Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Insetos são o horror da indústria alimentícia, pois podem transmitir microrganismos causadores de doenças. Porém, combatê-los com inseticida nem sempre é uma boa ideia, devido ao risco de contaminação por químicos. Nessas horas, vale procurar soluções alternativas, como a armadilha luminosa para moscas.

O equipamento usa uma tecnologia simples, mas muito eficaz contra as pragas. Por isso, é adotado em diversos estabelecimentos onde haja manipulação de comida, como refeitórios, frigoríficos e padarias.

Tem interesse em saber mais sobre esse assunto? O artigo de hoje vai elucidar as principais dúvidas referentes a instalação e uso da armadilha para insetos voadores. Fique conosco!

Como funciona a armadilha luminosa para moscas

Por fora, o aparelho parece uma caixa de metal sem grandes atrativos. Mas o segredo da eficácia está no interior: é ali que fica uma poderosa lâmpada ultravioleta.

A luminosidade atrai os chamados insetos fototrópicos positivos. Essas são, justamente, as criaturas que voam em direção à luz.

Assim que as moscas entram na armadilha, elas pousam sobre um adesivo, e então ficam retidas ali. Sem poder escapar, os bichos eventualmente morrem por estresse ou desgaste físico.

Vale destacar que a captura ajuda a monitorar o grau de infestação no ambiente. Afinal, quanto mais moscas aparecerem no refil adesivo, pior é a situação. Essa informação é útil para definir outras estratégias de controle de pragas, sobre as quais falaremos em seguida.

Quando o refil estiver cheio de moscas mortas, basta substituí-lo por um novo. A imunizadora responsável pelo manejo de pragas na empresa pode se encarregar dessa tarefa.

Saiba mais: Como se livrar dos insetos noturnos

Benefícios da armadilha luminosa para matar moscas

Embora simples, o método de captura das moscas com armadilha luminosa mostra resultados excelentes no controle de infestações. Quem recorre a esse equipamento também valoriza outros benefícios. Veja quais são eles:

Solução limpa

Ao caírem na área adesiva, os animais são capturados por inteiro. Assim não há risco de fragmentos de insetos voarem pelos ares após um choque elétrico. Portanto, trata-se de uma solução muito mais higiênica para locais onde há manipulação de alimentos.

Método sem veneno

Outra vantagem é que a armadilha luminosa não utiliza inseticidas químicos. Essas substâncias, além de deixarem um odor desagradável, podem ser tóxicas se administradas em excesso. Por isso, restaurantes, indústria alimentícia e cozinhas em geral devem evitá-las, a fim de prevenir contaminações.

Resultado imediato

Você pode perceber a eficácia da armadilha luminosa para moscas poucos dias depois da instalação. Tão logo a lâmpada ultravioleta é acionada, os bichos tendem a voar em direção a ela. Caso a incidência de pragas na área seja alta, o refil adesivo ficará cheio em menos de uma semana.

O vídeo abaixo traz um exemplo real. Nele, mostramos o atendimento da Hoffmann numa companhia do setor alimentício. O volume de moscas capturadas em apenas cinco dias vai surpreender você!

Como instalar a armadilha luminosa

A escolha dos pontos de instalação de cada armadilha luminosa obedece a critérios estratégicos. Esse cuidado serve tanto para aumentar a eficácia quanto para prolongar a vida útil do equipamento. Confira algumas recomendações:

– Posicione o aparelho a uma altura entre 1,5m e 1,8m;

– Escolha locais onde haja maior concentração de insetos, como perto das latas de lixo;

– Também vale ter uma armadilha luminosa próximo à porta de acesso, mas do lado de dentro do prédio – desse modo ela vai capturar as moscas logo na entrada, mas sem atrair uma grande quantidade de outras pragas externas;

– Evite instalar o dispositivo junto a fontes de luz, senão a eficácia ficará reduzida;

– Mantenha a armadilha luminosa ligada 24 horas por dia. Ainda que a maioria dos insetos seja atraída pela luz artificial durante a noite, as moscas não têm horário para aparecer. Muitas deles vêm pelo cheiro da comida, inclusive quando o sol está brilhando lá fora.

Qual é o preço de uma boa armadilha luminosa?

A questão do orçamento varia de acordo com as necessidades de cada cliente. Por tal motivo, não seria adequado para nós falar de valores neste momento.

Primeiro, precisamos destacar que o custo com a armadilha luminosa vai além da aquisição do equipamento. Você ainda deve levar em conta o consumo de energia elétrica, que pode ser maior ou menor conforme o modelo escolhido.

Fora isso, tem a quantidade de aparelhos que serão utilizados. Esse número também muda, a depender de fatores como o tamanho do local e a quantidade de moscas no entorno. É matemática básica: se houver muitos pontos de acesso para as intrusas, será preciso instalar mais armadilhas.

Como você vê, essa é uma escolha cheia de variáveis. E dificilmente uma pessoa leiga consegue tomar decisões acertadas.

Em vez de você sair pesquisando na internet onde comprar armadilhas luminosas para moscas, peça ajuda de profissionais. Uma imunizadora qualificada fará um diagnóstico atento do seu caso para oferecer soluções específicas.

Saiba mais: Por que as moscas são o terror da indústria alimentícia

Controle de pragas contra moscas e outros insetos

Para encerrar o artigo de hoje, reiteramos que o uso da armadilha luminosa é somente uma das muitas táticas para prevenir infestações no ambiente. O manejo integrado de pragas prevê outras medidas que evitam a proliferação de moscas. Acompanhe algumas delas:

1. Mantenha o local de trabalho sempre higienizado, sem acúmulo de restos de comida;

2. Descarte o lixo em latões ou tonéis com tampa, impedindo o acesso de pragas aos resíduos;

3. Conserte vazamentos e infiltrações, já que qualquer pinguinho de água pode servir de “bebedouro” às moscas;

4. Instale cortinas de ar nas portas do estabelecimento, que funcionam como uma barreira importante contra insetos voadores;

5. Use telas protetoras nas janelas, outro obstáculo físico bastante útil contra moscas, mosquitos e baratas.

Gostou das dicas de hoje? Precisa de orientações para instalar armadilha luminosa no seu negócio? Então conte com os serviços da Imunizadora Hoffmann. Nossa equipe tem mais de 30 anos de experiência em controle de pragas.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de insetos. Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn

Posts Relacionados