Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Quem acompanha nosso blog sabe que existem diversas estratégias para o controle de pragas. Dentre elas, uma solução tão simples quanto eficaz é a armadilha luminosa. Esse equipamento não utiliza produtos químicos, então serve especialmente para controle de insetos voadores em lugares em que haja risco de contaminação.

Hoje você vai conhecer sete tipos de empresas onde a luz ultravioleta é a melhor forma de combater moscas, mariposas e outros insetos alados. Fique conosco para entender como essa tecnologia funciona!

Como a armadilha luminosa funciona no controle de pragas?

Precisamos voltar um pouco na História para começar esta conversa. Tente imaginar uma época em que não havia luz elétrica, nem mesmo lamparinas a gás.

Nos primórdios da civilização, os insetos noturnos contavam apenas com a luminosidade da lua e das estrelas para se orientar. Era assim que eles conseguiam traçar uma rota de voo e ir em busca de alimento.

Porém, a modernidade bagunçou o sistema de navegação dessas criaturas. Nos dias atuais elas são “hipnotizadas” por holofotes, telas de LED e qualquer ponto artificial mais brilhante.

Agora pense num shopping, numa farmácia ou numa lanchonete. Todos esses estabelecimentos comerciais utilizam letreiros luminosos para se destacar entre os prédios de uma cidade. Aí, ao mesmo tempo que chamam atenção da clientela, acabam trazendo nuvens de moscas e mariposas para perto.

A situação se agrava em tempos de pandemia. Os protocolos sanitários demandam portas e janelas abertas para manter o ambiente arejado. Nesse cenário, tem-se caminho livre para a chegada das pragas.

Como a armadilha luminosa resolve o problema? Simples: ela utiliza luz ultravioleta para atrair os insetos. Em vez de perambular pelo salão, eles voam direto para a isca.

Qual é a eficácia da armadilha luminosa para atrair insetos?

A tecnologia por trás desse equipamento é relativamente simples, mas muito efetiva. O receptáculo conta com uma poderosa lâmpada ultravioleta para atrair os chamados insetos fototrópicos positivos, aqueles que voam em direção à luz.

Quando pousam, os bichos ficam retidos num adesivo e ali permanecem, sem poder escapar. Eles eventualmente morrem por desgaste físico ou estresse.

O controle de insetos voadores com a armadilha luminosa não utiliza inseticidas químicos nem deixa odores. Além disso, os insetos ficam presos por inteiro, evitando que fragmentações se espalhem pelo ambiente. Ou seja: trata-se de um método seguro e bastante higiênico.

Depois da captura, ainda é possível fazer o monitoramento da infestação. Isso porque, quando a imunizadora realiza a troca do refil adesivo, os profissionais podem observar a quantidade e o tipo de praga encontrada. Então, dá para pensar em ações futuras para prevenir a incidência de novos intrusos.

Quer saber como a armadilha luminosa funciona na prática? Pois assista ao vídeo abaixo. Ele mostra um atendimento real numa companhia do setor alimentício. Você vai se surpreender com o volume de moscas capturadas em apenas cinco dias de uso do equipamento!

Empresas onde a armadilha luminosa é indispensável

Como dito no início do artigo, esse recurso para o controle de insetos voadores se volta principalmente para os locais que não podem recorrer à imunização química. Afinal, a aplicação de domissanitários pode contaminar alguns insumos, como alimentos e medicamentos. Acompanhe os tipos de empresas onde a armadilha luminosa é mais que bem-vinda:

1. Restaurantes, bares e lanchonetes

Ninguém merece lanchar na companhia de moscas e mosquitos, né? Por isso, vale a pena instalar algumas armadilhas luminosas em pontos estratégicos do salão. Dessa forma, o risco de cair um inseto no sanduíche do cliente fica bem menor! As refeições poderão ser concluídas em paz.

2. Padarias e confeitarias

Moscas adoram açúcar. Elas pousam nas guloseimas e liberam saliva para dissolver o alimento, facilitando a ingestão. Só que esse processo, mais que arruinar a decoração de um bolo, traz risco sanitário aos produtos. Um único inseto pode carregar 300 microrganismos diferentes, entre bactérias, vírus e protozoários. Melhor prevenir, hein?

3. Frigoríficos e açougues

A manipulação de carne crua também requer atenção. Tanto a mosca-doméstica (Musca domestica) quanto a varejeira (Cochliomyia hominivorax) são atraídas por esse insumo. Caso não haja controle, elas podem transmitir parasitas causadores de diversas doenças, como infecções estomacais, tuberculose e até pneumonia. Portanto, dá-lhe armadilha luminosa nelas!

Saiba mais: Por que as moscas são o terror da indústria alimentícia

4. Refeitórios

Empresas e escolas disponibilizam espaços amplos para as refeições do público interno. Como a circulação de pessoas é alta, há maior probabilidade de pragas invadirem o lugar. O risco se eleva diante dos protocolos sanitários que exigem janelas e portas abertas. Nessas situações, a armadilha luminosa ajuda a conter uma infestação.

5. Praças de alimentação

A cena se repete em áreas de alimentação nos shoppings e nos centros comerciais. Fora o grande número de clientes entrando e saindo, a luminosidade das lojas costuma atrair insetos. Evitar a proliferação de pragas nesses estabelecimentos é indispensável para manter as boas práticas de segurança alimentar.

Saiba mais: O que é food safety e como ela impacta a economia

6. Hotéis e pousadas

Você talvez conheça alguém que enfrentou baratas, percevejos ou outros seres asquerosos durante uma viagem de férias. O problema acontece quando os hotéis não dão o devido cuidado à imunização. Em paralelo à desinsetização química dos quartos, a armadilha luminosa pode ser uma ferramenta bem útil na copa e na cozinha.

7. Farmácias

Ainda, a aplicação de inseticidas químicos pode causar contaminação em medicamentos. Logo, as drogarias devem recorrer a métodos alternativos para impedir a proliferação de intrusos. As iscas adesivas para ratos e as armadilhas luminosas para controle de insetos voadores trazem resultado satisfatório sem comprometer a segurança do local.

Controle de insetos voadores com armadilha luminosa

Técnico da Hoffmann inserindo um novo adesivo na armadilha luminosa durante a troca periódica do refil.

Conte com a Hoffmann para imunizar sua empresa

Gostou do conteúdo de hoje? Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre as vantagens de recorrer à armadilha luminosa no local de trabalho.

Precisando dessa solução, chame a Imunizadora Hoffmann! Nós utilizamos equipamentos de alta qualidade. Também seguimos rigorosos protocolos para monitorar, eliminar e evitar infestações por pragas urbanas.

O serviço consiste no mapeamento do local para definir os melhores pontos de instalação das armadilhas. Em seguida, há o acompanhamento do caso, incluindo a troca dos refis adesivos a cada nova visita.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes. Aproveite e solicite seu orçamento para controle de insetos. Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959. Whatsapp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn

Posts Relacionados