Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

A intoxicação por inseticida com produtos domésticos é mais comum do que você imagina, tanto em pessoas quanto em animais. Crianças são especialmente suscetíveis ao envenenamento, pois têm um metabolismo acelerado e pouca resistência a substâncias estranhas. Portanto, fique de olho nas dicas a seguir para evitar problemas.

Como ocorre a intoxicação por inseticida

A intoxicação, ou envenenamento por inseticida, ocorre quando o produto nocivo é engolido ou inalado pela pessoa. O simples contato com a pele também pode causar reações adversas.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), diferentes fatores determinam o grau de perigo:

  • Tempo: quanto mais longa a exposição aos químicos, maiores as chances de danos à saúde;
  • Concentração do agente: quanto mais forte a substância, mais danosa ela será;
  • Toxicidade: alguns produtos são mais tóxicos que outros;
  • Susceptibilidade individual: a sensibilidade de cada sujeito aos componentes da fórmula pode variar.

O problema maior acontece porque alguns inseticidas são inodoros. Como os consumidores não sentem cheiro ruim durante a aplicação, acabam exagerando na dose. Desse modo, em vez de afastar aranhas e baratas, abrem espaço para diversas complicações.

Sintomas de intoxicação por inseticida

Os principais sintomas de intoxicação incluem:

  • Lacrimejamento;
  • Visão embaçada;
  • Tosse;
  • Vômito;
  • Sudorese.

Em casos mais graves, a pressão arterial costuma baixar, podendo haver arritmia cardíaca, fraqueza muscular e convulsões. Você também pode sentir o rosto ardendo por causa do veneno, justamente porque as substâncias químicas despertam reações do sistema circulatório.

Quanto tempo dura uma intoxicação por inseticida?

O tempo de duração dos sintomas depende do grau de intoxicação e do tipo de substância ingerida/inalada. É necessário procurar ajuda médica para uma avaliação precisa do quadro.

Após um período de observação, o paciente poderá receber alta. Porém, é comum que o mal-estar persista por alguns dias, especialmente os sintomas respiratórios.

Leia também: Tiramos 7 dúvidas sobre picada de inseto

O que você deve fazer se inalar inseticida?

Os procedimentos de emergência dependem do tipo de acidente com a substância tóxica. Por exemplo, se houver apenas contato do inseticida com a pele ou os olhos, lave a região com água corrente em abundância.

Agora, caso a pessoa engula ou simplesmente inale inseticida, lembre-se de:

  • Levar a vítima para um local ventilado;
  • Afrouxar as roupas dela;
  • Provocar o vômito apenas se a embalagem do produto indicar esse procedimento;
  • Nunca provocar o vômito se a pessoa estiver desmaiada ou convulsionando (ou se for criança pequena);
  • Não oferecer nenhum tipo de líquido para a vítima.

Qualquer cenário desses exige atendimento médico. Não hesite em procurar uma unidade de emergência. Se possível, leve junto o produto causador da intoxicação, de preferência na embalagem original. Assim os profissionais de saúde conseguirão identificar o agente e prescrever a medicação correta.

Reforçando: acidente com veneno deve ser tratado em caráter de urgência. Não perca tempo para buscar atendimento especializado.

Em caso de dúvidas, ligue para o plantão do Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul (CIT/RS): 0800.721.3000.

No vídeo a seguir, damos mais dicas do que fazer (e do que não fazer) em caso de envenenamento por inseticida. Confira:

Como é o tratamento de intoxicação por inseticida?

A melhor forma de contornar intoxicações dessa natureza é com a prescrição de medicamentos. O médico, com base no diagnóstico dos sintomas, indica a forma correta de seguir o tratamento.

Aliás, aqui vai um lembrete: não existe remédio caseiro contra envenenamento por inseticida. Talvez você tenha ouvido dizer que tomar leite ajuda a neutralizar o veneno, ou que bebidas alcoólicas cumprem essa função, mas é tudo boato.

Como prevenir intoxicação por inseticida

Convenhamos que prevenir sempre é melhor que remediar, né? Por isso, agora que já vimos como lidar com emergências, vamos falar de prevenção.

Em casa ou no trabalho, você deve tomar medidas para evitar acidentes com veneno. Acompanhe algumas recomendações:

1. Mantenha o inseticida na embalagem original. Se guardada num recipiente sem rótulo, a substância pode ser confundida com um produto inofensivo;

2. Dê preferência a aerossóis que utilizem trava de segurança. O mecanismo dificulta a manipulação acidental;

3. Guarde os químicos longe do alcance de crianças;

4. Compre produtos de marcas reconhecidas. Inseticidas e raticidas ilegais não têm qualquer garantia de segurança sanitária, muito menos de eficácia;

5. Tanto no uso quanto no armazenamento, siga corretamente as instruções do fabricante.

E quando se trata de desinsetização profissional, o que fazer? Confira em nosso Manual de Recomendações quais são os comportamentos indicados pela Hoffmann para que você, ao contratar um serviço especializado, não sofra uma intoxicação.

Manual de Recomendações - Imunizadora Hoffmann

Veneno seguro existe?

O Controle Integrado de Pragas feito por profissionais usa somente domissanitários. A diferença desses produtos para os inseticidas comuns, comprados em supermercado ou agropecuária, é o nível de segurança para ambientes com circulação de pessoas.

No entanto, cabe destacar que esses insumos têm custo. Sendo assim, desconfie de serviços baratos demais, pois eles podem estar sendo realizados com venenos inadequados.

Na dúvida, recorra apenas a imunizadoras com registro junto à Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler). Esse é o órgão responsável por autorizar e fiscalizar a atividade de controle de pragas no Rio Grande do Sul.

Saiba mais: Inseticidas – tiramos suas dúvidas sobre o produto

Controle de pragas evita infestações

Lembre-se, ainda, de que os artigos à venda no comércio têm mero efeito paliativo. Isso significa que eles afastam insetos temporariamente, mas não agem no núcleo da colônia.

Se você enfrenta infestações, deve recorrer ao controle de pragas urbanas. O serviço de desinsetização é realizado por pessoal treinado, que utiliza domissanitários profissionais. Os trabalhadores também vestem equipamentos de proteção individual e seguem manuais de boas práticas para o manejo adequado desses inseticidas.

A Hoffmann tem autorização da Fepam, respeita as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem mais de 35 anos de experiência no controle integrado de pragas. Conte conosco!

Quer um jeito eficiente e seguro de se livrar das infestações? Entre em contato e solicite um orçamento para controle de insetos.

A Hoffmann atende no estado do Rio Grande do Sul. Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados