Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

As baratas são uma das pragas mais abominadas mundo afora – com razão – já que elas carregam milhares de bactérias de um lugar para outro, causando contaminação por onde passam.

Confira mais informações sobre os hábitos nada agradáveis das baratas e o que fazer para ficar livre delas.

MODO DE ATAQUE:
As baratas podem invadir sua casa ou empresa entrando livremente por aberturas como portas, janelas ou frestas, podem vir no meio de compras feitas em estabelecimentos com infestação e podem subir pela tubulação do esgoto e dos ralos.

como eliminar as baratas

As baratas podem entrar por ralos sem telas e se esconder em qualquer fresta, dificultando a eliminação de infestações

Como são sensíveis a qualquer movimento e são muito rápidas, elas se escondem em qualquer fresta ao perceber a presença de possíveis predadores, dificultando sua eliminação. Além disso, elas têm hábitos noturnos, o que dificulta identificar uma infestação ainda no início.

Com um paladar nada apurado – comem qualquer matéria orgânica – as baratas podem se instalar e sobreviver em qualquer lugar, incluindo locais sujos como esgotos e locais escuros ou locais quentes, como as cozinhas. Além disso, elas se reproduzem rapidamente, sendo que apenas um casal pode gerar cerca de 100 mil descendentes em um ano.

Além de toda essa destruição e contaminação cruzada, as baratas podem transmitir doenças por meio da mordida. Seus alvos normalmente estão dormindo.

Saiba mais: 10 fatos sobre baratas que vão surpreender você

PREFERÊNCIAS:
Eis um grande problema em relação às baratas: elas não têm muitas preferências! Elas comem qualquer matéria orgânica, como restos de alimento, papel, madeira, tecido, cola – sim, cola! -, fezes e até cadáveres. Ou seja, o poder de destruição e contaminação das baratas é enorme.

PONTOS FORTES:
As baratas são quase indestrutíveis. Todos os órgãos e funções vitais delas estão protegidas no tórax, onde fica a carapaça, parte mais resistente das baratas. Até a respiração das baratas ocorre na lateral do corpo, permitindo que sobrevivam sem cabeça. Elas também resistem sem se alimentar por dias, mesmo que isso seja quase impossível de acontecer.

Imunidade genética: o uso de inseticidas pontuais e sem efetividade deixam as baratas mais resistentes a venenos. Um estudo comprovou que as baratas desenvolvem a imunidade a certos tipos de veneno e a transmitem geneticamente aos descendentes, criando super espécies.

Saiba mais: Quem é responsável pela segurança do alimento

COMO IDENTIFICAR:
Com um exército de espécies de baratas por aí, as duas mais comuns no meio urbano – e que você precisa se preocupar mais – são a Periplaneta americana, também conhecida como “barata de esgoto”, e a Blatella Germânica (conhecidas também como “francesinhas” ou “alemãs”).

como eliminar as baratas

Baratas da espécie Periplaneta americana, com sua tonalidade marrom, cabeça amarelada e as inconfundíveis asas, origem do apelido “baratas voadoras”

As baratas americanas, como seu apelido nada lisonjeiro sugere, habitam galerias de esgoto, lixo e caixas de gorduras (imagine a quantidade de contaminação que elas levam para sua casa!). Você, com certeza, já viu elas circulando por aí, pois são grandes, marrons e têm asas – o que faz com que sejam conhecidas também como “baratas voadoras”.

Já as germânicas preferem locais quentes e úmidos, tornando sua cozinha, restaurantes, locais de produção de alimentos e até banheiros locais perfeitos para se instalarem. Elas têm uma coloração mais clara e se adaptam muito bem aos intempéries, dificultando sua eliminação.

Normalmente, as baratas preferem circular a noite, então é neste momento que é mais comum perceber se elas estão infestando a sua casa. Se você se deparar com baratas durante o dia, não pense duas vezes antes de chamar a Imunizadora, pois isso é sinal de que a infestação está muito avançada e elas estão precisando sair durante o dia para procurar alimento.

Como eliminar baratas?

Para eliminar insetos tão resistentes e perigosos, a solução correta é a desinsetização realizada por uma empresa qualificado, com a utilização de produtos controlados e específicos para a eliminação desta praga, que também garantem a sua segurança e de sua família ou colaboradores. Existem métodos seguros e eficazes para prevenir e eliminar infestações, inclusive sem ter que desocupar o local para aplicação.

técnico da Imunizadora Hoffmann aplicando tratamento em gel contra baratas

Aplicação de tratamento em gel contra baratas por técnico da Imunizadora Hoffmann: segurança e efetividade no controle de insetos

Existem alguns cuidados que você pode aplicar junto com a desinsetização:

  • manter o local limpo e sem cheiro de alimentos;
  • as lixeiras devem ser tampadas;
  • instalar telas em janelas, portas, ralos, exaustores e ventilação para evitar o acesso;
  • manter alimentos em recipientes fechados.
Saiba mais: Conheça os serviços de desinsetização da Hoffmann

Se você enfrenta problemas com esses insetos, escolha a desinsetização profissional.

A Hoffmann possui mais de 30 anos de experiência em controle de pragas e foi a primeira empresa do Estado a conquistar o Selo de Proteção Bayer, certificação internacional que comprova a excelência de nossos serviços. Investimos em capacitação técnica e em equipamentos de ponta para oferecer os melhores resultados, com eficiência, segurança e proteção ambiental.

O controle de pragas da Hoffmann é eficaz e não agride o meio ambiente. Consulte-nos! Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959. Whatsapp: (51) 99749.4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Controle de Pragas NA PRÁTICA

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios