Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Essa é uma pergunta muito comum! Em algum lugar, em algum tempo, teve origem a ideia de que substâncias com cheiros fortes podem eliminar insetos, mas infelizmente não é tão simples!

Vamos dar uma resposta curta e uma resposta mais longa à pergunta “inseticida sem cheiro funciona?”.

Em resumo: o odor da substância não tem relação com a sua função.

Então, a resposta é que existem inseticidas sem cheiro que cumprem perfeitamente o propósito de desinsetização. Ao mesmo tempo, substâncias com cheiro fortíssimo, como querosene e creolina, comumente usadas para esse fim, não eliminam os insetos e ainda oferecem riscos à saúde de pessoas e animais.

Saiba mais: Aprenda tudo sobre desinsetização de ambientes

Dito isso, vamos detalhar pontos extremamente importantes que você deve levar em consideração! Siga a sequência de tópicos abaixo e entenda:

  • Qualquer pessoa pode comprar inseticidas nos mercados, mas apenas empresas licenciadas podem comprar os domissanitários, substâncias utilizadas na desinsetização e no controle eficaz de pragas.
  • Inseticida comprado em mercado é apenas uma solução paliativa: eles ajudam a eliminar os insetos aparentes, mas não atuam nos focos de infestação. Sendo assim, a proliferação de pragas continua.
  • Mesmo o inseticida comprado em mercado, sem cheiro, ou com aroma agradável como o da citronela, oferece risco à saúde se a pessoa permanecer exposta ao veneno durante e após a aplicação. Por isso é fundamental seguir à risca as instruções da embalagem.
  • As substâncias usadas pelas imunizadoras são saneantes desinfestantes  (combatem a infestação) autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O avanço da tecnologia na criação das substâncias é constante e, atualmente, os domissanitários modernos são biodegradáveis, então não deixam resquícios na natureza.
  • Esses produtos precisam ser manejados com responsabilidade, pois possuem alto nível de toxidade. Porém, algumas horas após a aplicação, o espaço já pode ser reocupado, sem risco para pessoas, animais e plantas. A partir daí, o efeito residual do domissanitário passa a ser nocivo apenas para insetos.
  • O fato do produto aplicado ter ou não ter cheiro não está relacionado à sua eficácia. A equipe técnica realiza o diagnóstico e determina quais os tipos de pragas precisam ser combatidas, quais as técnicas, substâncias e quantidades precisam ser utilizadas.
  • Os profissionais responsáveis pela desinsetização passam por treinamento e seguem normas de segurança, que incluem o uso de equipamentos de proteção individual e o isolamento da área durante a aplicação.

Saiba mais: Envenenamento por inseticida, o que fazer?

Para afastar qualquer risco, siga sempre as boas práticas:

Antes da desinsetização: guardar utensílios pessoais em recipientes fechados, cobrir eletrodomésticos com capas plásticas e retirar plantas e animais do local.

Durante a desinsetização: isolar a área, de modo que apenas a equipe autorizada esteja lá dentro. Os trabalhadores vestem equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, e certificam-se de que as janelas estejam devidamente vedadas para evitar o vazamento de químicos.

Depois da desinsetização: retornar ao imóvel somente quando autorizado pelos profissionais. Em seguida, abrir as janelas para ventilar e, por fim, limpar as superfícies com um pano úmido.

Seguindo esses passos, não há perigo para o meio ambiente nem para a saúde pública. Os domissanitários agirão apenas no controle das infestações, como deve ser.

 

Como garantir uma desinsetização segura?

Sempre é bom reiterar que a segurança da desinsetização depende da qualidade da dedetizadora. Então, leve em conta estes critérios na hora de contratar o serviço de controle de pragas urbanas:

Licença: as imunizadoras devem estar em situação regular junto ao órgão competente. No Rio Grande do Sul, a responsável por licenciar e fiscalizar a atividade é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). Exija documentação atualizada.

Preço: os domissanitários certificados pela Anvisa têm um custo alto. Junto a isso, os trabalhadores que manejam esses químicos devem passar por treinamentos de capacitação periódicos. Tamanho investimento tem um custo que, invariavelmente, será repassado ao público final. Logo, desconfie de orçamentos muito abaixo da média do mercado. Eles podem ser indicativo de má qualidade.

Garantia: também é esperado que a dedetizadora ofereça garantia do atendimento prestado. Assim, caso a infestação permaneça, a equipe deverá retornar ao local para resolver o problema sem cobrar adicionais pela visita.

A Hoffmann conta com a mais alta tecnologia para controle de insetoscontrole de ratos e controle de cupins e brocas. Entre em contato conosco e solicite um orçamento! Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959. Whatsapp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados