Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

As cascudas vêm voando da rua, sobem pelo encanamento de esgoto e podem estar escondidas até na sacola de compras. É comum encontrá-las de vez em quando. Porém, se a presença das invasoras se torna frequente, abra o olho: provavelmente há ninho de baratas em sua casa. Aí o problema fica sério.

O artigo de hoje traz tudo que você precisa saber para evitar infestações: onde as baratas se escondem? Que rastros elas deixam pelo caminho? E, o principal, como evitar essas hóspedes indesejadas? Continue a leitura para conferir os detalhes.

Quais são os esconderijos preferidos das baratas?

Esses insetos gostam de lugares úmidos e escuros. Porém, os locais onde eles se instalam dependem das características de cada espécie.

Francesinha (Blatella germanica)

Por exemplo, a barata-francesa adora o ambiente doméstico. Estamos falando daquela miudinha, sabe?

Ela vive em lugares quentes e se alimenta de migalhas, ou então das sobras que ficam na louça suja. Por isso, é mais fácil vê-la no fundo dos armários, tanto na despensa quanto na cozinha.

Também pode ter ninho de francesinha atrás da geladeira ou dentro do forno. Afinal, ela precisa de calor, escuridão e fácil acesso à comida.

Barata-americana (Periplaneta americana)

Já a barata-americana é aquela grandona, bem cascuda e asquerosa. Ela mora no esgoto, pois come basicamente fezes e outros materiais orgânicos.

Dentro de casa, os principais pontos de acesso ao alimento são os ralos. Vale observar se tem ninho de baratas no banheiro ou na cozinha.

Preste atenção especial à caixa de gordura, equipamento onde vão parar os rejeitos após o preparo das refeições. Ela oferece um verdadeiro banquete para pragas urbanas. Portanto, certifique-se de que a graxeira esteja sempre fechada com tampa.

Resumindo: verifique atrás dos móveis, no cantos escuros e próximo aos ralos. Esses são os principais esconderijos de baratas em residências.

Saiba mais: Por que baratas aparecem mais no verão que no inverno?

Como saber se a casa está infestada e com ninho de baratas?

Relembrando o que dissemos anteriormente, é normal se deparar com uma ou outra barata de vez em quando. Elas podem vir dos bueiros da rua após uma chuvarada, ou quem sabe voar para dentro da cozinha, especialmente nas noites de verão.

O problema acontece quando as visitas se tornam quase diárias. Isso já é sinal de infestação grave. Outros indícios de que há ninhos de baratas no ambiente incluem:

Manchas: você já percebeu pontos acastanhados, de forma irregular, nos cantos das paredes? Esse é um sinal de que os insetos circularam bastante por aquelas superfícies.

Fezes: lugares úmidos e gordurosos, como a cozinha, também podem apresentar cocô de barata. Os excrementos parecem pó e são bem escuros.

Odor: e o que dizer de um cheiro azedo, muito desagradável, que lembra até mofo? Bingo: foi produzido pelas cascudas. Quanto mais intensa é a infestação, mais forte será o fedor.

Ootecas: algumas baratas depositam a ooteca em lugares estratégicos, como os cantos escuros dos armários. Esse “estojo” contém mais de uma dezena de ovos e protege os filhotes até o momento da eclosão.

Insetos à luz do dia: como preferem a escuridão, baratas têm hábitos noturnos. Se você vir uma delas zanzando durante a tarde, é porque a disputa por alimentos na madrugada está forte. Ou seja: há muitas delas dividindo o mesmo espaço.

Soluções caseiras para eliminar baratas

Existem estratégias simples e sustentáveis para evitar que o ninho de baratas vire uma infestação. Você pode recorrer a receitas caseiras para afugentar insetos.

A internet está cheia de dicas desse tipo. Algumas funcionam mais que outras, dependendo da espécie invasora e da quantidade de pragas urbanas ao redor.

Para espantar baratas, há soluções como louro, óleo de alecrim e bicarbonato de sódio com açúcar. Basta montar sachês com folhas secas de louro, pingar gotas do óleo essencial no algodão ou preparar pequenos recipientes com partes iguais de bicarbonato e açúcar refinado (pode usar tampinhas de garrafa). Depois é só espalhar esses materiais pela casa e substituí-los periodicamente.

Além dessas receitinhas, é importante barrar o acesso das cascudas. Veja o que você pode fazer:

Instale telas protetoras nas janelas da residência. Elas permitem que você mantenha a casa aberta e arejada, mas sem risco de invasão dos insetos noturnos.

Vede quaisquer frestas ou buracos que sirvam de abrigos para pragas. Dessa forma, você impede a instalação de um ninho de baratas na porta da cozinha, numa parede, no muro do quintal…

Observe as sacolas com as compras do supermercado. Elas podem trazer francesinhas misturadas aos alimentos.

Armazene a comida em recipientes fechados. Se abrir um pacote de biscoito, por exemplo, guarde o conteúdo dentro de um pote.

Use grades nos ralos e bueiros da casa. O ideal é que eles permaneçam fechados sempre que possível.

Evite lanchar no quarto ou no home office. Os farelos dos alimentos podem atrair baratas.

Faça faxina com frequência. Despensas, depósitos e cozinhas demandam higienização constante. Durante a limpeza, verifique se há ootecas ou outros indícios de infestação de barata como os citados anteriormente.

O ninho de baratas ainda dá transtorno? Chame a Hoffmann!

As estratégias que apresentamos aqui funcionam para evitar a presença de insetos, ou mesmo para solucionar casos brandos de infestação. No entanto, quando o problema fica mais grave, é necessário recorrer à desinsetização profissional.

A equipe da Hoffmann segue as melhores práticas para acabar de vez com as cascudas. Primeiro, nós conduzimos uma investigação técnica para localizar o ninho de baratas e identificar a espécie invasora. Depois, administramos domissanitários de uso restrito, autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os produtos têm efeito residual. Isso significa que eles eliminam os insetos presentes na área e ainda criam uma barreira química, impedindo que novas pragas invadam o ambiente. Bem melhor assim, né?

O controle de insetos da Imunizadora Hoffmann tem garantia de três meses, com assistência técnica durante todo o período. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados