Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

A broca de madeira é um inseto que pode causar tanto estrago quanto o cupim. Você já tinha ouvido falar nessa praga?

Muita gente confunde as criaturas. Afinal, ambas atacam os móveis. Só que existem diferenças importantes entre elas, então vale a pena se informar.

Por exemplo, não adianta usar cupinicida de mercado para acabar com as brocas. Elas demandam um tratamento específico.

Portanto, se tem infestação por aí, mas você não sabe exatamente qual praga se instalou no mobiliário, fique conosco. Vamos explicar as diferenças entre broca e cupim, além de dar dicas para prevenir danos materiais. Boa leitura!

O que são brocas de madeira

As brocas de madeira são besouros que podem medir entre 2,7mm e 7mm, dependendo da espécie. Além de pequenos, esses bichos têm uma coloração marrom ou avermelhada, o que torna ainda mais difícil enxergá-los a olho nu.

Isso porque eles podem se confundir com a cor dos próprios móveis. Assim o caminho para a destruição fica bem fácil.

Na verdade, o problema maior são as larvas. Elas que se alimentam da madeira para sobreviver e crescer. Depois de adultos, os insetos saem voando à procura de parceiros para procriar – e deixam o estrago para trás.

Saiba mais: Curiosidades sobre cupins que vão surpreender você

Espécies de broca de madeira

Existem vários tipos de insetos que danificam a madeira. É necessário identificar a espécie invasora porque isso ajuda no tratamento e até na prevenção de novas infestações.

Anobium punctatum

Esse besouro atinge principalmente a madeira antiga. Como precisa de um nível elevado de umidade para sobreviver, costuma aparecer em lugares onde há baixa ventilação. É o caso de porões, armários e até estruturas no forro do telhado.

Móveis do banheiro e da cozinha também podem ser afetados, já que esses cômodos são mais úmidos. Como forma de prevenir a proliferação das criaturas, você deve abrir as janelas para ventilar o ambiente.

Lyctus brunneus

Esse outro bicho aparece com mais frequência na natureza. A broca se alimenta do alburno, a parte macia e superficial do tronco das árvores.

No entanto, essa praga também pode ser encontrada em edificações. Ela está nas pilhas de lenha recém-colhida, no pavimento e nos objetos de artesanato feitos com madeira jovem. (Quanto mais amido no material, mais apetitoso para o inseto.)

Diferenças entre cupim e broca

Além de serem espécies diferentes, os cupins e as brocas apresentam algumas características bastante distintas entre si. Vamos destacar duas delas:

A primeira é o aspecto social. Cupins vivem em colônias, e cada indivíduo cumpre um papel na hierarquia. Há os operários que cavam túneis, os soldados que guardam a entrada do cupinzeiro e os reprodutores que saem em revoada para copular.

Já as brocas de madeira agem de forma solitária. Cada inseto abre seu próprio caminho. O que nos leva ao segundo ponto de diferenciação.

Estamos falando dos resíduos. Numa infestação de cupim, pode aparecer um pó fininho como areia junto à madeira. Essas são as fezes que os insetos expelem do ninho.

No caso da infestação por broca, o pó é mais esfarelado, tipo serragem. Além disso, o móvel costuma apresentar vários orifícios, pois cada bicho faz uma perfuração diferente para invadir a estrutura.

Saiba mais: Encontrou cupins nos móveis de casa? Veja o que fazer

Como saber se é broca ou cupim?

Como dito acima, os sinais na madeira são uma pista importante para identificar a espécie invasora. Até porque é raro encontrar os insetos à luz do dia.

Tanto as brocas quanto os cupins penetram no móvel, formando galerias por onde circulam e se alimentam. Desse modo, a maioria dos insetos fica escondida o tempo todo.

Uma dica é fixar um pedaço de papel sobre a peça de madeira. Se aparecerem diversos furinhos ali, é bem provável que tenha havido ataque de brocas.

De qualquer modo, os resultados da infestação, como os farelos e a madeira quebradiça, só surgem quando o estrago já atingiu um nível bastante alto. Aí, talvez seja tarde demais para encontrar uma solução.

Veneno para broca de madeira existe?

Um método eficiente para eliminar broca de madeira seria embalar os móveis a vácuo. A falta de oxigênio mata os insetos adultos, os ovos, as larvas e as pupas.

Contudo, como você deve estar imaginando, essa técnica demanda equipamentos profissionais difíceis de conseguir. Sendo assim, tem gente que parte para as soluções caseiras.

Sejamos francos: não existe receita capaz de eliminar brocas e cupins com tanta facilidade. Querosene, óleo queimado e verniz podem afogar um ou outro bicho, mas não agem sobre todos eles.

Pior ainda, essas substâncias representam perigo a você e sua família. Elas podem causar alergia em contato com a pele, intoxicação por inalação e inclusive incêndio nos móveis, visto que são altamente inflamáveis.

Saiba mais: Por que o veneno de cupim não resolve a infestação?

Como eliminar broca de madeira para valer?

Diante de tantos riscos, a forma mais garantida de você se livrar das brocas é com ajuda profissional. Uma equipe de controle de pragas deve ser acionada.

Primeiro, os técnicos realizam uma investigação na área afetada para saber qual é a espécie invasora. Isso serve para definir o método de controle mais adequado.

Depois, é hora de aplicar o domissanitário. Trata-se de um inseticida de uso exclusivo das imunizadoras e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A aplicação pode ser por pulverização ou injeção focal. Vai depender da quantidade de brocas presentes na madeira e do estágio de degradação da estrutura.

Vale lembrar que as substâncias utilizadas no controle de pragas não mancham os móveis. O cheiro forte, por sua vez, sai com o tempo.

Saiba mais: Tire suas dúvidas sobre descupinização

Precisa de ajuda para se livrar das brocas de madeira e de outros insetos? Conte com a Hoffmann. Temos mais de 35 anos de experiência em controle de pragas urbanas.

Fomos a primeira empresa do Rio Grande do Sul a receber o Selo de Proteção Bayer. Essa certificação internacional atesta a excelência de nossos serviços, com segurança e responsabilidade ambiental.

Para saber mais, entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de cupins e brocas. Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos em todos os municípios gaúchos.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados