Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Insetos são o terror de qualquer ambiente. Além de destruir o mobiliário, eles podem contaminar alimentos e causar doenças. Se você vem enfrentando problemas devido à presença das cascudas, só mesmo uma dedetização de baratas será capaz de conter o estrago.

Hoje vamos explicar como esse serviço funciona. Fique conosco para entender quais são os sinais de infestação, por que recorrer ao controle profissional de pragas e quando acioná-lo.

Quando fazer dedetização de baratas

A dedetização, também chamada de desinsetização ou de controle de insetos, é o método mais seguro para se livrar de pragas urbanas. Ele consiste na aplicação de domissanitários, substâncias químicas autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Somente empresas licenciadas podem atuar nessa área. Isso garante a qualidade e a segurança da atividade, pois os profissionais utilizam equipamentos de proteção individual e seguem manuais de boas práticas. Assim não há risco à saúde das pessoas nem ao meio ambiente.

O ideal seria realizar a imunização a cada quatro meses. Esse é o tempo em que o domissanitário permanece ativo no local. Ou seja: cria-se uma barreira protetora impedindo a instalação dos temidos invasores.

Porém, nem sempre empresas e residências contam com essa ação preventiva. Aí os insetos vêm da rua e encontram a morada perfeita. Eles conseguem fazer ninhos em banheiros e cozinhas, reproduzindo-se rapidamente.

Nesse caso, a dedetização de baratas atua como método curativo. Ela serve para eliminar os focos de infestação já existentes, freando a onda de estragos que as criaturas podem ocasionar.

Saiba mais: Tire suas dúvidas sobre dedetização de ambientes

Dedetização, controle de insetos ou desinsetização

Aplicação em gel é um método eficiente contra a infestação de baratas e não requer a desocupação do local.

5 sinais de infestação por baratas

Mas, afinal, como saber se as baratas representam um problema? É até comum que uma ou outra apareça voando pela janela, né?

Sim, casos isolados acontecem. Mas há indícios que merecem um pouco mais de sua atenção. Acompanhe:

1. Presença visível

Baratas têm hábitos noturnos. Se elas saem da toca durante o dia, é porque estão disputando espaço com várias outras “primas”. Portanto, abra o olho. Encontrar uma cascuda zanzando pelo chão em horário comercial significa que há muitas outras escondidas por ali.

2. Dejetos

As fezes de barata são grãos minúsculos e escuros, semelhantes ao pó de café. Também vale observar possíveis cascas de pele, já que esses seres trocam de carcaça em certas etapas do crescimento. Trata-se de um fenômeno biológico conhecido como ecdise.

3. Ovos

Algumas espécies depositam a ooteca, um tipo de estojo protetor dos ovos. Essa cápsula costuma ser encontrada em frestas do assoalho, fendas nas paredes, gavetas ou cantos de móveis. Procure pelos pontos mais escuros da casa.

4. Danos

As baratas comem quase tudo, incluindo restos de alimentos, fezes, cola, couro e papel. Caso você note sinais de roeduras em livros, por exemplo, é bem provável que esteja lidando com uma infestação. (Vale lembrar que esse prejuízo ainda pode ser trabalho de outros invasores, como traças e cupins.)

5. Odor

Por fim, tenha em mente que uma invasão de baratas pode liberar odores estranhos. É um cheiro desagradável, parecido com o de mofo. O fedor fica mais intenso à medida que cresce o número de cascudas no local.

No vídeo abaixo, José Hoffmann, nosso diretor, mostra um caso real de infestação de baratas e explica como foi feito o controle dessas pragas em um condomínio residencial.

Como funciona a dedetização de baratas

Agora que você conhece os sinais de infestação, chegou a hora de buscarmos a solução para seu problema. Não, ela não está nos inseticidas comuns.

O spray comprado em supermercado apenas espanta os insetos. Quando muito, elimina as criaturas que estiverem ao seu alcance, mas não chega até o núcleo da colônia. Desse modo a população invasora continua ativa.

Sem contar que as cascudas conseguem escapar com bastante facilidade. Pudera: elas sobrevivem inclusive às chineladas!

Saiba mais: Mitos e verdades sobre baratas que vão surpreender você

Uma verdadeira dedetização de baratas só é possível com ajuda profissional. Os domissanitários, de uso restrito das imunizadoras, atuam diretamente contra os insetos.

Um método muito comum de tratamento é a aplicação em gel. Esse produto é empregado nos lugares onde há forte circulação da praga. O inseto ingere a substância e a elimina nas fezes, morrendo na sequência. Logo depois, as próximas baratas que se alimentarem desses dejetos também serão eliminadas.

Por ser inodoro, o domissanitário em gel dispensa a desocupação do local imunizado. Isso significa que você continua seus afazeres normalmente. Opção ideal para restaurantes, hospitais e outras instituições que não podem parar.

Agora, para infestações mais graves, talvez seja necessário recorrer à aplicação líquida. A pulverização requer o isolamento da área durante a desinsetização. Depois do procedimento, deve-se aguardar em torno de 14 horas para reocupar o espaço. Explicamos os detalhes no nosso manual de recomendações ao cliente.

Manual de Recomendações - Imunizadora Hoffmann

Quanto custa a dedetização de baratas

O custo do controle de insetos varia conforme as especificidades do serviço. O melhor que você tem a fazer é entrar em contato com uma imunizadora licenciada para calcular o orçamento. Entre os fatores a serem analisados, a equipe vai considerar:

Tipo de praga invasora, visto que cada espécie requer a aplicação de um produto diferente;

Grau de infestação, pois casos mais graves significam mais consumo de domissanitário, elevando a despesa;

Área total a ser imunizada, já que ambientes amplos demandam mais tempo e mais recursos;

Qualidade dos produtos, cujo valor muitas vezes é equiparável à eficácia;

Qualificação da equipe, que passa por cursos de capacitação periódicos para manter a segurança e a eficácia da operação.

Tendo em vista todas essas variáveis, seria impossível estipular um preço único para a dedetização de baratas. Ainda assim, fica a dica de comparar orçamentos entre empresas diferentes.

Se você encontrar um valor muito abaixo da média de mercado, desconfie. É provável que a imunizadora não esteja investindo o suficiente em produtos de boa procedência, equipamentos de proteção ou mesmo treinamento dos profissionais.

Saiba mais: 9 dicas para escolher a dedetizadora

Precisa de ajuda para se livrar das cascudas? Conte com a Imunizadora Hoffmann. Nós atuamos há mais de 30 anos no controle de pragas urbanas e fomos a primeira companhia do estado a receber o Selo de Proteção Bayer. Essa certificação atesta nosso compromisso com a sustentabilidade, o respeito à legislação vigente e a qualidade dos serviços.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados