Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Uma infestação por ratos oferece diversos riscos ao ambiente. O primeiro deles é o prejuízo material. Os roedores não só deixam marcas por onde passam, causando estrago em móveis e estruturas, como também atacam os alimentos estocados na despensa.

Então é preciso jogar os insumos fora. Isso acontece devido ao segundo problema: os invasores podem transmitir dezenas de doenças. O descarte do material é uma medida para evitar contaminações.

Assim, a desratização se torna necessária para reduzir impactos econômicos e sanitários. E, quanto mais cedo você identificar sinais de infestação, mais rapidamente poderá controlar o estrago. Continue a leitura e conheça os indícios de que há roedores por perto.

Como identificar uma infestação por ratos

Ratos têm hábitos noturnos. Eles saem para procurar alimento à noite, quando não há tanta circulação de pessoas. Isso faz com que você dificilmente encontre um exemplar ao vivo.

Então, como saber se tem rato em casa? O mais provável é deparar-se com as pistas que eles deixam pelo caminho. São elas:

1. Roeduras

Esses seres têm dentes incisivos que não param de crescer. Por isso, precisam sair roendo o que encontram pela frente.

E eles não são muito seletivos. Rato rói roupa, plástico, madeira, concreto… Qualquer material pode ser alvo das dentadas.

As marcas aparecem na forma de ranhuras paralelas. Você consegue percebê-las nos locais de maior circulação dos invasores: rodapés, quinas de móveis, caixas de papelão, potes de comida e até fiações elétricas.

Os alimentos também são vítimas fáceis. Preste atenção, especialmente, a frutas e cereais. Esses ingredientes compõem a dieta básica dos camundongos.

2. Manchas

Outra característica dos ratos é que eles apresentam comportamento neofóbico, isto é, temem inovações. Por essa razão, ao se habituarem a determinado lugar, traçam sempre a mesma rota do ninho até a fonte de alimento.

Com o tempo, as idas e vindas vão deixando um rastro de sujeira e gordura. Pelo menos fica mais fácil notar a presença da praga e rastrear o caminho de volta ao esconderijo.

As manchas escuras são perceptíveis em paredes, móveis e outros objetos. A coloração adulterada é um indício de infestação por ratos no ambiente.

3. Barulhos

Os roedores emitem guinchos agudos. Você pode ouvi-los principalmente à noite, quando a movimentação dos animais fica mais intensa.

Se a colônia estiver numerosa, os ruídos se tornam ainda mais fortes. Rato faz barulho similar a passos humanos, indicando que tem bicho percorrendo o forro do telhado, por exemplo.

Outros sinais também envolvem a audição. Você notou que os cachorros do pátio estão latindo mais que o normal? Talvez eles tenham tentado espantar alguma ratazana. Essa espécie costuma se instalar em áreas externas – ao contrário dos camundongos, que preferem o interior das edificações.

4. Pegadas

Sótãos, depósitos e outros espaços fechados nem sempre recebem a faxina merecida. É normal que eles acumulem poeira, favorecendo a proliferação de pragas como aranhas, baratas e ratos.

Apesar de recomendarmos a higienização periódica desses locais, ao menos o pó ajuda a visualizar pegadas de animais. Esse é mais um sinal claro de infestação.

Caso você desconfie de que ratos estejam rondando sua cozinha ou sua despensa, faça um teste. Polvilhe um pouco de farinha num canto estratégico e deixe o produto ali de um dia para o outro.

Notou marcas no formato de dedinhos? Já sabe: a região está vulnerável.

Saiba mais: Organização de depósitos e almoxarifados

5. Cheiro

Infestações severas deixam um cheiro bem desagradável no ar, especialmente em armários ou salas fechadas. E o odor tem pelo menos duas origens.

Uma possível explicação é que pode haver bichos mortos, já em decomposição, escondidos atrás de um móvel. Mas, felizmente, isso é raro. Em geral, trata-se apenas de xixi de rato.

Como identificar urina de rato

Essa praga deixa um rastro semelhante ao amoníaco, fragrância pouco agradável ao olfato humano. O líquido amarelo claro vai se acumulando nos locais por onde os bichos percorrem, o que pode ajudar a identificar uma infestação.

Outra característica da urina de rato é que ela brilha quando exposta à luz negra. Esse fenômeno ocorre devido à presença de fosfato de cálcio na composição. Por isso, imunizadoras costumam utilizar lâmpadas com luz ultravioleta para encontrar os ninhos com mais facilidade.

Vale lembrar que o xixi do rato elimina toxinas e microrganismos perigosos. Portanto, é ali que podem estar os patógenos causadores de doenças com a leptospirose.

6. Fezes

O cocô de rato varia de tamanho, podendo medir entre 3mm e 6mm de comprimento. Em geral, os dejetos são cilíndricos e bem escuros.

As fezes dos camundongos são as menores. Elas se concentram embaixo de armários, atrás de geladeiras ou em outros pontos próximos aos ninhos.

Já os excrementos das ratazanas são mais avantajados. Eles aparecem principalmente em jardins – perto de lixeiras, folhagens e montes de entulhos.

Aliás, o acúmulo de lixo cria o abrigo ideal para os invasores. Sendo assim, mantenha pátios e quintais sempre limpos.

7. Ninhos de ratos

Essa praga é extremamente hábil para se esconder de predadores. Por conta disso, os dentuços preferem instalar a toca em cômodos de pouco movimento, tais como garagens e porões.

A construção do ninho de rato é feita com os materiais disponíveis nos arredores. Jornais, pedaços de tecido e até as próprias fezes ajudam a edificar a morada dessas criaturas.

Nem sempre uma pessoa leiga encontra o esconderijo dos roedores, até porque a colônia pode se enfiar inclusive no buraco de uma parede. No entanto, os demais sinais de infestação no prédio alertam que é hora de procurar ajuda especializada.

No vídeo a seguir, explicamos em detalhes 5 sinais de infestação de ratos que você precisa conhecer.

Se você é dono ou gerencia um negócio, a atenção deve ser redobrada. Para conhecer os principais sinais da existência de outras pragas urbanas, acesse o infográfico abaixo e descubra com o quê você deve ficar atento em seu negócio.

Infográfico - Sinais da presença de pragas urbanas

O que atrai ratos para dentro de casa?

As pragas se instalam onde encontram abrigo, comida e água. Por exemplo, ratos adoram um pátio ou uma garagem cheia de entulho, pois podem usar esse material acumulado para construir a toca.

Despensas e cozinhas são outro destino comum, principalmente para os camundongos. Afinal, é lá que se encontram as carnes, os laticínios e os grãos do banquete.

Em resumo, podemos dizer que a principal causa para as infestações seria a falta de manutenção no ambiente. É preciso manter a área sempre limpa e organizada, dificultando, assim, o acesso dos invasores.

Junto a isso, vale seguir algumas orientações básicas de boas práticas para o controle de pragas. A saber:

  • Instalar grades nos ralos e nas demais saídas de esgoto (onde vivem as ratazanas);
  • Armazenar os alimentos em recipientes fechados com tampa;
  • Realizar a manutenção da caixa d’água (vai que os bichos resolvam matar a sede ali, né?).

Ainda, lembre-se de que o verão é o período de maior atividade dos ratos. A umidade e a temperatura elevada aceleram o metabolismo dessas criaturas, tornando o ciclo reprodutivo ainda mais curto. Ou seja: atenção redobrada nos meses quentes do ano!

Estima-se que uma única fêmea possa gerar até 500 filhotes durante a temporada de reprodução. E esses bichos levam cerca de 40 dias para atingir a idade adulta, tornando-se igualmente aptos a se reproduzir.

Saiba mais: Onde os ratos se escondem? Surpreenda-se com essa e outras curiosidades

Caso real de infestação por ratos

É importante destacar que os roedores nunca chegam sozinhos. Existem outras pragas que podem surgir onde há muitos ratos, como as pulgas. Além disso, não dá para esquecer dos microrganismos causadores de doenças.

Ratos podem carregar bactérias e outros parasitas nocivos à saúde humana. Um caso emblemático é o da peste bubônica, cuja pandemia matou cerca de 50 milhões de pessoas na Europa do século XIV. À época, a população vivia em condições insalubres de higiene, abrindo caminho para as infestações.

Aqui no Brasil, a maior preocupação é com a leptospirose. Transmitida pela bactéria leptospira, presente na urina dos roedores, ela causa febre e dores musculares intensas.

O risco de transmissão aumenta em períodos de enchentes, quando a água “expulsa” as ratazanas dos esgotos e elas acabam se alojando na superfície das cidades. Outras doenças transmitidas por ratos incluem tifo, salmonelose e hantavirose.

Compartilhamos, no vídeo abaixo, os detalhes de um caso atendido pela equipe da Hoffmann. Entramos em ação para controlar uma infestação de ratos em uma residência na zona rural. Confira!

O que fazer em caso de infestação de ratos

Nas cidades, é muito comum a proliferação de ratos em terrenos baldios, principalmente se houver acúmulo de lixo no entorno. Numa situação dessas, você deve procurar as autoridades municipais.

A maioria das prefeituras conta com um departamento de Vigilância em Saúde, ou mesmo um Centro de Controle de Zoonoses, para receber denúncias e tomar as atitudes cabíveis.

Os órgãos de Vigilância Sanitária também cumprem o papel de fiscalizar farmácias, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais. Ocorrendo infestação por ratos no local, você tem o direito de reclamar ao município. A empresa que põe em risco a saúde pública pode ser multada ou, em caso de reincidência, até mesmo interditada.

Desratização deve ser feita por especialistas

E quanto à infestação na própria casa? Aí você tem a obrigação de resolver o problema.

Eliminar uma infestação de ratos ou ratazanas não é tarefa fácil. Por isso, ao menor vestígio de roedores num ambiente, você deve providenciar medidas paliativas. 

A principal delas é descartar qualquer alimento que tenha sinais de roeduras. Para manipular um animal morto, use luvas de borracha e máscara. Em seguida, com vassoura e pá, transfira o roedor a um saco plástico, que deverá ser jogado no lixo.

Depois, invista na desratização. Trata-se de um serviço realizado por imunizadoras especializadas, que utilizam substâncias de uso controlado.

Embora algumas pessoas recorram ao chumbinho, esse produto não funciona como raticida. Pior ainda: é tóxico e altamente perigoso para seres humanos.

Apenas empresas autorizadas podem atuar no controle de ratos. O procedimento utiliza não apenas aplicação química, mas também iscas adesivas e outros recursos para conter a infestação.

A Hoffmann segue manuais de boas práticas e todas as normas de segurança necessárias para um resultado eficaz. Nosso serviço de controle de ratos tem garantia de quatro meses, com assistência técnica durante o período.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados