Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Você sabe que cupins causam danos às peças de madeira. Os animais se alimentam de celulose, então corroem as estruturas até deixá-las ocas. Porém, essa não é a única praga que representa perigo ao patrimônio. Algumas espécies de formigas deixam um rastro semelhante de destruição.

Para completar, elas são predadoras de outros insetos. O resultado pode ser uma infestação cruzada de difícil controle.

Por isso, é necessário investir numa dedetização completa, capaz de afugentar tanto cupins quanto formigas. Como cada criatura requer o manejo de substâncias específicas, a aplicação de inseticidas comuns dificilmente resolve o problema. Continue conosco e veja o que fazer para evitar prejuízos.

Formiga-de-cupim também ataca a madeira

As formigas do gênero Camponotus são consideradas uma praga urbana bastante comum. Popularmente, elas ganham diversos nomes, como traguá, sarassará, sararau, formiga-doceira e formiga-de-cupim.

Quando habitam as regiões florestais, elas ocupam cupinzeiros abandonados ou entrenós de bambus. Também podem estar em troncos de árvores podres.

Na cidade, a preferência é por estruturas de madeira danificadas. Qualquer fenda na parede de um chalé ou no forro de um sótão serve para instalar a colônia.

Isso acontece principalmente nas áreas com alguma infiltração ou com acúmulo de água derramada. A umidade amolece as fibras do material, facilitando o trabalho das operárias.

Com suas mandíbulas afiadas, as formigas-de-cupim escavam túneis para liberar a passagem das companheiras, expandir a morada e chegar até fontes de alimento. Resultado: pode ter infestação de formiga na porta de madeira, na lareira, no assoalho, num deck ou num galpão.

O curioso é que esses bichos não comem madeira. A dieta prioritária é à base de outros insetos, inclusive cupins. E esses, sim, adoram um estrado de cama ou uma tábua de rodapé no almoço.

Deu para entender a gravidade da situação? Não bastasse o estrago que os cupins já fazem, eles ainda podem atrair predadoras igualmente destrutivas. Assim, você terá que controlar não uma, mas duas pragas.

Saiba mais: O que fazer quando o veneno de cupim falha

Formigas e cupins: uma relação desarmônica

Formiga e cupim apresentam muitas semelhanças. Ambos são insetos sociais, que vivem em grupos e têm funções determinadas por uma classificação hierárquica. Há os soldados defensores do ninho, os operários construtores de túneis e os reprodutores, responsáveis pela expansão do contingente.

Apesar dessa proximidade, a relação entre os dois seres tem sido bastante conflituosa. Por exemplo, a formiga Crematogaster striatula consegue matar o cupim a distância, usando um veneno que ela mesma produz. O composto químico paralisa o adversário, que fica sem reação e sucumbe.

Esse comportamento foi observado pela equipe da cientista Angelique Vetillard, da Universidade de Toulouse, na França. Os resultados foram divulgados no periódico acadêmico PLoS ONE.

Outro estudo, conduzido pelas pesquisadoras Anna Carolina Prestes e Hélida Ferreira da Cunha, da Universidade Estadual de Goiás, identificou a coabitação desses inimigos num mesmo ambiente. De 18 cupinzeiros observados, 14 continham cupins e formigas ao mesmo tempo.

Embora não houvesse tanta agressividade entre as criaturas, tampouco havia cooperação. Digamos que cada turma ocupava seu território sem interferir na rotina da outra.

As especialistas reconhecem as limitações do experimento, que foi conduzido em laboratório. Provavelmente, aconteceriam reações distintas na natureza.

E, por falar em natureza, confira no vídeo abaixo a abertura de um ninho de cupins de solo. Ele é comumente confundido com formigueiro.

Voltando às espécies urbanas, não importa se o cenário é de guerra ou de paz. No fim das contas, você sempre sai em desvantagem.

A mera presença de insetos degrada o imóvel. Vigas de madeira perdem o poder de sustentação. Mesas, armários e escrivaninhas se desvalorizam. Pisos corroídos, sem utilidade, precisam ser trocados.

A única maneira de evitar perdas é investindo no controle de pragas. Serviços como a desinsetização e a descupinização imunizam o local. No entanto, eles devem ser somados a ações preventivas que explicaremos a seguir.

Saiba mais: Descubra os melhores métodos para eliminar formigas

Mais curiosidades sobre formigas

Você já entendeu que formiga come cupim, dependendo da espécie. Mas o que mais torna esses insetos tão difíceis de eliminar? Abaixo, separamos algumas das perguntas mais frequentes sobre essa praga urbana. Acompanhe:

Por que as formigas se cumprimentam?

As formigas não têm uma visão muito boa. Por isso, elas se comunicam pelo olfato.

Esses insetos liberam diferentes tipos de feromônios. Assim, podem tanto demarcar um caminho para as companheiras trilharem quanto soltar um alerta de perigo que as espante para longe.

O cheiro ajuda até mesmo a reconhecer outras moradoras da colônia. Ou seja: quando duas formigas se cruzam e encostam as anteninhas, numa cena que parece um cumprimento, na verdade uma está tentando identificar se a outra pertence ao mesmo ninho. Intrusas, obviamente, são barradas.

Por que as formigas têm asas?

Essa é outra semelhança entre formigas e cupins. Todas essas criaturas criam asas quando chega a época de reprodução.

As revoadas são muito comuns a partir da primavera, em períodos chuvosos. Elas acontecem para que machos e fêmeas possam se encontrar e realizar o acasalamento.

Os machos reprodutores têm energia para viver apenas alguns dias. Já as fêmeas sobrevivem bastante depois da cópula. Elas caem ao solo, retiram as próprias asas e criam uma nova colônia, tornando-se literalmente as rainhas de seu lar.

Formigas ganham asas quando chega a hora de se reproduzir
Formigas ganham asas quando chega a hora de se reproduzir.

Por que as formigas carregam insetos mortos?

Por segurança. E, novamente, a explicação tem a ver com o olfato delas.

Quando uma formiga morre, ela expele substâncias químicas bem específicas. Algo parecido acontece se a companheira estiver moribunda.

Esses cheiros designam perigo. Afinal, podem indicar que houve envenenamento ou que o inseto estava doente.

Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.

Por que as formigas picam?

Os insetos picam para se proteger. Portanto, quando você leva uma ferroada, é porque a criatura se sentiu ameaçada de alguma forma.

No caso das formigas, o ataque costuma ocorrer nas situações de invasão ao hábitat. Por exemplo, se você está caminhando pela grama e pisa num formigueiro, a reação natural delas será picar para derrotar o inimigo.

Cabe dizer que o veneno das formigas é considerado brando, sem grandes complicações para humanos a não ser dor e coceira. Ainda assim, algumas espécies podem causar reações alérgicas mais severas, como explicamos no artigo abaixo. Vale a pena conferir.

Saiba mais: Picada de formiga? Veja como aliviar os sintomas

Formigas fazem mal às pessoas?

Sim. Apesar da picada que coça, o principal problema relacionado a esses invertebrados não tem a ver com alergias, mas, sim, à transmissão de doenças. Isso porque as formigas podem ser vetor para diversas infecções.

Pense bem: elas percorrem áreas imundas atrás de comida. Algumas espécies se alimentam de animais mortos, escarro, feridas e fezes. Por conta disso, acabam carregando fungos e bactérias nas patas.

Depois, as formigas seguem para outros ambientes e espalham os microrganismos por lá. Dessa forma, podem contaminar os alimentos da despensa – isso quando não desencadeiam surtos infecciosos em clínicas e hospitais.

Para que servem as formigas?

Formigas cumprem diversas funções na natureza. As saúvas, só para citar uma espécie, são desfolhadoras e guardam material orgânico no ninho, o que contribui para nutrir o solo.

Outras plantas também dependem desses insetos para a dispersão de sementes.

E, claro, tem a cadeia alimentar. Formigas viram refeição de tamanduás, tatus, lagartos e inclusive chimpanzés.

É por essas razões que afirmamos: melhor deixá-las nas florestas, onde elas contribuem para o equilíbrio do ecossistema. O prejuízo acontece assim que as criaturas começam a se reproduzir nas cidades.

Sem predadores naturais, as colônias de formigas crescem de um jeito desordenado. E, em vez de decompor vegetais, podem atacar o mobiliário, como as peças de madeira que mencionamos anteriormente. Essas características as tornam pragas urbanas.

Nas florestas, formigas ajudam a dispersar sementes e nutrir o solo
Nas florestas, formigas ajudam a dispersar sementes e nutrir o solo.

Por que formigas são tão resistentes?

Tal como os demais artrópodes, as formigas têm um exoesqueleto. É um tipo de armadura, feito de uma substância chamada quitina, que protege os órgãos internos.

Graças a essa estrutura, os insetos conseguem suportar pancadas fortes. Já reparou que uma formiga sobrevive facilmente a quedas, mesmo em distâncias consideráveis?

Além do mais, elas farejam ameaças como o cheiro do inseticida. Então, havendo necessidade, a colônia se fragmenta em várias direções para fugir do veneno.

A consequência dessa ação é que cada grupo pode encontrar um refúgio diferente, dando origem a novos formigueiros. Logo, onde antes havia um único foco de infestação, de repente há vários, o que dificulta ainda mais a eliminação da praga.

Saiba mais: Sua empresa precisa de controle de pragas? Comece por aqui

Como controlar infestação de formigas e cupins

O controle de cupins e formigas se baseia nos quatro As: acesso, abrigo, água e alimento. São esses elementos que garantem a sobrevivência e a proliferação dos insetos. Dessa maneira, o esforço consiste em eliminá-los.

Acesso e abrigo

A formiga da madeira pode invadir uma edificação por meio de galhos que encostem no prédio. Ela aproveita rachaduras na fundação ou qualquer brecha. Ainda, esconde-se na lenha que você usa na lareira.

Para evitar infestações, faça a poda de árvores e arbustos do terreno, especialmente se estiverem próximos às paredes ou ao telhado. Junto a isso, descarte tocos apodrecidos e jamais armazene lenha sem inspecioná-la.

Por fim, lembre-se de vedar as passagens – da fresta no assoalho às grandes aberturas. Portas e janelas pedem a instalação de telas protetoras. Esses acessórios também bloqueiam a entrada das aleluias, os cupins voadores que saem à procura de um par para copular e dar início a uma nova colônia.

Água e alimento

As formigas-doceiras vivem em lugares úmidos, assim como os cupins de solo. Uma dica para afugentar essas criaturas, então, é investir em revestimentos de pedra ou cascalho para melhor drenagem.

Em paralelo, conserte vazamentos e infiltrações. Esses são pontos de contato perigosos.

O alimento do cupim são materiais celulósicos – madeira, papel e tecidos. Já as formigas Camponotus desgastam as estruturas para devorar outros insetos. Ou seja: se todas as precauções falharem e você se deparar com invasores, não faltará comida para eles. Chega o momento de recorrer à dedetização.

Saiba mais: Como funciona a dedetização de formigas

Conte com a Hoffmann para acabar com os insetos

O controle de pragas deve ser realizado por profissionais. Apenas empresas autorizadas podem administrar os domissanitários recomendados pela Anvisa.

Esses produtos atuam nos focos de infestação e criam uma barreira química, impedindo que novos animais se instalem ali. Trata-se de uma ação muito mais eficaz que a dos inseticidas comuns.

O procedimento de desinsetização/controle de insetos tem garantia de três meses. Ele é indicado para conter formigas, baratas e outras criaturas, mas não tem efeito sobre cupins.

Por esse motivo, a descupinização/controle de cupins utiliza substâncias específicas. A durabilidade do princípio ativo chega a um ano.

Convém renovar os serviços antes do vencimento para que as instalações permaneçam sempre protegidas. Se você tem dúvidas de como proceder, confira nosso artigo sobre a época certa para o controle de pragas.

Hoffmann tem mais de 35 anos de experiência nesse ramo. Conquistamos o Selo de Proteção Bayer, atribuído somente a empresas que respeitam as melhores práticas de segurança sanitária e ambiental.

Conte conosco para o controle de insetos e o controle de cupins. Basta entrar em contato para solicitar um orçamento!

Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados