Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

As pragas urbanas causam muitos estragos. Elas danificam os móveis, contaminam alimentos e podem até transmitir doenças aos seres humanos. Por isso, se você enfrenta problemas com baratas, formigas e outros bichos, deve recorrer à desinsetização de ambientes, a medida mais eficaz para conter infestações.

Hoje vamos responder às principais dúvidas sobre desinsetização. Será que a imunização agride o meio ambiente? Como escolher a dedetizadora certa? Fique conosco e saiba tudo sobre o controle de insetos.

O que é desinsetização?

O significado de desinsetização tem a ver com um conjunto de práticas para eliminar focos de infestação por insetos. Ou seja: é o serviço que você contrata quando quer se livrar de baratas, moscas, pulgas, formigas, traças e mosquitos, entre outros invasores.

Além da função curativa, ela também tem ação preventiva. Isso significa que o procedimento cria uma barreira protetora no local da aplicação, impedindo que novas colônias de insetos se instalem ali.

Desinsetização e dedetização são a mesma coisa?

Sim, desinsetização é sinônimo de dedetização, mas é importante explicar qual nomenclatura consideramos correta.

O termo “dedetização” era associado ao diclorodifeniltricloroetano (DDT). Esse veneno era pulverizado nas lavouras para combater mosquitos e outros parasitas. Porém, devido à alta toxicidade, o produto foi proibido no Brasil em 2009.

É por esse motivo que as imunizadoras preferem adotar a palavra “desinsetização”. Afinal, não se usa DDT, mas, sim, saneantes desinfestantes autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os domissanitários modernos são biodegradáveis, então não deixam resquícios na natureza.

Saiba mais: Dedetização ou detetização? Qual é a palavra correta?

Isso significa que o controle de insetos é seguro?

Sim, desde que executado por uma equipe capacitada. Os desinfestantes continuam sendo tóxicos à saúde humana. Portanto, é necessário seguir normas de segurança para administrá-los.

Os profissionais que atuam no controle de pragas passam por treinamento específico para manusear essas substâncias. Eles também vestem equipamentos de proteção individual (EPIs) durante o trabalho, tais como máscaras de respiração e luvas.

Vale lembrar que, no Rio Grande do Sul, as dedetizadoras precisam ter licença da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler). O órgão é responsável por regular e fiscalizar a atividade dessas companhias.

Controle de Insetos
Técnico da Hoffmann executando controle de insetos

Como funciona a desinsetização de ambientes?

Isso depende da espécie invasora e do grau de infestação do local.

Primeiro, a equipe realiza uma investigação técnica para encontrar possíveis núcleos de colônias de insetos. Uma vez que se saiba quais criaturas estão por ali, pode-se definir a melhor estratégia para combatê-las.

Essa medida é importante porque cada praga demanda uma solução específica. O veneno que mata pulgas não é o mesmo que funciona contra aranhas, por exemplo. (A complexidade da tarefa também determina o preço para desinsetizar a área.)

aplicação de desinfestante em gel costuma ser eficaz para afastar baratas e formigas. Esse produto é bastante utilizado em hospitais, escolas e unidades do setor alimentício. Inodoro, ele dispensa a desocupação do prédio. Ou seja: o estabelecimento continua aberto ao público mesmo durante a execução do serviço.

Outra alternativa que não atrapalha a rotina dos negócios é a instalação de armadilhas luminosas nas empresas. Esse aparato recorre à luz ultravioleta para atrair insetos fotossensíveis, como mosquitos, moscas e mariposas. Os animais ficam presos num refil adesivo por inteiro, sem liberação de fragmentos no ar.

Para situações mais complicadas, em que a infestação já atingiu um nível alto, a desinsetização é feita com aplicação líquida. Nesses casos, é preciso isolar o perímetro por um período mínimo de 12 horas.

Saiba mais: 9 dicas para escolher a dedetizadora

Como se preparar para a desinsetização com aplicação líquida?

Empreendimentos comerciais ou industriais devem encontrar uma data conveniente para a imunização. Em geral, escolhe-se uma época de baixo movimento, ou um turno em que a produção não esteja a pino.

Para organizações maiores, com grandes galpões e armazéns, a desinsetização pode ser escalonada. Isola-se um setor de cada vez, de modo que as operações não fiquem completamente paralisadas.

Cuidados importantes durante uma desinsetização

A principal precaução anterior à dedetização é proteger utensílios pessoais. Eletrodomésticos, itens de higiene e materiais de cozinha, inclusive alimentos, devem ser guardados em caixas ou armários fechados. Outra opção é cobrir as superfícies com panos.

Plantas, animais e pessoas precisam ser retirados do ambiente. Durante a aplicação do desinfestante líquido, apenas pessoal autorizado pode permanecer no recinto.

Após o procedimento, o local permanece fechado por 12 horas. Esse é o tempo para a substância agir. Em seguida, deve-se abrir portas e janelas para favorecer a circulação de ar. A área estará pronta para ser reocupada duas horas depois.

Importante: animais domésticos, plantas e pessoas alérgicas devem permanecer afastados por pelo menos 24 horas. Para mais informações, consulte o manual de recomendações da imunizadora.

O efeito da desinsetização é permanente?

Os saneantes desinfestantes têm ação residual, isto é, mantêm-se ativos por semanas. Aliás, é bem comum que apareçam insetos mortos vários dias após a imunização do lugar, uma vez que o efeito do produto ainda perdura.

No entanto, esses domissanitários têm vida útil limitada. Logo, é importante reforçar a dose periodicamente.

A renovação do controle de insetos a cada três meses garante que a edificação continue livre de infestações. Assim, o que era um trabalho curativo (eliminar pragas) passa a ser um esforço preventivo, impedindo que novos invasores se aproximem.

Ressaltamos que o prazo de três meses é uma sugestão. Ele pode variar conforme o tamanho, a localização geográfica e as atividades que são conduzidas naquele território.

Empresas do ramo de alimentos, por exemplo, são orientadas a investir no controle de pragas com mais frequência. É o caso de padarias, restaurantes e refeitórios em geral. Confira detalhes no artigo abaixo:

Orientações para o combate às pragas na indústria alimentícia

O que fazer, além da desinsetização, para controlar pragas?

A desinsetização com químicos é tão somente um dos elementos do chamado controle integrado de pragas. Essa abordagem prevê uma série de cuidados para impedir que as criaturas indesejadas causem prejuízos. Outras medidas incluem:

  • Recolher o lixo diariamente, mantendo-o em latões com tampa;
  • Higienizar o chão, as prateleiras e as bancadas de trabalho sempre que necessário;
  • Instalar telas protetoras em janelas, ralos, portas, exaustores e saídas de ventilação, criando uma barreira física contra insetos que venham da rua (especialmente baratas);
  • Não deixar água parada em calhas, vasos de plantas e demais objetos, pois viram criadouros do mosquito da dengue;
  • Armazenar alimentos dentro da geladeira ou em recipientes fechados.

Onde encontrar dedetizadora no Rio Grande do Sul?

Hoffmann tem mais de 35 anos de experiência em controle de pragas e investimos constantemente em capacitação técnica e em equipamentos de ponta. Dessa forma, oferecemos os melhores resultados, com eficiência, segurança e proteção ambiental.

A equipe da Mosmann Alimentos acredita no nosso profissionalismo. Veja:

Precisa de mais informações? Então entre em contato conosco e solicite um orçamento para desinsetização (controle de insetos). Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Desinsetização em Porto Alegre e Região Metropolitana: (51) 2500-7999

Desinsetização em Novo Hamburgo, Vale do Sinos e Vale do Paranhana: (51) 3545-4999 / (51) 98111-4999

Desinsetização na Serra Gaúcha: (54) 99983-5959 / (54) 3698-9800

Desinsetização no litoral gaúcho: (51) 2184-0899

WhatsApp Imunizadora Hoffmann: (51) 99749-4400

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados