Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Quem aí nunca viu aquela fila de formigas, perfeitamente alinhada, passando em busca de alimento? Isso acontece porque elas vivem em colônias imensas e muito organizadas. Portanto, para desmantelar uma sociedade tão poderosa, você precisa aprender a eliminar formigas do jeito certo. Siga conosco para saber o que fazer!

Principais características e comportamentos das formigas

As formigas se dividem em castas e cada grupo possui uma função específica. As operárias são responsáveis pela coleta de alimento, enquanto os soldados guardam a entrada do ninho.

Quando os insetos precisam transpor um obstáculo para buscar comida, eles passam por qualquer coisa, inclusive locais contaminados (espalhando bactérias pelo caminho). Eles também abrem túneis em móveis e estruturas sem pudor algum. Daí, os materiais vão ficando ocos e frágeis – não são só cupins que degradam seus bens!

Saiba mais: Formigas urbanas: uma fauna perigosa

É importante observar que as formigas geralmente se instalam em lugares que forneçam os 4 As: acesso, abrigo, água e alimento. Ou seja: sua casa ou empresa são esconderijos perfeitos para as invasoras.

No entanto, algumas espécies apresentam gostos bem mais específicos. Há aquelas que são atraídas por objetos esterilizados – indicando, inclusive, a limpeza do local. Só que, infelizmente, elas carregam fungos, vírus e bactérias para essas áreas em que a higiene é imprescindível. Resultado: infestações em hospitais e clínicas podem desencadear surtos de doenças infecciosas.

Existem, ainda, formigas que se alimentam de outros insetos, inclusive cupins. O grande porém dessa história é que, para ter acesso aos bichos, elas podem danificar a casa, criando caminhos nas frestas das estruturas.

Formiga-faraó
Formigas podem passar por ambientes contaminados e disseminar microrganismos nocivos na sua casa.

E vale destacar alguns pontos fortes dessas pragas. Tais características tornam a tarefa de eliminar formigas muito mais complicada. Acompanhe:

  • Reprodução rápida. Uma vez instalada, a colônia cresce exponencialmente.
  • Mandíbulas resistentes, com alto poder de destruição.
  • Força física. A saúva, por exemplo, pode sustentar até 20 vezes o próprio peso.
  • Olfato apurado. Como têm visão e audição ruins, as formigas se comunicam pelo olfato. Elas liberam feromônios de acordo com a mensagem que querem transmitir, seja para recrutar as colegas quando encontram alimento, seja para alertar sobre possíveis ameaças.

Aliás, eis um grande problema dos inseticidas comuns. Devido ao cheiro forte, eles só espantam as formigas, que se espalham para reiniciar o recrutamento mais tarde. Nessa fuga, algumas conseguem até encontrar novos refúgios, dando origem a várias colônias. Em outras palavras, a infestação se multiplica.

Saiba mais: Principais reações e como aliviar os sintomas de picadas de formigas

Como identificar infestação por formigas

Existem cerca de 18 mil espécies de formigas no mundo, muitas delas consideradas pragas urbanas. Uma das principais é a formiga-argentina (Linepithema humile), de cor marrom. Ela instala a colônia onde há abundância de alimento e se prolifera em locais de difícil acesso, como atrás de azulejos e dentro de eletrodomésticos.

Além de comida, os insetos procuram água. Por isso, é importante manter a louça e a pia sempre secas.

Outro tipo muito comum são as formigas do gênero Camponotus, conhecidas por diversos nomes, como traguásarassarásararauformiga-doceira e formiga-de-cupim. Em regiões florestais, elas ocupam cupinzeiros abandonados ou entrenós de bambus. Também podem estar em troncos de árvores podres.

Na cidade, a preferência é por estruturas de madeira danificadas. Então, qualquer fenda na parede ou no forro serve para instalar a colônia. Alguns lugares suscetíveis à infestação são portasassoalhosdecks e galpões, principalmente nas áreas com alguma infiltração ou com acúmulo de água, já que a umidade amolece as fibras da madeira e facilita o trabalho das operárias.

Já a formiga saúva é uma das espécies que prejudicam a produção agrícola. Conhecida também como “cortadeira”, ela recorta partes das plantas para levar até o ninho. Árvores frutíferas e lavouras de soja são seus alvos favoritos.

Agora que já vimos onde as invasoras se escondem, você pode identificar infestações com mais facilidade. Essa é a primeira etapa para eliminar formigas de uma vez por todas! Veja, a seguir, quais são os métodos mais eficazes.

Saiba mais: Formigas comem cupins e também atacam a madeira

Métodos caseiros para eliminar formigas

A proteção de sua casa ou sua empresa começa pelos quatro As do controle de pragas. É preciso acabar com o acesso, o abrigo, o alimento e a água que nutre a colônia. Seguem algumas dicas:

  • Faça a poda de árvores e arbustos que possam encostar nas edificações;
  • Observe a presença de infestação na lenha estocada, descartando o material atingido;
  • Vede frestas em pisos, paredes ou portas;
  • Instale telas protetoras em janelas e portas para barrar a entrada de insetos;
  • Mantenha a pia sem louça e seca, pois a umidade também atrai os bichos;
  • Conserte vazamentos e infiltrações.

Você também pode eliminar formigas com produtos naturais. Quer saber como? Então baixe nosso e-book Receitas Caseiras contra Insetos e Pragas. Ele traz 18 soluções simples para manter a casa livre dos invasores.

Métodos profissionais para eliminar formigas

Embora os cuidados acima sejam importantes, eles não acabam com uma infestação que já esteja instalada. Nesse caso, o melhor a fazer para afastar as formigas é procurar uma imunizadora o quanto antes.

Lembremo-nos de que venenos comprado em supermercado não são eficientes, pois apenas afugentam os insetos, que são bastante sensíveis a odores. Quando usamos spray, eles percebem o perigo e se espalham, piorando ainda mais a infestação.

Um tratamento verdadeiramente eficaz contra formigas é a aplicação de gel, realizada por profissionais. Após uma investigação técnica, que identifica o ninho e quais são as áreas pelas quais as invasoras circulam, é feita a administração do produto em pontos estratégicos.

gel adere às patas das formigas, que carregam a substância para o formigueiro e a passam a todos os insetos, inclusive à rainha. Sem genitora para botar novos ovos, a infestação termina.

No vídeo abaixo, José Hoffmann, diretor da Imunizadora Hoffmann, explica um pouco sobre a aplicação de gel no controle de insetos. Confira:

Preciso desocupar o local da dedetização?

Não necessariamente. Isso depende do procedimento indicado pela equipe técnica para o combate às formigas.

Por exemplo, a aplicação em gel dispensa a desocupação da área. Desse modo, você não precisa sair de casa nem fechar seu estabelecimento. Por ser um produto inodoro, o público não vai notar que houve alguma intervenção no espaço.

O procedimento com gel é especialmente indicado para empresas do ramo alimentício, que seguem regras rígidas de vigilância sanitária. Outros empreendimentos que podem se beneficiar do serviço são escolas, hospitais, clínicas médicas, escritórios e lojas com grande circulação de pessoas.

No entanto, se a infestação estiver muito avançada, a equipe de desinsetização recorre à aplicação líquida, ou pulverização. Esse recurso pode ser empregado em qualquer território, das plantas industriais aos prédios históricos que não devem sofrer alterações nas cores e na textura dos móveis.

Nesse caso, o tratamento demanda o isolamento do local, pois os domissanitários utilizados para a imunização podem ser tóxicos se inalados nas primeiras horas. Em geral, o ambiente pode ser reocupado no dia seguinte.

Saiba mais: Como funciona a dedetização de formigas

Escolha uma empresa certificada para eliminar formigas

controle de pragas urbanas utiliza substâncias concentradas e, portanto, eficientes no combate aos insetos. As equipes também são treinadas para realizar o manuseio de acordo com normas de segurança ambiental. Sendo assim, não há risco de desequilíbrio ecológico, muito menos de prejuízo à saúde das pessoas.

Quer afastar as formigas de uma vez por todas? Entre em contato com a Imunizadora Hoffmann e solicite um orçamento para controle de insetos.

Fones(51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados