Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Hoje estamos aqui para falar de picada de percevejo. Essa praga sorrateira mal se faz notar na hora do ataque. Porém, tempos depois, a vítima sofre as consequências desagradáveis, que incluem coceira e manchas pelo corpo.

O pior é que não adianta só tratar esses sintomas. Muitas vezes, eles existem porque há infestação de insetos em casa.

Como resolver, então? Com ajuda profissional. Fique conosco e descubra a maneira certa de acabar com o coça-coça.

Como identificar picada de percevejo?

Os percevejos raramente aparecem na superfície. Em vez disso, eles se escondem nos estrados da cama ou nas costuras do colchão.

Como esses insetos têm hábitos noturnos, o ataque geralmente ocorre quando a vítima está dormindo. Ou seja: você só vai perceber que sofreu a picada na manhã seguinte, ou mesmo uma semana depois. Algumas reações às vezes demoram até dez dias para aparecer.

Em geral, é difícil identificar a picada do percevejo. Isso porque as marcas se assemelham a um ataque de pulgas ou de mosquitos. De qualquer modo, podemos listar as seguintes características:

– Picadas múltiplas, que podem estar agrupadas formando uma linha ou um padrão em zigue-zague;

– Manchas planas de coloração arroxeada;

– Manchas vermelhas protuberantes, muitas vezes com urticária ou um ponto escuro no meio;

– Bolhas junto à ferida.

A ação do percevejo costuma acontecer nas áreas mais expostas da pele: rosto, pescoço, braços, mãos e costas. Porém, essas criaturas não têm preferência. Qualquer parte do corpo está valendo.

Costas de mulher com picadas de percevejo, que são manchas vermelhas e protuberantes agrupadas, formando um padrão de zigue-zague

Picadas de percevejo podem formar padrões em zigue-zague. Foto: Reprodução/MD Saúde

Sintomas: o que a picada de percevejo pode causar?

A picada de percevejo é indolor. Por isso, num primeiro momento, o ataque nem chega a ser perceptível.

Algumas pessoas também têm a sorte de passar pela situação sem sintomas importantes. Já em outros casos, a principal consequência é a coceira intensa.

E, como dissemos anteriormente, as reações podem demorar até dez dias para surgir. Isso dificulta o diagnóstico, principalmente se o paciente viaja com frequência, pois não dá para saber a origem do problema.

Picada de percevejo é perigosa?

A boa notícia é que a picada desse inseto não transmite doenças. O máximo de incômodo físico que você pode sentir são a coceira e as manchas na pele.

Ainda assim, os percevejos podem desencadear transtornos psicológicos. Afinal, se você já foi alvo deles no seu quarto, pode temer um novo ataque. Então cada noite será um verdadeiro pesadelo, elevando os níveis de estresse e ansiedade.

Picada de percevejo em bebês

Vale ressaltar que crianças pequenas são mais sensíveis às picadas do percevejo e de outros insetos. Se o bebê tiver predisposição a alergias, pode haver vermelhidão, inchaço e coceira no local.

Nessas horas, o melhor a fazer é consultar o pediatra. O médico poderá receitar a melhor medicação para o tratamento.

Saiba mais: Tiramos 7 dúvidas sobre picada de inseto

Como tratar a picada de percevejo?

As marcas deixadas pela picada de percevejo somem espontaneamente. No entanto, se você sentir muita coceira, pode recorrer a medicações específicas.

A maioria dos pacientes usa corticosteroides em pomada, como a triancinolona 0,1%. Outra opção são os anti-histamínicos por via oral, que atenuam quadros graves de reação alérgica.

Seja como for, lembre-se de procurar ajuda médica. Apenas um profissional de saúde poderá identificar o tratamento mais correto para o seu caso.

Além disso, os medicamentos tratam somente os sintomas, mas não a causa do problema. Se sua residência estiver infestada de percevejos, as picadas vão continuar.

Como perceber a presença de percevejos no ambiente

Dificilmente você encontrará percevejos zanzando pelo seu quarto. Os bichos se escondem dentro de camas e estofados, subindo à superfície apenas para sugar o sangue do hospedeiro.

Sendo assim, a maneira mais fácil de identificar infestações é conferindo os seguintes sinais:

– Você sempre acorda com novas picadas de inseto pelo corpo;

– Há manchas de sangue na cama (o que acontece quando um bicho é acidentalmente esmagado após se alimentar);

– Surgem manchas pretas no colchão, resultantes das fezes do percevejo;

– Você encontra cascas na cama, que na verdade são a pele que o inseto deixou para trás porque cresceu;

– O quarto passa a ter um odor desagradável, similar a mofo.

Cabe acrescentar que os sinais de infestação por pulga são parecidos. No vídeo abaixo, explicamos o que você deve fazer para evitar essa criatura igualmente incômoda. Assista!

O que fazer se tem percevejo no colchão ou nos estofados?

Notou sinais de percevejo em casa? Pois chegou a hora de agir. Abaixo, listamos as principais medidas para acabar com esse transtorno:

– Passe aspirador de pó nos locais onde esses bichos se alojam: tapetes, camas, sofás, poltronas etc.

– Lave lençóis, cobertas e fronhas com água quente;

– Em seguida, seque as peças em temperatura alta (se você não tiver secadora, encaminhe as roupas de cama a uma lavanderia, ou pelo menos deixe-as penduradas no varal num dia de bastante sol e calor).

O artigo a seguir traz mais detalhes. No texto, explicamos a origem dos percevejos, seus hábitos mais comuns e os locais preferidos dessa praga. (Spoiler: se você gosta de viajar, preste atenção à limpeza do quarto de hotel!)

Saiba mais: Percevejos-de-cama tiram o sono de qualquer pessoa

Sofrendo com picada de percevejo? Chame a Hoffmann

Os cuidados que ensinamos acima já devem ser suficientes para resolver pequenas infestações. Contudo, se o volume de percevejos for muito grande, vale a pena contar com ajuda profissional.

É hora de chamar a Hoffmann. Somos uma imunizadora com mais de 35 anos de experiência em controle de pragas urbanas.

Nossa equipe é treinada para identificar a espécie invasora. Dessa forma, conseguimos desenvolver um manejo mais eficaz, com substâncias que eliminam ovos, larvas e insetos adultos.

O trabalho tem função curativa e preventiva. Isso significa que, além de acabar com os percevejos existentes no local, também cria uma barreira química, impedindo a chegada de novos intrusos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de insetos.

Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados