Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Insetos são o horror da indústria alimentícia, pois podem transmitir microrganismos causadores de doenças. Porém, combatê-los com inseticida nem sempre é uma boa ideia, devido ao risco de contaminação por químicos. Nessas horas, vale procurar soluções alternativas, como a armadilha luminosa para mariposas, moscas e outros bichos.

O equipamento usa uma tecnologia simples, mas muito eficaz contra as pragas. Por isso, é adotado em diversos estabelecimentos onde haja manipulação de comida, como refeitórios, frigoríficos e padarias.

Tem interesse em saber mais sobre esse assunto? O artigo de hoje vai elucidar as principais dúvidas referentes à instalação e ao uso da armadilha para insetos voadores. Fique conosco!

Por que insetos voam ao redor das lâmpadas?

Trata-se de um movimento instintivo. Antigamente, antes da invenção da lâmpada elétrica, os animais contavam apenas com a lua para se guiar durante a noite. Esse era o foco mais luminoso, e ajudava os insetos noturnos a orientarem sua rota de voo em busca de alimento.

No entanto, a modernidade desorientou o sistema de navegação dessas criaturas. Nos dias atuais elas são “hipnotizadas” por holofotes, telas de LED e qualquer ponto artificial mais brilhante que o satélite natural da Terra.

Agora pense num shopping, numa farmácia ou numa lanchonete. Todos esses estabelecimentos comerciais utilizam letreiros luminosos para se destacar entre os prédios de uma cidade. Aí, ao mesmo tempo que chamam atenção da clientela, acabam trazendo nuvens de moscas e mariposas para perto.

Claro que existem métodos preventivos. Fechar portas e janelas é o mais eficaz. Porém, em épocas de clima ameno, muita gente gosta de aproveitar a vida noturna ao ar livre – nos bares com pátio e nas feiras de rua, por exemplo.

Para evitar a convivência com os bichos alados, seu negócio precisa recorrer a uma solução profissional.

Leia também: Proteja sua casa dos cupins alados

Como funciona a armadilha luminosa

Por fora, o aparelho parece uma caixa de metal sem grandes atrativos. Mas o segredo da eficácia está no interior: é ali que fica uma poderosa lâmpada ultravioleta.

A luminosidade atrai os chamados insetos fototrópicos positivos. (Esse é o termo técnico para as criaturas que voam em direção à luz azul.)

Assim que os insetos voadores atraídos pela luz artificial entram na armadilha, elas pousam sobre um adesivo, e então ficam retidos ali. Sem poder escapar, os bichos eventualmente morrem por estresse ou desgaste físico.

Vale destacar que a captura ajuda a monitorar o grau de infestação no ambiente. Afinal, quanto mais moscas aparecerem no refil adesivo, pior é a situação. Essa informação é útil para definir outras estratégias de controle de pragas, sobre as quais falaremos em seguida.

Quando o refil estiver cheio de criaturas mortas, basta substituí-lo por um novo. A imunizadora responsável pelo manejo de pragas pode se encarregar dessa tarefa.

Benefícios da armadilha luminosa para acabar com moscas e outros insetos voadores

Embora simples, o método de captura dos insetos com armadilha luminosa mostra resultados excelentes para matar moscas e controlar infestações. Quem recorre a esse equipamento também valoriza outros benefícios. Veja quais são eles:

Solução limpa

Ao caírem na área adesiva, os animais são capturados por inteiro. Assim não há risco de fragmentos de insetos voarem pelos ares após um choque, como aconteceria com um mata-moscas elétrico (aquela raquete, sabe?). Portanto, trata-se de uma solução muito mais higiênica para locais onde há manipulação de alimentos.

Método sem veneno

Outra vantagem é que a armadilha luminosa não utiliza inseticidas químicos. Essas substâncias, além de deixarem um odor desagradável, podem ser tóxicas se administradas em excesso. Por isso, restaurantes, indústria alimentícia e cozinhas em geral devem evitá-las, a fim de prevenir contaminações.

Resultado imediato

Você pode perceber a eficácia da armadilha luminosa para moscas poucos dias depois da instalação. Tão logo a lâmpada ultravioleta é acionada, os bichos tendem a voar em direção a ela. Caso a incidência de pragas na área seja alta, o refil adesivo ficará cheio em menos de uma semana.

O vídeo abaixo traz um exemplo real. Nele, mostramos o atendimento da Hoffmann numa companhia do setor alimentício. O volume de moscas capturadas em apenas cinco dias vai surpreender você!

Empresas onde a armadilha luminosa é indispensável

Como dito no início do artigo, esse recurso para o controle de insetos voadores se volta principalmente para os locais que não podem recorrer à imunização química. Isso porque a aplicação de domissanitários pode contaminar alguns insumos, como alimentos e medicamentos.

Acompanhe os tipos de empresas onde a solução luminosa se torna a melhor armadilha para moscas, mariposas e demais criaturas noturnas:

1. Restaurantes, bares e lanchonetes

Ninguém merece lanchar na companhia de moscas e mosquitos, né? Por isso, vale a pena instalar algumas armadilhas luminosas em pontos estratégicos do salão. Dessa forma, o risco de cair um inseto no sanduíche do cliente fica bem menor! As refeições poderão ser concluídas em paz.

2. Padarias e confeitarias

Moscas adoram açúcar. Elas pousam nas guloseimas e liberam saliva para dissolver o alimento, facilitando a ingestão.

Só que esse processo, mais que arruinar a decoração de um bolo, traz risco sanitário aos produtos. Um único inseto pode carregar 300 microrganismos diferentes, entre bactérias, vírus e protozoários. Melhor prevenir, hein?

3. Frigoríficos e açougues

A manipulação de carne crua também requer atenção. Tanto a mosca-doméstica (Musca domestica) quanto a varejeira (Cochliomyia hominivorax) são atraídas por esse insumo.

Caso não haja controle, elas podem transmitir parasitas causadores de diversas doenças, como infecções estomacais, tuberculose e até pneumonia. Dá-lhe armadilha luminosa nelas!

Saiba mais: Por que as moscas são o terror da indústria alimentícia

4. Refeitórios

Empresas e escolas disponibilizam espaços amplos para as refeições do público interno. Como a circulação de pessoas é alta, há maior probabilidade de pragas invadirem o lugar.

O risco se eleva diante dos protocolos sanitários que exigem janelas e portas abertas. Nessas situações, a armadilha luminosa ajuda a conter uma infestação.

5. Praças de alimentação

A cena se repete em áreas de alimentação nos shoppings e nos centros comerciais. Fora o grande número de clientes entrando e saindo, a luminosidade das lojas costuma atrair insetos.

Evitar a proliferação de pragas nesses estabelecimentos é indispensável para manter as boas práticas de segurança alimentar.

Leia também: Food Safety e as boas práticas para a indústria alimentícia

6. Hotéis e pousadas

Você talvez conheça alguém que enfrentou baratas, percevejos ou outros seres asquerosos durante uma viagem de férias. O problema acontece quando os hotéis não dão o devido cuidado à imunização.

Em paralelo à desinsetização química dos quartos de hotel, a armadilha luminosa pode ser uma ferramenta bem útil na copa e na cozinha.

7. Farmácias

Ainda, a aplicação de inseticidas químicos pode causar contaminação em medicamentos. Logo, as drogarias devem recorrer a métodos alternativos para impedir a proliferação de intrusos.

As iscas adesivas para ratos e as armadilhas luminosas para controle de insetos voadores trazem resultado satisfatório sem comprometer a segurança do local.

A armadilha luminosa pode ser usada em residências?

Claro que sim! Ainda que a recomendação principal seja para empresas, devido aos cuidados sanitários redobrados, qualquer tipo de cliente pode recorrer à armadilha luminosa.

O motivo é simples: casas e condomínios residenciais também podem ser alvo de infestações. Sendo assim, nada mais natural que procurar um método seguro e eficiente para eliminar os insetos.

Técnico da Hoffmann trocando o adesivo de uma armadilha luminosa.
Técnico da Hoffmann trocando o adesivo de uma armadilha luminosa.

Como instalar a armadilha luminosa

A escolha dos pontos de instalação de cada armadilha luminosa obedece a critérios estratégicos. Esse cuidado serve tanto para aumentar a eficácia quanto para prolongar a vida útil do equipamento. Confira algumas recomendações:

  • Posicione o aparelho a uma altura entre 1,5m e 1,8m;
  • Escolha locais onde haja maior concentração de insetos, como perto das latas de lixo;
  • Também vale ter uma armadilha luminosa próximo à porta de acesso, mas do lado de dentro do prédio – desse modo ela vai capturar as moscas logo na entrada, mas sem atrair uma grande quantidade de outras pragas externas;
  • Evite instalar o dispositivo junto a fontes de luz, senão a eficácia ficará reduzida;
  • Mantenha a armadilha luminosa ligada 24 horas por dia. Mesmo que a maioria dos insetos seja atraída pela luz artificial durante a noite, as moscas não têm horário para aparecer. Muitas deles vêm pelo cheiro da comida, inclusive quando o sol está brilhando lá fora.

Controle de pragas contra moscas e outros insetos voadores

Para encerrar o artigo de hoje, reiteramos que o uso da armadilha luminosa é somente uma das muitas táticas para prevenir infestações no ambiente. Se você quer acabar com besouros noturnos, mariposas e seres do tipo, o manejo de pragas deve prever outras medidas. Acompanhe algumas delas:

  1. Mantenha o local de trabalho sempre higienizado, sem acúmulo de restos de comida;
  2. Descarte o lixo em latões ou tonéis com tampa, impedindo o acesso de pragas aos resíduos;
  3. Conserte vazamentos e infiltrações, já que qualquer pinguinho de água pode servir de “bebedouro” às moscas;
  4. Instale cortinas de ar nas portas do estabelecimento, que funcionam como uma barreira importante contra insetos voadores;
  5. Use telas protetoras nas janelas, outro obstáculo físico bastante útil contra moscas, mosquitos e baratas.

Gostou das dicas de hoje? Precisa de orientações para instalar armadilha luminosa no seu negócio? Então conte com os serviços da Imunizadora Hoffmann. Nossa equipe tem mais de 35 anos de experiência em controle de pragas.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de insetos. Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados