Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Existem muitas pragas que podem estar na sua casa sem você perceber. Formigas, baratas e ratos são mestres em encontrar esconderijos. Mas hoje vamos falar de infestação de cupim. Esse problema, embora não gere o mesmo risco sanitário que outras pragas, pode causar um prejuízo material enorme ao seu patrimônio.

As colônias desses insetos se instalam em rodapés, batentes de porta, mobília, lenha estocada e até no telhado. Com o tempo, vão cavando túneis e galerias que comprometem estruturas inteiras. E o pior: a ação dos invasores é tão discreta que você só nota algo errado quando a madeira já está inutilizada.

Como saber se há uma infestação de cupim

Para evitar tantas perdas, é preciso prestar atenção aos sinais de infestação por cupim. Abaixo, listamos os cinco principais indícios de que a praga se instalou no imóvel. Acompanhe a lista e aproveite para descobrir como se livrar dos insetos.

1. Farelos

O farelo de cupim geralmente se parece com serragem. São pequenas esferas granuladas que surgem na quina da porta, dentro das gavetas ou próximo aos móveis.

Sabe o que é isso? Excremento. Cocô de cupim.

Os resíduos aparecem quando a infestação já está num nível grave. É que os insetos vão escavando galerias dentro da madeira. Quando a colônia fica grande demais, aí eles precisam expulsar os detritos de alguma forma.

Vale lembrar que outra espécie invasora também deixa uma sujeira similar. A broca, um besouro que destrói madeira, faz um farelinho bem fino. Na dúvida, chame uma imunizadora especializada em controle de cupins e brocas para realizar uma inspeção técnica e identificar qual é a praga.

2. Orifícios

Cupins são tão pequenos que podem invadir as estruturas a partir de qualquer fresta. Basta uma rachadura no móvel, ou um rodapé sem acabamento, e pronto: logo as criaturas se instalam ali dentro. Muitas nunca saem à superfície, por isso às vezes é tão difícil notar o rastro de destruição.

Nos casos graves de infestação por cupim, também é possível perceber pequenos furinhos na madeira. Eles têm cerca de 1mm de diâmetro. Por ali os bichos entram e saem, além de expelir o famigerado farelo.

Ah, detalhe importante: a praga não fica só na madeira. Qualquer material celulósico pode ser atacado. Isso inclui gesso acartonado (drywall), papel de parede e tecidos.

Saiba mais: Desmentimos 3 fake News sobre cupins

3. Asas

Você provavelmente já viu uma revoada de cupins na primavera. Chamados popularmente de siriris ou aleluias, esses insetos são os reprodutores da colônia. Eles têm a missão de sair à procura de parceiros para a cópula e dar origem à nova prole.

Quando os cupins alados escolhem um local para fixar morada, eles perdem as asas. Ou seja: se você encontrou diversas dessas asinhas em casa, é porque tem inquilinos destruidores lhe fazendo companhia. Talvez ainda não tenham causado estragos muito importantes, mas, acredite, eles estão por aí.

Siriris

Os cupins reprodutores soltam as asas quando encontram um local para estabelecer a nova colônia.

4. Madeira quebradiça

Infelizmente, muitas pessoas só notam o prejuízo causado pelos cupins quando é tarde demais. Como a praga devora os móveis de dentro para fora, a superfície permanece intacta. Só que, lá no interior, as galerias e os túneis escavados tornam a estrutura toda oca.

No fim, sobra apenas a “casquinha”. Basta encostar no objeto para ele se esfarelar como se fosse papel molhado ou folha seca de árvore. Triste, né?

Em situações específicas, a quantidade de insetos é tão grande que dá até para ouvir barulhos. Os estalos da estrutura sendo destruída não são muito comuns, mas essa possibilidade existe.

5. Túneis de terra

A infestação de cupim de madeira seca nem sempre é o único problema. Outra espécie altamente nociva é o chamado cupim de solo.

Ele vive na terra, pois prefere a umidade. Por isso, constrói túneis de lama nas paredes para ir em busca do alimento sem ter contato com a luz do sol.

A espécie conta com mandíbulas poderosas, capazes de devorar quase qualquer obstáculo para chegar ao alvo. Paredes de concreto podem ficar bastante danificadas, e nem as fiações elétricas escapam! Aliás, o ataque dos cupins a essas instalações é um perigo, pois pode causar curtos-circuitos e incêndios.

Saiba mais: Aprenda tudo sobre cupins

Caso real: infestação de cupim em apartamento

Para você ter uma ideia do poder de proliferação dos cupins, sugiro que dê uma olhada no vídeo abaixo. As imagens mostram uma situação real de atendimento da Hoffmann.

Nossa equipe foi chamada para solucionar um caso que, pela descrição, parecia ser infestação por cupim. Após a inspeção técnica, verificamos que se tratava de cupim de solo, uma espécie de alta destruição.

Imediatamente, partimos para a solução do problema. Nossos técnicos retiraram os rodapés e as guarnições das portas, depois aplicaram o cupinicida específico para essa espécie.

Nova vistoria foi realizada 60 dias depois. Nessa ocasião, não constatamos mais a presença dos cupins, o que demonstra a eficácia do controle de pragas profissional.

Como evitar infestação de cupim com asas

O manejo integrado de pragas se baseia nos quatro As. Para você evitar infestação por cupim ou qualquer outro inseto, é importante impedir que essas criaturas tenham acesso, abrigo, alimento e água.

Falando especificamente dos cupins, o alimento e o abrigo são as estruturas de madeira (ou outro material celulósico) de sua casa. Como não dá para substituir a mobília inteira, o jeito é bloquear o acesso dos invasores.

Preste atenção ao período de acasalamento das aleluias. Os cupins alados saem em revoada à tardinha, durante a primavera e o verão, e podem entrar na sua casa a partir de qualquer janela. Portanto, aqui vão algumas dicas para bloquear a passagem:

– Mantenha as portas de casa sempre fechadas;

– Instale telas nas janelas (para barrar cupins, mosquitos e outros bichinhos);

– Ao notar sinais de infestação de cupim, chame uma imunizadora profissional. Venenos comprados em supermercado são paliativos, mas dificilmente atingem o núcleo da colônia, então o problema continua.

A Hoffmann segue as melhores práticas no controle de pragas urbanas. Conte conosco para livrar sua casa dos devoradores de madeira!

O serviço de controle de cupins e brocas (descupinização) tem garantia de um ano, com assistência técnica durante todo o período. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados