A higienização de ambientes vai muito além da faxina. Em lojas e escritórios, esses cuidados são ainda maiores, devido ao grande fluxo de pessoas. Cada cômodo demanda procedimentos específicos e que, às vezes, passam despercebidos. Confira dicas indispensáveis para a manutenção do espaço e a saúde do público.
Latas de lixo
A retirada dos sacos de lixo deve ser diária. O acúmulo de entulho pode atrair insetos e ratos, transmissores de doenças. Já os cestos e latões precisam ser lavados, pelo menos, duas vezes por semana. Recomenda-se utilizar algum neutralizador de odores.
Escadas
Imagine quantas mãos passam, a cada hora, pelos mesmos corrimões. Essas superfícies tornam-se verdadeiros criadouros de bactérias. Por isso, a equipe de limpeza deve passar pano com álcool semanalmente – ou com mais frequência, no caso de uma academia, por exemplo. Os degraus também devem ser lavados.
Portas e janelas
A limpeza de portas, esquadrias e vidraças pode ser mensal. Cabe lembrar que cortinas também devem ser lavadas, já que acumulam poeira e rendem morada aos ácaros. Persianas de metal exigem higienização a cada dois meses. As de tecido, semestralmente, seguida de sanitização conduzida por técnicos especializados.
Tapetes
A frequência da lavagem depende do local em que o tapete se encontra. Na copa, o acessório pode acumular restos de comida, atraindo pragas. Já os capachos de banheiro carregam micro-organismos. Essas peças podem ser lavadas quinzenal ou semanalmente, dependendo do uso. A sanitização também é recomendada.
Banheiros
A aplicação regular de produtos à base de cloro nos vasos sanitários é de praxe. A medida pode ser diária, se houver fluxo intenso de pessoas. Porém, os micro-organismos se espalham pela pia e até pelo rejunte dos azulejos. A faxina desses cantos pode ocorrer semanalmente.
Caixas d’água
Os reservatórios de água precisam passar pela desinfecção bacteriológica semestralmente. Essa medida evita a proliferação de protozoários causadores de problemas gastrointestinais.
Outros ambientes
Para as demais situações, a periodicidade da limpeza segue a regra de ouro: quanto maior o uso, mais frequente a higienização. A sugestão é estabelecer um calendário para o ano todo, incluindo, ainda, a renovação de serviços como sanitização, controle de insetos (desinsetização), controle de ratos (desratização) e controle de cupins (descupinização).
O controle preventivo de pragas impede que seu negócio sofra prejuízos em função de infestações. O serviço também proporciona mais saúde e qualidade de vida para clientes e funcionários.
A garantia varia entre três meses e um ano, conforme o procedimento. Consulte a Hoffmann e tire suas dúvidas. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.
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