Se você acordou com a sensação de não ter descansado o suficiente, preste atenção. A má qualidade do sono está associada a distúrbios de saúde. Além da fadiga, há risco de problemas de memória e complicações cardiometabólicas, como hipertensão, obesidade e diabetes.
A Associação Brasileira de Neurologia (ABN) alerta: seis em cada dez cidadãos dormem menos que o necessário. De acordo com um boletim divulgado pela entidade, 75% dessas pessoas reconhecem seu estado de privação.
Porém, não basta apenas garantir sete ou oito horas diárias na cama. Se a noite for agitada, dificilmente ajudará a recuperar a energia. Conheça maneiras de conquistar um sono tranquilo.
1. Desligue os eletrônicos
A luz azul emitida por televisores, celulares e tablets inibe a produção de melatonina. Esse é, justamente, o hormônio que induz nosso organismo ao estado de sonolência.
Portanto, a medida correta é desligar equipamentos do tipo pelo menos uma hora antes de você se deitar. Caso não seja possível resistir àquela última olhadinha nas mensagens, pelo menos deixe o smartphone longe da cama. Um quarto escuro permite que o corpo adormeça.
2. Controle as atividades físicas
Muitos frequentadores de academias percebem-se mais calmos, depois do treino. No entanto, isso não justifica correr cinco quilômetros tarde da noite.
Quando nos exercitamos, o organismo libera adrenalina e aumenta a temperatura corporal. Ou seja, ficamos “ligados”. Por isso, os médicos recomendam que a prática de atividades físicas ocorra até duas horas antes do sono. Dá tempo de tomar um banho, beber um chá morno e relaxar de verdade.
3. Cuide da alimentação
O hábito de tomar uma taça de vinho para descansar não passa de mito. Embora deixe as pessoas mais “tontinhas”, o álcool não colabora para um sono reparador. Inclusive, o consumo de bebida pode causar roncos e apneias, atrapalhando a respiração.
A última refeição do dia deve ser leve. Nada de açúcar, sal ou gordura em excesso. Evite, também, produtos que contenham chocolate e cafeína, pois são estimulantes.
4. Higienize a cama
Você pode ter dificuldade para dormir devido à poeira acumulada no quarto. Trocar lençóis e fronhas semanalmente ajuda, mas nem sempre é o bastante. Há alérgenos que se escondem nos travesseiros e no colchão.
São os ácaros. Esses minúsculos artrópodes se alimentam de fragmentos de pele humana. Como encontram calor e umidade na medida certa, proliferam-se rapidamente na cama, podendo causar alergias e bloqueios respiratórios.
A sanitização de colchões e estofados elimina esses parasitas. Solicite à Hoffmann seu serviço e garanta um sono de qualidade para você e sua família.
Atendemos em todo o Rio Grande do Sul. Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959. Whatsapp: (51) 99749.4400.