Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Sua casa está de pernas para o ar? Calma. As dicas de limpeza e organização do lar que listamos no artigo de hoje podem ser bastante úteis a você.

Não se preocupe com a correria do trabalho nem com os inúmeros afazeres da vida moderna. Com um pouquinho de foco e disciplina, dá para tirar alguns minutos por dia e deixar tudo em ordem. Vamos lá?

Como manter a casa limpa

A rotina de organização do lar envolve, antes de tudo, a limpeza. Só que não existe uma receita pronta para a faxina, pois essa atividade depende de uma série de variáveis. Entre elas:

Seu estilo de vida: você é daquelas pessoas que têm tempo para ficar em casa? Ou é do grupo que trabalha fora, sai à noite e só chega para dormir?

O tamanho da residência: o quão grande é o imóvel onde você mora? A limpeza de uma casa de dois andares, certamente, vai demorar mais que a faxina num apartamento do tipo quarto e sala, né?

Número de pessoas: quanta gente vive no local? Às vezes, com uma família grande, fica mais difícil controlar a bagunça.

Animais de estimação: você tem cães ou gatos? Os pets soltam pelos. Além disso, podem trazer pragas como pulgas ou carrapatos para dentro de casa. Logo, quem convive com os bichinhos deve ter cuidados especiais com a organização do lar.

Recursos financeiros: seu orçamento doméstico permite a contratação de uma diarista? Ou o serviço ficará todo com você?

Enfim, todos esses pontos são para explicar que a limpeza da casa é um processo muito individualizado. Antes de você correr atrás de canais no YouTube, blogs ou perfis de influencers da organização, vale a pena fazer uma autoanálise para entender quais são as suas reais necessidades.

Saiba mais: Cuidados com seu pet na dedetização do ambiente

Planner para a organização do lar

Ok, mas estamos aqui para apresentar soluções concretas, e não para encher você de dúvidas, certo? Por isso, a Hoffmann separou algumas dicas que podem lhe ajudar a estabelecer uma rotina de limpeza e organização do lar.

A primeira delas é definir as prioridades. São as tarefas básicas do dia a dia, como, por exemplo:

– Lavar a louça após as refeições;

– Retirar o lixo ao sair de casa (o lixo orgânico deve ser recolhido diariamente, pois atrai insetos);

– Passar aspirador de pó ou pano no chão sempre que houver sujeira visível;

– Recolher roupas e objetos que tenham ficado espalhados pelos cômodos. De preferência, guarde cada item no lugar correto logo depois de usá-lo.

Essas são ações básicas para manter a casa funcionando. E não adianta fugir delas. Passe dois dias sem lavar os pratos e a montanha de louça suja na pia vai lhe demandar muito mais tempo e esforço para dar conta do serviço! Sem mencionar os riscos do acúmulo de restos de comida: eles atraem formigas, baratas e outras criaturas asquerosas.

Então é isto: definidas as prioridades, você deve manter a constância do hábito. Faça o que deve ser feito e não haverá trabalho dobrado amanhã!

Saiba mais: Como saber se tem ninho de barata em casa

Tá, mas e o resto? E aquela faxina pesada para limpar o interior dos armários, tirar o pó das cortinas ou mesmo lustrar a prataria que a família só usa na ceia de Natal?

Obviamente, essas tarefas não precisam ser diárias. Porém, elas devem acontecer em algum momento – e, se você não se planejar, corre o risco de se esquecer desse compromisso.

Nesse momento entra em ação o planner, ou o cronograma de limpeza e organização do lar. A dica é distribuir as atividades não prioritárias ao longo do mês, determinando um dia para a execução de cada uma delas.

No vídeo a seguir, o médico Emerson Hoffmann fala sobre hábitos de higiene para manter a casa limpa e organizada. Confira:

Mantenha a casa organizada em 3 passos

A equipe da Hoffmann disponibiliza para download o Calendário Mensal de Limpeza e Organização do Lar. Esse material lista aspectos que a gente costuma ignorar no cotidiano, ou que só resolve quando não dá mais para adiar.

Um exemplo é a limpeza dos eletrodomésticos para remover qualquer resíduo de alimento ou gordura. Geralmente pensamos apenas nos itens de cozinha, mas controles remotos e teclados de computador também merecem atenção. Afinal, a matéria orgânica fica impregnada ali, podendo servir de banquete para pragas.

Outra tarefa negligenciada é a vistoria da despensa para descartar mantimentos vencidos ou deteriorados. Muitas vezes, os alimentos vêm com carunchos, ou então nutrem colônias de ratos. Como esses invasores se escondem bem, pode demorar até você identificar sinais de infestação.

Resumindo o conteúdo de hoje, aqui vão três passos para você deixar seu cantinho sempre limpo e organizado. Aproveite!

1. Baixe o calendário de limpeza da Hoffmann

O calendário da Hoffmann lista as tarefas não prioritárias, isto é, aquelas que podem ser realizadas uma vez ao mês. Assim você já tem um guia para elaborar a rotina de limpeza em sua casa. (Clique no banner abaixo e faça o download.)

2. Adapte o calendário às suas necessidades

Algumas atividades descritas no nosso material talvez não façam sentido para você. Por exemplo, quem mora em apartamento não precisa tirar os entulhos da garagem, né? Ou seja: retomando o que foi dito no início deste artigo, procure adaptar a lista conforme seu estilo de vida. Se necessário, remova ou substitua algum tópico por outro.

3. Prossiga com o plano

Agora vem a etapa que depende somente de você: comprometimento. Talvez seja complicado no início, mas lembre-se de que só é necessário resolver UMA tarefa por vez. Portanto, reserve 15 minutinhos do seu dia para resolver a demanda e, pronto, a organização do lar estará garantida!

Infográfico Dengue

Dica bônus para a limpeza do lar

Gostou do conteúdo de hoje? Esperamos que as dicas tenham sido úteis para melhorar sua qualidade de vida.

Antes de finalizar, temos uma última sugestão para a limpeza de sua casa. Trata-se da desinsetização de ambientes, popularmente conhecida como dedetização.

Esse procedimento tem ação curativa e preventiva. Isso significa que ele elimina os insetos instalados no local e, de quebra, cria uma barreira protetora no imóvel, afastando novos invasores. É uma forma segura e ambientalmente responsável de manter sua família protegida das pragas.

Para mais detalhes, entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de insetos. Também atuamos com controle de ratos e controle de cupins.

Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados