Blog

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Basta a temperatura baixar e os insetos desaparecem da nossa casa, né? Bem, na verdade, a história é um pouco diferente. Você já se perguntou o que as baratas fazem no inverno, por exemplo? Elas podem até sumir da sua cozinha, mas certamente estão escondidas em algum lugar, não é mesmo?

Hoje vamos falar um pouco sobre o comportamento das pragas urbanas nos períodos mais frios do ano. Continue conosco e entenda por que esta pode ser a melhor época para a dedetização de ambientes.

Baratas hibernam no inverno?

Muitos animais, geralmente mamíferos, usam a hibernação para sobreviver aos meses mais rigorosos do inverno. Durante esse estado letárgico, a frequência cardíaca diminui, a respiração fica mais lenta e a temperatura corporal cai. Em resumo, o metabolismo desacelera, de modo que o bicho utiliza uma quantidade mínima de suas reservas de energia.

Ocorre um processo semelhante entre os insetos. É a chamada diapausa. Alguns sinais externos, como a baixa luminosidade e a escassez de alimento, indicam que haverá tempos difíceis pela frente. Chega a hora de o organismo se preparar para as intempéries, consumindo menos oxigênio e água.

Esse fenômeno surge naturalmente no inverno e a inatividade costuma durar até a próxima primavera. Então, com a volta do sol e das temperaturas amenas, as colônias sentem que está no momento de retomar o ciclo reprodutivo.

Falando especificamente das baratas, o metabolismo das cascudas sofre ação direta dos fatores climáticos. Elas tendem a ficar mais vagarosas em lugares gelados.

No entanto, cabe ressaltar que nossa explicação sobre diapausa está bastante simplificada. O comportamento de cada espécie varia conforme diferentes características, inclusive as condições favoráveis para a proliferação de pragas.

Saiba mais: Conheça os 4 As do controle de pragas e evite infestações

O piso gelado de cerâmica numa cozinha pode parecer inóspito. Porém, é importante lembrar que as residências oferecem ótimos esconderijos para os insetos. As frestas atrás dos armários, o fundo da despensa e até o motor da geladeira são espaços quentinhos, abrigados da chuva e que protegem as criaturas de possíveis predadores. Além disso, têm alimento de sobra para a sobrevivência desses seres.

Ou seja: embora as baratas não estejam em plena atividade no inverno, elas continuam infestando alguns locais estratégicos. A questão é que, por não precisarem de comida e água com tanta frequência, elas somem de vista.

Isso não significa que o problema acabou. Ele apenas foi adiado. Tão logo surja uma nova onda de calor, as cascudas se sentirão prontas para sair do ninho de novo. E, aí, você vai lamentar por não ter recorrido à dedetização mais cedo.

Não sabe ainda quais são os sinais para identificar possíveis incidentes com pragas em seu ambiente? Temos um infográfico perfeito para você, acesse clicando na imagem abaixo:

Infográfico - Sinais da presença de pragas urbanas

Por que realizar a dedetização no inverno

O serviço de controle de pragas, conhecido popularmente como desinsetização ou dedetização, é a medida mais certeira para acabar com infestações. Enquanto os inseticidas comuns apenas espantam os insetos adultos, as equipes profissionais usam domissanitários. Tratam-se de substâncias que agem no núcleo da colônia para eliminar larvas, ovos e pupas, também.

Algumas pessoas só se lembram de recorrer a essa alternativa quando o problema já chegou a um ponto crítico. Nesse caso, é preciso isolar a área, pulverizar o imóvel com o produto químico e esperar alguns dias até que o procedimento comece a apresentar resultados.

Entretanto, o sucesso da operação pode não ser imediato. Quanto mais baratas no local, mais difícil será para a imunizadora identificar todos os focos de infestação. Para completar, a quantidade de domissanitário necessária para conter a praga será maior, o que também elevará o custo do trabalho.

Isso não significa que a ação curativa seja impossível. Quando você contrata uma empresa de dedetização de qualidade, as chances de afastar completamente os insetos são grandes. Ainda assim, será um serviço oneroso, complicado e que demandará muito esforço dos envolvidos.

Saiba mais: Revelamos os principais esconderijos de insetos urbanos

É por esse motivo que o inverno se mostra um período ótimo para a desinsetização de ambientes. Afinal, as pragas estão em diapausa, certo? O ritmo de atividade e o ciclo de reprodução dos seres indesejados está mais lento. Logo, fica mais simples localizar os ninhos e frear a expansão da colônia.

O segredo para uma dedetização inteligente é antecipar-se aos problemas. Você pode até não ver baratas perambulando pela cozinha, mas, se houve presença delas no verão passado, é bem provável que algumas remanescentes ainda estejam morando em sua casa. Convém chamar ajuda especializada para expulsar as intrusas de vez.

Desinsetização de baratas: foco na ação preventiva

Outra vantagem da dedetização no inverno é que o procedimento cria uma barreira protetora no imóvel imunizado. Dessa forma, você não só elimina as pragas existentes, como impede que novos invasores se instalem por ali. Pode chegar a primavera, que as baratas não tomarão conta da cozinha!

Contudo, reiteramos que o efeito residual dos domissanitários tem vida útil limitada. Em outras palavras, a ação preventiva da desinsetização não dura para sempre. Deve-se renovar o serviço periodicamente para manter a área sempre protegida.

Saiba mais: Planeje seu calendário de renovação do controle de pragas

O controle de insetos da Hoffmann possui quatro meses de garantia na dedetização de baratas. Oferecemos assistência técnica durante todo o período. Se uma cascuda sobreviver ao processo – o que eventualmente pode acontecer, já que as pragas conseguem se esconder muito bem –, nossa equipe retorna ao local para tomar as providências necessárias, sem custos adicionais.

Nós fomos a primeira empresa gaúcha a conquistar o Selo de Proteção Bayer. Esse reconhecimento internacional é concedido apenas às companhias que demonstram excelência nas práticas de desinsetização.

A aplicação em gel da Hoffmann combate baratas sem a necessidade de desocupação do local

A aplicação em gel da Hoffmann combate baratas sem a necessidade de desocupação do local.

Tamanho destaque é fruto de nosso investimento em tecnologia. Contamos com equipamentos de ponta e seguimos todas as normas de segurança ambiental determinadas pelos órgãos reguladores. No mais, nossos colaboradores passam por cursos de qualificação periódicos, o que garante um serviço econômico e muito mais eficaz.

Você precisa de ajuda para afastar as baratas de sua residência ou de sua cozinha industrial? Chame a Hoffmann neste inverno! Basta entrar em contato conosco e solicitar um orçamento para controle de insetos.

Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959. Whatsapp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios