Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

O lar é onde devemos sentir segurança e aconchego, mas tudo isso muda quando surgem pragas urbanas no ambiente. Os invasores, além da aparência nojenta, podem transmitir doenças! Por isso vale a pena recorrer a algumas receitas caseiras contra insetos. Elas ajudam a prevenir infestações.

O melhor é que essas soluções são naturais. Ou seja: você não precisa utilizar venenos de supermercado ou agropecuária, que têm componentes tóxicos. Isso garante mais proteção para pessoas, animais de estimação e até plantas, sem contar que sai bem baratinho.

Hoje vamos apresentar cinco receitas para espantar as criaturas indesejadas. Veja, também, o que fazer caso essas opções não sejam suficientes.

5 receitas caseiras para espantar insetos

Antes da lista, vai o alerta: as receitas deste artigo não são embasadas em estudos padronizados e podem não ter eficiência cientificamente comprovada. Essas soluções caseiras para afastar insetos costumam funcionar, só que rendem resultados diferentes a depender das condições ambientais.

Isso significa que uma mesma alternativa pode funcionar em alguns locais, mas não em outros. Por isso vale a cautela. Experimentar as opções abaixo é válido. No entanto, é importante adotar outros hábitos para reforçar a proteção, conforme explicaremos ao longo do texto.

Enfim, vamos às receitinhas. Acompanhe:

Limão com cravo

Essa é para quem enfrenta problemas com formigas (pode funcionar contra moscas, também). Corte um limão ao meio e finque 20 cravos em cada metade. Depois, disponha essas metades pela casa, priorizando as áreas mais afetadas pelos insetos.

Formigas usam feromônios para se localizar e se comunicar entre si. Os feromônios são substâncias químicas produzidas no corpo e que exalam um odor característico. Por isso, é importante embaralhar o olfato das criaturas.

Louro

Baratas detestam cheiro de louro. Sendo assim, essa pode ser uma ótima receita caseira contra as cascudas.

Espalhe folhas frescas ou secas de louro em pontos estratégicos, como embaixo da pia e no interior dos armários. Você ainda pode fazer sachês com as folhas secas bem picadas. Troque-as a cada mês ou conforme o cheiro for acabando.

Lembre-se de que baratas saem à procura de alimento principalmente à noite. Caso você as veja à luz do dia, significa que a disputa por comida é grande. Em outras palavras, a infestação está em nível avançado.

Saiba mais: Revelamos os principais esconderijos dos insetos urbanos

Feijão cru triturado

E o que fazer quando há ratos na despensa ou na cozinha? Ataque-os com feijão cru. Isso mesmo! O organismo dos roedores não absorve o grão in natura, o que causa um envenenamento natural. Em alguns dias, eles chegam à morte.

Utilize 200g de feijão cru. Bata o conteúdo no liquidificador até se transformar em uma farofa. Em seguida, misture com 200g de achocolatado.

Distribua essa massa em pratinhos e disponha-a atrás do fogão, nos cantos da casa ou nos demais locais onde houver sinais da presença de ratos. Para reforçar a segurança, siga outras medidas de controle de pragas: não deixe entulhos no pátio, mantenha o lixo em latões tampados e guarde os alimentos em potes.

Cedro

O cheiro da serragem de cedro espanta as traças. Você pode optar pelo formato de sachê ou dispor o material em potinhos dentro do armário.

As traças aparecem principalmente próximo às roupas, aos mantimentos estocados e aos livros ou documentos. Portanto, a dica é manter esses espaços sempre limpos.

O aspirador de pó é ótimo para remover restos de pele morta e pelos das superfícies (sofás, camas, armários, tapetes, estantes, gavetas). Caso haja qualquer ovo ou larva de traça em formação, esses também são eliminados.

No mais, lave roupas e lençóis antes de levá-los ao guarda-roupa. Já os alimentos devem ser acondicionados em potes herméticos de vidro ou plástico.

Citronela

Aqui dá para explorar várias opções: você pode ter a planta em canteiros ou vasos próximos da casa, pode usar produtos de limpeza à base de citronela ou, inclusive, recorrer ao óleo para montar uma solução e vaporizar pela casa. Nesse último caso, misture 500ml de água a 15 gotas de óleo essencial e pulverize em aberturas, batentes e rodapés.

A citronela ajuda a espantar aranhas. Esses insetos conseguem invadir sua residência pelos meios mais diversos, até mesmo em forma de ovos, nas caixas de suas compras on-line.

Essas foram apenas algumas opções para conter as visitas indesejadas. Quer mais? Então baixe nosso e-book Receitas Caseiras contra Insetos e Pragas. Ele conta com 18 soluções naturais para você manter sua casa livre dos invasores.

e-book receitas caseiras contra insetos

E quando as receitas caseiras contra insetos não funcionam?

As receitas caseiras contra insetos usam componentes acessíveis à maioria das pessoas. Logo, são uma boa forma de prevenir infestações sem gastar muito. Porém, elas têm limitações.

Vale reiterar que citronela, louro ou limão não têm eficácia garantida em todos os casos. Além disso, algumas dessas substâncias podem causar manchas nos móveis de madeira, nos tecidos dos estofados e até na pintura das paredes.

Embora colaborem para a prevenção da infestação, as soluções artesanais só atuam até determinado ponto. Se a proliferação das pragas estiver em um grau mais avançado, ervas e óleos naturais não serão suficientes. Você precisará de auxílio profissional.

É aí que entra a imunizadora. As empresas que realizam um trabalho sério são credenciadas nos órgãos responsáveis, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). Elas também utilizam produtos domissanitários licenciados – que, quando aplicados da maneira correta, não fazem mal à saúde nem ao meio ambiente.

Portanto, havendo infestação de pragas, chame uma companhia confiável. Procure a Hoffmann.

Saiba mais: Não é dedetização, é controle de pragas

Controle de pragas no RS: chame a Hoffmann

A Imunizadora Hoffmann tem mais de 30 anos de experiência no controle de pragas, atendendo desde residências até grandes empresas e aplicando as soluções mais adequadas para cada caso.

Nossos clientes têm acesso on-line a toda a documentação dos serviços prestados. Assim, eles podem consultar informações sobre as técnicas e os produtos utilizados, bem como comprovar a realização dos serviços em caso de auditorias ou fiscalizações.

A certificação ISO 9001 e o Selo de Proteção Bayer são diferenciais que atestam nosso compromisso com as melhores práticas. Para completar, oferecemos até quatro meses de garantia, com assistência técnica durante todo o período.

Fica a dica: se as receitas caseiras para espantar pragas não forem suficientes, pode contar com a Hoffmann. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de insetos.

Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados