Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

O serviço profissional de controle de pragas é o jeito mais seguro para acabar com infestações. Mas você sabe os cuidados após a dedetização que devem ser feitos no ambiente? Será que há riscos de intoxicação, por exemplo?

Hoje vamos explicar quais são as precauções para você reocupar a área da maneira certa. Fique conosco e tire suas dúvidas!

Cuidados pós-dedetização: veja o passo a passo

No caso da aplicação líquida, que consiste na pulverização de inseticida para eliminar os invasores, os cuidados já começam antes mesmo do serviço. É preciso guardar utensílios nas gavetas, cobrir eletrodomésticos com plástico e esvaziar o local. Essa última regra vale para qualquer ser vivo: pessoas, animais domésticos e plantas.

A medida de segurança existe porque as substâncias utilizadas no controle de pragas são tóxicas. Desse modo, apenas os profissionais autorizados podem estar no prédio durante a imunização. Eles vestem equipamentos de proteção individual e seguem rígidos protocolos de boas práticas para afastar qualquer perigo.

Finalmente, concluída a etapa de aplicação do domissanitário, estes são os cuidados pós-dedetização que você deve adotar:

1. Após 12 horas de execução do serviço, abra as portas e as janelas para criar um fluxo de ventilação natural no ambiente.

2. Aguarde mais duas horas antes de reocupar o lugar.

3. Faça uma limpeza pós-dedetização nas mesas, nas pias e no chão, utilizando apenas pano úmido. Use luvas e máscara descartáveis durante a tarefa para se proteger.

4. Evite lavar as paredes para não remover o efeito residual do produto aplicado.

5. Plantas e pets só deverão retornar 24 horas após a finalização da desinsetização, pois são mais suscetíveis aos efeitos das substâncias químicas.

Lembre-se: a empresa responsável pelo controle de pragas deve orientar a clientela quanto aos procedimentos antes, durante e após a realização do serviço. Para mais detalhes, consulte nosso Manual de Recomendações.

Manual de Recomendações

Cuidados com os pets após dedetização do ambiente

Quem tem cães e gatos em casa precisa dar uma atenção extra aos cuidados pós-dedetização. Como o domissanitário continua agindo por algumas semanas no ambiente, é importante evitar o contato dos peludos com substâncias possivelmente tóxicas.

Por exemplo, pense na desinsetização com aplicação em gel. Esse procedimento não envolve pulverização generalizada. Em vez disso, o produto é aplicado diretamente em frestas da parede, quinas de móveis e cantinhos escuros onde as pragas urbanas costumam se alojar.

Por ser um serviço relativamente simples, não há necessidade de desocupar o local nem de higienizá-lo depois. Algumas empresas, inclusive, recebem a equipe da imunizadora durante o expediente, sem comprometer as operações do dia a dia.

Porém, animais domésticos têm hábitos bem particulares, como morder o mobiliário e lamber o chão. Assim, eles podem chegar aos pontos imunizados e ingerir veneno por acidente. Você não quer que isso aconteça, né?

Para proteger os pets após a dedetização com gel, siga estas instruções:

1. Tranque as portas dos cômodos dedetizados para impedir o acesso dos animais.

2. Se necessário, instale barreiras físicas, como grades nos corredores.

3. Delimite um perímetro seguro para os peludos circularem. Pode ser o quintal, a varanda ou outra peça da casa.

4. Mantenha os pets afastados de ralos. As baratas atingidas pelo domissanitário ficam tontas e podem tentar escapar por ali.

5. Se você encontrar um inseto morto nos dias seguintes à dedetização, remova-o antes que o cão ou o gato queira “brincar” com aquilo. Depois, lave a superfície com água e sabão para retirar quaisquer resquícios de inseticida.

Saiba mais: Cuidados com seu pet na dedetização

O que fazer após a descupinização da área

Enquanto a desinsetização atua contra formigas, baratas e outros seres nojentos, existe uma ação específica para eliminar cupins. Trata-se da descupinização.

O procedimento é similar à dedetização com aplicação líquida. A diferença é que o produto tem um odor bastante característico, e que pode ser bem forte.

Por conta disso, sugerimos a desocupação dos cômodos imunizados por, no mínimo, 48 horas. O restante do imóvel poderá permanecer habitado, contanto que o cheiro não invada esses ambientes. Se houver incômodo, melhor esvaziar completamente o local pelo tempo indicado.

Após as 48 horas, você deve manter a área ventilada para dissipar o cheiro da aplicação. Já os móveis devem ser limpos com pano úmido antes de reutilizados.

Riscos de intoxicação após dedetização

Devemos ressaltar que os cuidados pós-dedetização citados neste artigo são suficientes para uma reocupação segura do local. Ainda assim, é importante contar com uma imunizadora séria, que administre produtos autorizados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O uso de inseticidas, cupinicidas e até raticidas ilegais é muito perigoso. Além de não terem qualquer garantia de eficácia, eles representam um risco sanitário à população.

Caso uma pessoa entre em contato com as substâncias tóxicas da desinsetização, por inalação ou ingestão acidental, poderá apresentar lacrimejamento, visão embaçada, tosse, vômito e sudorese. Já os animais de estimação têm sintomas como vômito, falta de apetite, salivação excessiva, diarreia e tremores.

Em qualquer situação dessas, o melhor que você tem a fazer é procurar ajuda especializada numa Unidade Básica de Saúde ou numa clínica veterinária. Se possível, tenha em mãos o nome do domissanitário empregado na imunização do ambiente, o que agilizará bastante o diagnóstico e a busca por um tratamento eficaz.

Aqui no blog, temos um artigo específico sobre intoxicação por inseticida. Acesse o link para conferir mais informações! Você também pode assistir ao vídeo abaixo, com dicas do que fazer (e do que não fazer) num episódio assim:

Dedetização de ambientes: conte com a Hoffmann

A Hoffmann tem mais de 30 anos de experiência em controle de pragas. Fomos a primeira empresa do Estado a conquistar o Selo de Proteção Bayer, uma certificação internacional que comprova a qualidade do serviço. Também mantemos em dia nossa licença junto à Fepam, órgão gaúcho que regulamenta e fiscaliza as imunizadoras.

Precisa de dedetização? Então conte conosco para controle de insetos, controle de ratos e controle de cupins. Basta entrar em contato e solicitar um orçamento.

Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn

Posts Relacionados