidades

Como é feito o controle de pragas urbanas?

Como você percebeu, alguns esconderijos usados pelas pragas nas cidades são praticamente inacessíveis. Portanto, é necessário auxílio profissional para controlar as pragas.

A equipe da Hoffmann espalha iscas e instala equipamentos de controle em pontos estratégicos do ambiente. Dessa forma, é possível diminuir a quantidade de invasores.

Os serviços de controle de insetos, controle de ratos e controle de cupins também contam com a aplicação de domissanitários, produtos químicos de uso controlado, autorizados pela Vigilância Sanitária. Eles eliminam os focos de infestação e impedem que novas pragas se alastrem. E o melhor: sem agredir o meio ambiente ou a sua saúde.

O controle de pragas tem garantia com assistência técnica durante todo o período. Isso significa que, se alguma criatura sobreviver, a equipe retorna ao local para reforçar a imunização.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados