Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Quem investe em madeira na decoração sempre se preocupa com cupins nos móveis da casa. E esse temor tem toda a razão de existir. Os insetos fazem ninho dentro das peças e vão cavando túneis para se locomover. Ou seja: eles detonam as estruturas de dentro para fora.

Quando você nota sinais de infestação, como farelo ou partes quebradiças, a reação deve ser imediata. Apenas o controle profissional de cupins e brocas é capaz de salvar sua mobília da destruição completa.

O melhor seria renovar esse serviço periodicamente, criando uma barreira protetora que impeça a chegada de novos invasores. Continue a leitura para entender os detalhes.

Tipos de móveis preferidos dos cupins

Essa praga não é muito exigente com o cardápio. Dá para encontrar cupins em móveis planejados, nos itens antigos que você herdou de sua avó e até em objetos sem nenhuma madeira. Havendo celulose, o bicho ataca. Esse elemento está nas fibras naturais de tecidos, no papel de parede e no papelão, por exemplo.

Claro que alguns materiais são mais agradáveis ao “paladar” dos insetos. Quanto maior a maciez, mais fácil de devorar o alvo.

Em geral, as madeiras claras são mais suscetíveis ao ataque de cupins. É o caso do Pinus elliottii, bastante usado na confecção de caixotarias e pallets.

Você é daquelas pessoas que reaproveitam caixote de feira livre para fazer prateleiras de cozinha? Essa é uma prática sustentável e que dá um resultado lindo, mas cuidado para não botar objetos infestados dentro de casa!

Móveis industrializados que utilizam sobras de madeira também podem sofrer degradação. A qualidade de cada peça vai depender da resistência dos componentes.

Vale destacar que o compensado e o MDF passam por processos, ainda na fábrica, para eliminar quaisquer insetos da madeira. No entanto, com o passar do tempo, a deterioração natural deixa a mobília tão frágil que ela vira presa fácil para os cupins.

Saiba mais: CASO REAL – Veja o poder de destruição dos cupins

Como identificar cupins nos móveis

Existem quatro fatores principais que favorecem a presença de cupins nos móveis de casa. São eles: umidade, calor, escuridão e alimento (no caso, material celulósico).

É por isso que a atividade dessas criaturas fica mais intensa na primavera e no verão. Basta uma noite quente para os reprodutores saírem em revoada à procura de nova moradia. Então, eles se instalam na madeira seca e logo começam o ciclo de destruição.

A infestação não dá sinais imediatos. Como os insetos penetram nas estruturas para se proteger dos predadores, eles passam boa parte do tempo escondidos. Conforme a colônia aumenta, aí sim, é possível ir percebendo o problema.

Para saber como encontrar cupins nos móveis, preste atenção às seguintes pistas:

Asinhas transparentes espalhadas pelo ambiente;

– Acúmulo de farelo cor de madeira próximo aos móveis;

Orifícios ou rachaduras na mobília, que pode inclusive estar quebradiça.

Temos um artigo que explica em detalhes os sinais de infestação por cupim. Acesse o link abaixo e informe-se!

Saiba mais: Como saber se tem cupim em casa

Como eliminar cupins dos móveis de madeira

Infelizmente, a internet está cheia de fake News sobre tratamento contra cupim. Dizem que aplicar querosene, vinagre ou verniz nos móveis ajuda a matar os bichos. Tudo balela!

Esses substâncias só vão deixar sua casa fedorenta. Elas não têm um princípio ativo capaz de agir no núcleo da colônia, onde a rainha vive e deposita os ovos.

Portanto, a solução está no serviço profissional de controle de cupins e brocas, também conhecido como descupinização. No Rio Grande do Sul, esse trabalho é realizado por imunizadoras licenciadas pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler).

A equipe realiza uma inspeção técnica para identificar a espécie invasora, encontrar os focos de infestação e, finalmente, elaborar a estratégia de imunização. Em seguida, aplica-se o cupinicida – um domissanitário de uso restrito, autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Casos graves requerem a pulverização do produto. A madeira absorve o líquido, o que cria uma barreira protetora no ambiente. Desse modo, a descupinização tem ação tanto curativa quanto preventiva. Ela elimina os cupins dos móveis e, de quebra, barra a chegada de novas visitas indesejadas.

Tratamento contra cupins em móveis de luxo

Móveis de luxo diferenciam-se pela exclusividade. O design intrincado demanda uma produção artesanal, ou em pequena escala. Os acabamentos utilizam materiais nobres. Muitas vezes, há detalhes feitos à mão, como entalhes nas armações e bordados nos estofados.

Tanto capricho valoriza a decoração de qualquer ambiente. Por isso, é necessário tomar medidas para evitar a deterioração. O controle de pragas precisa ser tão especial quanto a própria mobília.

Muitos móveis finos são fabricados em madeira de lei. Espécies como o jacarandá e o cedro têm alta densidade, tornando-se naturalmente resistentes a fungos e insetos. Ocorre que o desmatamento desenfreado, em épocas passadas, fez o governo brasileiro restringir a comercialização desse tipo de material. Hoje a exploração de árvores nobres é controlada, como medida para impedir a extinção das espécies.

O controle de cupins preserva móveis antigos e de luxo contra o ataque dessas pragas.

A indústria moveleira encontrou alternativas. Produtos “padrão mogno”, apenas para citar um tipo, são confeccionados com madeiras mais comuns e recebem uma fina camada de mogno na superfície. Continuam belos e requintados, mas sem a longevidade de outrora.

E cabe dizer que até mesmo os objetos antigos não são totalmente imunes aos cupins. Os animais preferem a maciez do pinho, do papelão e dos tecidos, é verdade. Ainda assim, podem danificar até aquela sua cristaleira do século XIX, principalmente se a casa apresentar níveis avançados de infestação.

Porém, não se deve recorrer ao procedimento tradicional de pulverização de cupinicida para tratar esse mobiliário mais sofisticado. No lugar disso, indica-se a injeção focal, que atua em locais específicos. Essa ação direcionada garante resultados eficazes sem comprometer a estrutura delicada das peças.

Saiba mais: A hora certa de acabar com os cupins no litoral

Problemas com cupins? Chame a Hoffmann!

Encontrou cupim nos móveis da sua casa? Não perca tempo: acione quem entende do assunto.

A Hoffmann tem mais de 30 anos de experiência em controle de pragas. Nossa equipe segue as melhores práticas do mercado, garantindo resultados eficazes com segurança e responsabilidade ambiental.

O controle de cupins e brocas da Hoffmann tem um ano de garantia, com assistência técnica durante todo o período. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados