Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Economizar dinheiro, cuidar do planeta e manter a casa limpa. Juntar tudo isso parece bom, certo? É o que você vai conseguir com nossas dicas para uma limpeza doméstica mais sustentável. Siga conosco para conferir!

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conjunto de práticas que adotamos no presente para garantir o futuro. Ou seja: as atitudes de hoje devem ser tomadas de maneira consciente, de modo que não gerem impactos negativos amanhã. 

Geralmente, quando falamos em ações sustentáveis, envolvemos três pilares: social, econômico e ambiental. Isso significa respeitar as pessoas, pagar as contas e, claro, preservar o meio ambiente.

Hoje vamos falar principalmente de sustentabilidade ambiental, mas na verdade os três aspectos andam sempre juntos.

A importância de escolher os produtos com cuidado

Inseticidas, repelentes e produtos de limpeza em geral liberam compostos orgânicos voláteis (VOCs, na sigla em inglês). Esses elementos, além de altamente tóxicos para a saúde humana, podem poluir a atmosfera. Por isso, quando pensamos em uma limpeza doméstica mais sustentável, devemos escolher com cuidado os artigos que usamos na faxina. 

A principal medida é seguir as orientações do fabricante. Isso evita o uso exagerado das substâncias químicas, garantindo uma aplicação mais segura. 

Também vale a pena pesquisar marcas sustentáveis, cada vez mais disponíveis no mercado. Por exemplo, busque opções que não foram testadas em animais, que vêm em embalagens recicladas ou que são biodegradáveis. 

Leia também: Aprenda a diferença entre limpeza e desinfecção de ambientes

O que são produtos biodegradáveis?

Materiais biodegradáveis são aqueles que se decompõem rapidamente na natureza. Assim, você pode descartá-los no lixo orgânico sem preocupação, pois em poucas semanas os resíduos já terão desaparecido.

A busca por substâncias e embalagens biodegradáveis é importante para frear o acúmulo de compostos sintéticos danosos na natureza. Só que vale a pena ficar de olho.

Para um produto ser registrado como biodegradável, ele deve atender a normas como a ABNT NBr 15448, que estabelece critérios  para a biodegradação. Por exemplo, plástico “ecológico” demora cerca de 20 anos para se decompor, então não pode ser classificado como biodegradável. 

Produtos de limpeza caseiros?

Muitos ingredientes que você tem na cozinha de casa são naturalmente biodegradáveis. E eles também podem funcionar como produtos de limpeza!

Alguns exemplos incluem vinagre, bicarbonato de sódio e suco de limão. Misturados na quantidade certa, eles rendem receitas caseiras ótimas para a faxina do dia a dia. Há opções até mesmo para espantar insetos e outras pragas.

Claro que a eficácia não será igual à de um sanitizante químico. Porém, para limpezas mais simples, essas soluções baratas e ecológicas podem funcionar muito bem. Confira detalhes no artigo abaixo:

Saiba mais: Aprenda receitas caseiras contra insetos

Quanto menos plástico, melhor

Embora biodegradáveis, os ingredientes caseiros costumam vir em embalagens plásticas. Aí surge um novo desafio para a sustentabilidade: o plástico descartado em aterros demora séculos para se decompor.

Pior ainda: com a chuva e as enxurradas, muito lixo vai parar nos cursos d’água e chega até o oceano. Estima-se que, até 2050, haverá mais plástico que peixes nos mares do planeta. Uma grave ameaça à biodiversidade marinha.

Diante disso, existem alternativas às embalagens descartáveis. Você pode optar por produtos a granel ou por frascos recarregáveis com refil. 

Use panos e esponjas reutilizáveis

Ainda, vale lembrar que existem utensílios como panos de limpeza e esponjas laváveis, fabricadas em fibra de coco ou outros materiais naturais. Eles duram mais, o que diminui a necessidade de descarte.

Economize água e energia

Contudo, não adianta recorrer a produtos laváveis se você desperdiçar água. Afinal, esse é um recurso que também deve ser preservado.

Por isso, separamos algumas dicas para o consumo consciente na hora da limpeza. Acompanhe:

  • Ao usar a lavadora de roupas ou a máquina de lavar louça, selecione os ciclos econômicos;
  • Reutilize a água de enxague para regar plantas ou lavar a calçada;
  • Em vez de água corrente, prefira panos úmidos e balde para higienizar o piso. 

Também é importante economizar energia elétrica, já que boa parte de nosso abastecimento vem das hidroelétricas. Portanto, lembre-se de tirar dispositivos da tomada quando a bateria estiver totalmente carregada ou quando os eletrodomésticos não estiverem em uso.

Como descartar produtos de limpeza corretamente

Detergentes e demais artigos do tipo podem causar danos ao meio ambiente. A espuma branca, por exemplo, dificulta a oxigenação da água. Dessa forma, o descarte de químicos nos rios compromete a vida dos seres aquáticos. É necessário  tomar alguns cuidados.

É possível reciclar embalagem de produto de limpeza?

Sim. Inclusive, o ideal é que você use o produto até o fim. Depois, basta lavar a embalagem e destiná-la à coleta seletiva.

Como descartar produtos de limpeza vencidos?

Caso o prazo de validade já tenha passado, verifique se o produto é biodegradável. Assim você só precisa despejar o conteúdo na pia da cozinha ou no lixo orgânico. 

Por outro lado, se você não tem certeza de que o produto de limpeza é mesmo biodegradável, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor. O fabricante deverá informar a maneira mais correta de realizar o descarte.

Saiba mais: Como manter a casa limpa e organizada?

Qual é a importância de uma limpeza mais sustentável?

Hábitos sustentáveis trazem benefícios não só para quem vive no mundo de hoje, mas para quem virá depois. Pensar no impacto que nossas atitudes causam ajuda a projetar um futuro melhor no planeta. E cada ação, por mais simples que pareça, faz diferença. 

Quando você reutiliza embalagens, economiza água ou opta por produtos de limpeza biodegradáveis, está fazendo sua parte.

A Hoffmann também faz. Nossa cultura estabelece critérios rigorosos de sustentabilidade, visando não apenas à saúde financeira da empresa, mas também à preservação ambiental. Esse é um compromisso que adotamos em todos os nossos serviços. Entre em contato conosco e solicite um orçamento! Atuamos com controle de pragas, higienização de reservatórios e serviços de sanitização.

Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados