Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Você sabia que divide a cama com milhões de criaturas? São bactérias, fungos e outros seres microscópicos, alguns deles causadores de doenças. Por isso, é importante realizar uma limpeza de colchão completa, capaz de eliminar as ameaças à sua saúde.

Não estamos falando apenas de trocar os lençóis semanalmente ou de passar aspirador de pó a cada faxina. Trata-se de uma higienização mais profunda, com material específico para eliminar ácaros e demais microrganismos.

Esse procedimento tem até nome: sanitização de colchões e estofados. O artigo de hoje traz todas as informações sobre o assunto. Confira!

Riscos à saúde quando você não limpa o colchão

A cama acumula diferentes tipos de sujeira, muitas vezes imperceptíveis a olho nu. Podemos citar cabelos, poeira, suor, fragmentos de pele e células mortas.

Todo esse material orgânico serve de alimento para os ácaros. Os minúsculos aracnídeos também precisam de umidade e calor para sobreviver, então encontram as condições perfeitas entre o colchão e os travesseiros.

Só que esses parasitas expelem fezes. Aí, quando elas chegam às nossas narinas, podem desencadear inflamações e reações alérgicas. Alguns exemplos de doenças causadas por ácaros incluem:

  • Rinite;
  • Asma;
  • Conjuntivite;
  • Dermatite atópica.

No caso da alergia de pele, os principais sintomas são coceira e vermelhidão. Já as crises respiratórias costumam causar espirros, coriza e falta de ar. Péssima maneira de passar a noite, hein?

Saiba mais: A rinite atacou? Descubra como resolver esse problema

Estudos apontam que, após dois anos de uso, um travesseiro chega a ter 10% do peso composto por ácaros e seus excrementos. O colchão leva um pouco mais de tempo para chegar a esse nível: seis anos. De qualquer modo, já imaginou deitar-se em cima de tanta imundície?

Como se não bastassem esses parasitas, vale lembrar que o nosso corpo carrega bactérias. Ao encontrarem um ambiente quentinho e abafado, as colônias se multiplicam. E é justamente isso que acontece quando você se aconchega sob as cobertas.

Aliás, foi para a cama com o cabelo molhado? Má ideia. A umidade também beneficia os fungos, que se proliferam e soltam esporos nocivos à saúde humana.

Diante dessas informações, não restam dúvidas: a limpeza do colchão é uma medida essencial para preservar o seu bem-estar. Mas como higienizar a cama da forma correta?

Vamos ensinar essas técnicas logo em seguida. Antes, no entanto, que tal assistir ao vídeo abaixo? Ele traz outros dados sobre a importância de limpar o colchão periodicamente. Acompanhe:

Principais métodos para realizar limpeza de colchões

Responda com sinceridade: quando foi a última vez que você limpou o colchão? Tirando as situações em que uma criança faz xixi na cama, dificilmente nós damos atenção a essa tarefa doméstica, não é verdade?

Felizmente, existem técnicas bem simples para eliminar a sujeira superficial. Selecionamos algumas delas nesta lista:

Limpeza de colchão com vinagre

Essa é a alternativa ideal para acabar com odores fortes de urina e cigarro. Claro que o cheiro do vinagre pode ficar na cama por um período, mas ele vai amenizando com o passar dos dias. Você vai precisar de:

– Vinagre branco (tem que ser desse tipo para não manchar);

– 1 esponja;

– 1 pano úmido;

– Óleo essencial de sua preferência.

Primeiro, umedeça a esponja com vinagre. Depois, esfregue-a sobre o colchão, especialmente nas partes onde houver manchas.

Deixe agir por uma hora. Em seguida, passe um pano úmido e espere secar. Aqui a dica é manter o colchão ao ar livre por algumas horas, ou mesmo de um dia para o outro.

Para disfarçar o odor de vinagre, você pode pingar umas gotas de óleo essencial no colchão antes de dormir.

Limpeza de colchão com álcool

Esse método também serve para limpar sofás e estofados. O álcool, cujo odor é mais suportável que o do vinagre, ajuda a remover manchas de vinho e de outras bebidas. Sem contar que funciona como saneante contra vírus e bactérias. A receita é a seguinte:

– Álcool etílico líquido;

– 1 pano seco.

Para começar, banhe o pano em uma quantidade equivalente a um copo de álcool. Após isso, esfregue com força sobre toda a superfície do colchão.

Agora basta expor ao sol e esperar secar. Se você mora em apartamento e não tem como deixar o colchão no quintal, abra bem as janelas e ligue um ventilador próximo à cama para acelerar o processo.

Limpeza de colchão a seco

Um utensílio bastante útil para limpar colchões é o aspirador de pó. Nesse caso, não tem segredo. Você só precisa passar o bocal por toda a extensão da peça, inclusive nos cantinhos.

Essa solução vem a calhar nos dias chuvosos, ou mesmo nas épocas mais úmidas do inverno, nas quais fica difícil expor o colchão ao sol para secagem.

Aproveitando que o papo é sobre receitas caseiras, temos outra dica para você: um e-book com 18 soluções naturais para espantar insetos e pragas. Dá para baixar o material gratuitamente. Clique no banner e surpreenda-se!

Limpeza de colchão com bicarbonato de sódio funciona?

Se você procurar na internet por métodos de limpeza caseiros, provavelmente vai encontrar receitas com bicarbonato de sódio. Por exemplo, tem sites que sugerem espalhar o produto sobre o colchão, deixar agir por um tempo e depois acionar o aspirador.

Sim, o bicarbonato é um excelente removedor de manchas. Entretanto, como se trata de um pó, podem permanecer resquícios depois da faxina.

Outras soluções envolvem a mistura de bicarbonato de sódio com vinagre de maçã. Também pode dar certo.

Seja como for, essas e outras técnicas funcionam apenas como paliativos. A limpeza caseira, feita com regularidade, remove as sujidades grossas do dia a dia. Mas, infelizmente, ela não chega a fundo no colchão.

Dito de um jeito mais claro, os ácaros e as bactérias continuam se proliferando na sua cama. Para removê-los completamente, só mesmo com ajuda profissional. Falaremos dela já, já, assim que dermos as últimas dicas para a faxina perfeita no seu quarto.

Limpeza fácil de colchão: dicas para um bom resultado

Quando você opta pela limpeza caseira, deve tomar alguns cuidados para garantir a eficiência do processo. Do contrário, em vez de eliminar microrganismos, pode surgir uma quantidade ainda maior de ácaros e fungos. Acompanhe estas dicas essenciais:

1. Evite umedecer demais o colchão

O excesso de umidade cria condições favoráveis para a proliferação de mofo. Sendo assim, ao fazer limpeza de colchão, tome cuidado para não aplicar muito vinagre ou álcool. E espere a substância secar bem antes de forrar a cama novamente.

2. Deixe o colchão ao sol

Para facilitar a secagem, é melhor limpar o colchão num dia bem ensolarado. Assim, depois do procedimento, você pode mantê-lo ao ar livre ou perto da janela do quarto. Aliás, deixar colchões e estofados ao sol de vez em quando é uma ótima forma de eliminar parasitas.

3. Vire o colchão regularmente

Se você dorme sempre do mesmo lado do colchão, ele vai se deformando com o tempo, devido ao peso do seu corpo. Para prolongar a vida útil desse item tão caro, vale a pena girá-lo até inverter as pontas: coloque a parte da cabeceira onde ficam seus pés e vice-versa.

4. Use capa protetora

Existem capas antialérgicas para forrar colchões e travesseiros. Elas podem ajudar você a prevenir o contato direto com ácaros e partículas irritantes. Boa alternativa para quem sofre de rinite crônica, né? Contudo, lembre-se de lavar esses itens com frequência para não perderem o efeito.

5. Siga as orientações do fabricante

Antes de aplicar qualquer substância, verifique quais são as instruções do fabricante relativas à higienização do colchão. Afinal, alguns sanitizantes são tão abrasivos que podem danificar permanentemente as superfícies mais delicadas.

Ah! E tenha em mente que todo esse esforço é apenas um paliativo. Ainda que a sujeira aparente suma e a cama fique até cheirosinha, muito microrganismos continuam ali.

Só é possível realizar uma limpeza de colchão e sofá profunda, de verdade, com auxílio de profissionais.

A sanitização remove até a sujeira mais profunda dos estofados

A sanitização remove até a sujeira mais profunda dos estofados

Sanitização: a limpeza de colchões profissional

O serviço profissional de limpeza de colchão tem este nome: sanitização de colchões, tapetes e estofados. Trata-se de um procedimento que pode ser realizado em diferentes peças do mobiliário da casa, como camas, carpetes, capachos, poltronas, berços, travesseiros, almofadas, cortinas e até mesmo lençóis.

Os técnicos utilizam uma máquina especial, chamada de extratora. Ela é semelhante a um aspirador de pó, mas age em camadas bem mais profundas do estofado – sem danificá-lo, claro.

Essa tecnologia realiza sete etapas diferentes de filtragem. Além disso, conta com um fluxo de ar poderoso, assegurando que não fique nenhum resquício de sujeira no local.

A sanitização de colchões com máquina extratora remove detritos como cabelos e fragmentos de pele humana. Ela também elimina bactérias, fungos e ácaros causadores de alergia, que sobrevivem às faxinas comuns. Ou seja: é a solução perfeita para você ter uma noite de sono mais agradável.

Quer resultados ainda melhores? Então vale recorrer ao serviço em conjunto com a sanitização de ambientes. Essa consiste na aplicação de uma barreira química para eliminar vírus, bactérias e outros germes. É recomendada principalmente para hotéis e unidades de saúde.

Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre sanitização de ambientes

Dicas extras para um sono de qualidade

Os microrganismos que se proliferam na cama podem causar alergias e bloqueios respiratórios. Assim, acabam contribuindo com os distúrbios do sono.

O problema é que esse descanso de má qualidade está associado a diversas complicações de saúde. Além da fadiga, há risco de perda de memória e complicações cardiometabólicas, como hipertensão, obesidade e diabetes.

Para piorar, estudo da Associação Brasileira de Neurologia (ABN) aponta que 60% dos brasileiros dormem entre 4 e 6 horas por noite, quantidade insuficiente para recuperar a energia. Se você está nesse grupo, as sugestões abaixo podem contribuir para o seu bem-estar. Veja:

1. Desligue os eletrônicos

A luz azul emitida por televisores, celulares e tablets inibe a produção de melatonina. Esse é, justamente, o hormônio que induz nosso organismo ao estado de sonolência.

Portanto, a medida correta é desligar equipamentos eletrônicos pelo menos uma hora antes de você se deitar. Caso não seja possível resistir àquela última olhadinha nas mensagens, pelo menos deixe o dispositivo longe da cama. Um quarto escuro permite que o corpo adormeça.

2. Controle as atividades físicas

Muitos frequentadores de academias percebem-se mais calmos depois do treino. No entanto, isso não justifica correr cinco quilômetros tarde da noite.

Quando nos exercitamos, o organismo libera adrenalina e aumenta a temperatura corporal. Ou seja, ficamos “ligados”. Por isso, os médicos recomendam que a prática de atividades físicas ocorra até duas horas antes do sono. Dá tempo de tomar um banho, beber um chá morno e relaxar de verdade.

3. Cuide da alimentação

O hábito de tomar uma taça de vinho para descansar não passa de mito. Embora deixe as pessoas mais “tontinhas”, o álcool não colabora para um sono reparador. Inclusive, o consumo de bebida pode causar roncos e apneias, atrapalhando a respiração.

A última refeição do dia deve ser leve. Nada de açúcar, sal ou gordura em excesso. Evite, também, produtos que contenham chocolate e cafeína, pois são estimulantes.

Saiba mais: Por que a Anvisa tolera insetos nos alimentos

Por fim, é claro, não se esqueça de manter o lugar onde você dorme sempre higienizado. Dessa maneira, não haverá ácaros nem mofo incomodando seu sistema respiratório.

Entre em contato com a Hoffmann e solicite um orçamento para sanitização de colchões, tapetes e estofados. Fazemos limpeza de colchão em Porto Alegre e no interior, abrangendo todas as cidades do Rio Grande do Sul.

Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados