Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Inseticida sem cheiro funciona? Essa é uma pergunta muito comum. E a resposta curta seria simples: sim.

Porém, o produto pode criar alguns problemas. Sem noção do cheiro, o consumidor às vezes aplica veneno demais no ambiente, causando até mesmo intoxicação nas pessoas ao redor.

Por isso, é importante prestar atenção ao conteúdo de hoje. Se o odor não está relacionado à eficácia do inseticida, o que garante o combate às pragas? E mais: como eliminar insetos de maneira segura? Siga conosco para aprender.

O que é inseticida?

Inseticidas são substâncias usadas para imobilizar ou mesmo matar insetos. Há uma variedade de produtos do gênero no mercado, sendo que alguns são de amplo espectro (funcionam com diversas criaturas) e outros foram desenvolvidos para espécies específicas.

Também há inúmeros formatos de inseticida: em spray, pó, gel e por aí vai. Cada um é indicado para determinadas situações.

Como funcionam os inseticidas

Esses químicos geralmente agem no sistema nervoso dos insetos, atacando seus neurotransmissores e fazendo-os parar de funcionar. Outros também atuam diretamente sobre hormônios e enzimas, de modo a impedir a reprodução das pragas.

Tem mais detalhes sobre tipos de inseticidas no artigo abaixo. Confira!

Saiba mais: Tire todas as suas dúvidas sobre inseticida

Inseticida sem cheiro funciona?

Sim. Existem inseticidas sem cheiro que cumprem perfeitamente o propósito de desinsetização.

Ao mesmo tempo, substâncias com cheiro fortíssimo, como querosene e creolina, não eliminam os insetos. Inclusive, elas oferecem riscos à saúde de pessoas e animais, podendo causar intoxicação, queimaduras químicas e até incêndios.

Em resumo: o odor da substância não tem relação com a função.

Por que alguns inseticidas têm cheiro forte?

O cheiro de inseticida tem a ver com as substâncias utilizadas na fórmula, como os solventes. São elementos cuja obrigatoriedade é atuar contra insetos, e não necessariamente cheirar bem.

Aliás, o odor forte não deixa de ser um mecanismo de segurança para o consumidor. Afinal, quando o produto exala um aroma desagradável, a tendência é usá-lo com parcimônia, o que evita intoxicações. Falaremos mais disso já, já.

Enquanto isso, dê uma olhada no material abaixo. Listamos receitas caseiras para afugentar pragas. Elas não têm a mesma eficácia dos inseticidas químicos, mas podem quebrar o galho no dia a dia – com a vantagem de ser totalmente naturais.

Por que alguns inseticidas não funcionam?

Inseticida comprado em mercado é apenas uma solução paliativa. Ele ajuda a eliminar os bichos aparentes, mas não atua nos focos de infestação. Sendo assim, a proliferação da colônia continua. Vamos entender melhor por que isso acontece?

Veneno para formiga piora a infestação

Para começar, citamos uma das pragas urbanas mais ameaçadoras: formigas. Elas se alojam atrás dos azulejos, dentro de eletrodomésticos e em qualquer lugar com acesso fácil ao alimento.

Uma característica dessas criaturas é que elas se guiam pelo olfato. Por exemplo, quando uma operária encontra comida, ela libera o feromônio de recrutamento no solo. As colegas seguem o cheiro. Em poucos minutos, forma-se uma trilha imensa de insetos transportando mantimentos para dentro do ninho.

O mesmo acontece quando há perigo no ambiente. Nesse caso, as formigas liberam o feromônio de alarme, sinal de que devem bater em retirada.

O inseticida funciona como uma ameaça. Ao notarem o veneno, as pragas indicam a suas companheiras que é preciso fugir. A colônia, num movimento de preservação da espécie, se fragmenta em subgrupos. Vai cada turma para um lado – e elas procuram novos lugares para se alojar.

Ou seja: onde antes havia um único formigueiro, surgem vários. Tudo porque o inseticida espanta as formigas, em vez de matá-las.

Inseticida não atinge a totalidade da colônia

Além disso, existe outra questão: muitos insetos nem sequer saem para a superfície. Pense, digamos, nos cupins. A maioria deles permanece dentro das estruturas de madeira o tempo todo.

A rainha da colônia se instala no interior do móvel. Ao longo da vida, ela deposita milhões de ovos, de onde eclodem larvas que vão se transformar em seres adultos. Esses, por sua vez, devoram a madeira de dentro para fora.

Os únicos cupins que costumam sair do ninho são os reprodutores. Eles têm asas e são popularmente conhecidos como aleluias ou siriris. Você pode até tentar espantá-los com inseticida, mas é bem provável que outros exemplares estejam escondidos no batente da porta, num rodapé da sala ou na quina de uma mesa.

É muito difícil acessar o núcleo do cupinzeiro para a aplicação do veneno. E, enquanto a rainha estiver viva, ela continuará tendo herdeiros, o que prolonga a infestação.

Farelo de cupim em móveis de madeira
A maioria dos cupins permanece dentro do ninho, o que dificulta a ação de inseticidas.

Veneno ineficiente aumenta o risco de intoxicação

Enfim, há um terceiro fator que explica por que inseticida de supermercado não funciona. Algumas marcas agem apenas contra pragas adultas. Isto é, os venenos não eliminam ovos, larvas e pupas, que são estágios anteriores da evolução desses bichos.

Para ilustrar, vamos falar das pulgas. Uma fêmea pode depositar 20 ovos por dia no ambiente. A incubação dura entre dois e 12 dias, dependendo da temperatura e do nível de umidade do lugar.

Em seguida, surgem as larvas, que se alimentam de matéria orgânica (fragmentos de pele, fezes se insetos e outras sujeiras presentes no local). Desse modo, elas não precisam de um hospedeiro para chegar à maturidade. Pronto: em poucas semanas, a sala está tomada por centenas de seres saltitantes e sugadores de sangue.

Vendo que a infestação continua, muita gente resolve aumentar a dose de inseticida. Isso é um perigo à saúde de pessoas e animais domésticos!

Risco dos inseticidas sem cheiro

Como dissemos anteriormente, inseticidas nem sempre funcionam contra pragas. Então, vendo que a infestação continua, a tendência é aplicar mais e mais produto.

Sem odor incomodando, o usuário pode chegar sem perceber à superdosagem, causando intoxicação por substâncias químicas. O excesso desses produtos tóxicos no ar pode levar a alterações de visão, tosse, vômito, sudorese e fraqueza muscular.

Em caso de sintomas de envenenamento, procure o pronto-socorro mais próximo. Você também pode ligar para o plantão do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS), no telefone 0800.721.3000.

Saiba mais: Primeiros socorros após envenenamento por inseticida

O que fazer para tirar o cheiro forte de inseticida?

O cheiro de inseticida sai com o tempo. Basta manter o ambiente ventilado.

Outra opção é investir em produtos inodoros ou com aromas mais agradáveis, como o de citronela. No entanto, tome cuidado para não se expor ao veneno por muito tempo durante e após a aplicação.

Na dúvida quanto à dosagem correta e ao modo de uso, siga à risca as instruções da embalagem.

Como eliminar insetos de forma segura

Qualquer pessoa pode comprar inseticidas nos mercados, mas apenas empresas licenciadas podem comprar os domissanitários. Essas são substâncias utilizadas na desinsetização e no controle eficaz de pragas.

Leia também: Conheça as diferenças entre domissanitários e agrotóxicos

Os também chamados saneantes desinfestantes devem ser autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E vale mencionar que o avanço da tecnologia é constante – tanto que os domissanitários mais modernos são biodegradáveis, então não deixam resquícios na natureza.

Mas sempre é bom reiterar que a segurança da desinsetização depende da qualidade da dedetizadora. Portanto, leve em conta estes critérios na hora de contratar o serviço de controle de pragas urbanas:

Licença: as imunizadoras devem estar em situação regular junto ao órgão competente. No Rio Grande do Sul, a responsável por licenciar e fiscalizar a atividade é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). Exija documentação atualizada.

Preço: os domissanitários certificados pela Anvisa têm um custo alto. Junto a isso, os trabalhadores que manejam esses químicos devem passar por treinamentos de capacitação periódicos.

Tamanho investimento tem um custo que, invariavelmente, será repassado ao público final. Logo, desconfie de orçamentos muito abaixo da média do mercado. Eles podem ser indicativo de má qualidade.

Garantia: também é esperado que a imunizadora ofereça garantia do atendimento prestado. Assim, caso a infestação permaneça, a equipe deverá retornar ao local para resolver o problema sem cobrar adicionais pela visita.

A Hoffmann conta com a mais alta tecnologia para controle de insetos, controle de ratos e controle de cupins. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados