Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Se você ainda tinha alguma dúvida sobre o o poder de destruição de uma infestação de cupins, conheça esse caso real, atendido pela Imunizadora Hoffmann, e entenda como uma colônia pode estar espalhada causando muitos estragos.

No vídeo que acompanha o post, você poderá seguir o passo a passo do processo, desde a descoberta da cupinzeira até a aplicação do produto na colônia. Vamos adiante!

Como encontrar os cupins na casa?

Imagine a seguinte situação: você chama um eletricista para fazer um conserto, ele realiza o procedimento no forro da casa e, ao descer, alerta sobre a presença de cupins no telhado, aconselhando você a chamar um profissional para eliminar essa praga.

Essa história se repete diariamente em muitas casas, com alguém percebendo a presença de cupins e avisando o proprietário sobre a necessidade de resolver esse problema o quanto antes.

O que pouca gente sabe é que descupinizar o telhado não resolveria esta infestação. Neste caso, e em muito outros, o problema era, literalmente, mais embaixo. E é preciso uma avaliação especializada para entender que a causa da infestação está a muitos metros de distância.

O proprietário da casa chamou a Hoffmann para realizar a inspeção no telhado. Nossos especialistas avaliaram os sinais, os tipos de cupim, os trajetos percorridos e logo entenderam que não se tratava de cupins de madeira seca, mas sim de cupins de solo. E isso significava uma coisa: a colônia, origem do problema, não estava no telhado, mas sim no subsolo. Então, eles partiram para a próxima etapa da inspeção: as estruturas embaixo da construção.

A descoberta da cupinzeira

Encontrar a cupinzeira não significa encontrar o núcleo da colônia, como você vai perceber no vídeo. Dê um play e confira os bastidores da eliminação da colônia, apresentados pelo Sr. José Hoffmann, fundador da empresa, com mais de 30 anos de experiência em controle de cupins e pragas.

É importante dizer que, neste caso, a colônia foi encontrada na própria casa, mas nem sempre é assim: às vezes, uma cupinzeira pode estar na vizinhança, infestando várias casas. Pode estar acontecendo, inclusive, dentro ou perto da sua casa neste momento.

Então, acompanhando os bastidores desta inspeção, podemos tirar muitas lições que devemos sempre ter em mente:

O segredo é saber identificar o problema e então resolvê-lo

No ímpeto de querer economizar, muita gente compra produtos por conta própria, faz misturas que são extremamente tóxicas e perigosas, coloca sua saúde em risco ou, ainda, chama algum “amigo de um conhecido” para aplicar um veneno de marca famosa, mas que não resolve o problema com cupins. É importante lembrar que caro é gastar com alguma coisa que não funciona.

Qualquer produto ou serviço que fosse aplicado somente no telhado seria o equivalente a enxugar gelo, pois a existência de cupins no telhado não era a causa do problema, mas apenas uma das consequências. Os especialistas souberam identificar o tipo de cupim, localizar a colônia e aplicar a dose certa de produto para eliminar seu núcleo. Chame sempre um especialista para resolver um problema. Investir em um serviço de qualidade é evitar um prejuízo futuro.

O problema é bem maior do que parece

Você vê farelinhos de cupins, vê furinhos de cupim e joga veneno em tudo para “afogar” os cupins ou “matar por causa do cheiro”. Daí pensa “Pronto, está resolvido!”.

Desculpe por causar uma desilusão, mas isso é uma fake news sobre cupins. Primeiro, cupins não morrem por causa do cheiro forte. Segundo, talvez você realmente afogue alguns deles (o que poderia te feito com água também), mas você viu a quantidade de cupins que apareceram naquele vídeo? Qual o tamanho da piscina de veneno que você precisaria para afogar todo aquele exército? E por falar em exército, aqueles são apenas parte dos soldados que são criados aos milhares por dia. É a rainha quem você quer mesmo eliminar.

O núcleo da colônia, que realmente precisava ser atingido, estava certa de 2 metros abaixo da cupinzeira. Nos móveis que você tem em casa, isso também acontece: o núcleo fica no local mais distante e bem protegido possível, por isso as injeções de produto nas galerias são de alta pressão.

Uma colônia é bem maior do que aparenta, por isso deixe os especialistas examinarem o local e efetuarem os procedimentos necessários.

Você pode estar vendo as consequências de um problema e não a sua causa

O problema parecia estar no telhado, mas estava metros abaixo do solo. Por sorte, nesta casa, os cupins não infestaram o interior da residência e nem os conduítes de energia – o que pode ocasionar, inclusive, incêndios – e a inspeção permitiu atacar a raiz do problema, ou seja, a colônia do cupim de solo.

Por isso, contar com a experiência de profissionais qualificados é tão importante. O proprietário desta residência foi capaz de agir no momento certo, utilizando um serviço qualificado, para conter o avanço desta praga e evitar grandes prejuízos no seu patrimônio.

Saiba mais: Tudo sobre cupins

O que aconteceu neste caso?

Se você viu o vídeo, deve ter se perguntado: “E, depois disso, o que aconteceu com a casa?”.

Como o serviço de controle de cupins da Hoffmann tem garantia de 12 meses, neste primeiro momento, nós fizemos todo o procedimento curativo na residência, desde o telhado, passando pelas estruturas dos alicerces, que estavam infestadas, chegando até a colônia no subsolo. E já temos a segunda visita agendada para examinar a eficácia do procedimento e adotar medidas corretivas se for necessário.

Se os cupins estão tirando sua tranquilidade, talvez você tenha muitas dúvidas não respondidas sobre esse assunto e vai gostar do material que preparamos. Nossa equipe reuniu as 50 principais dúvidas que os clientes apresentavam e montou uma cartilha especial com todas essas perguntas respondidas por especialistas! Clique no banner abaixo e baixe a cartilha gratuitamente.

Download cartilha com as principais dúvidas sobre cupins

Está precisando de ajuda imediata contra os cupins e gostaria de um orçamento?
Entre em contato conosco! Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959. Whatsapp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios