(51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959 | (51) 99749-4400

Blog

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

O ano de 2018 foi marcado pela ameaça do escorpião amarelo, o mais venenoso das Américas. Apenas em Porto Alegre, houve pelo menos 80 registros de presença do aracnídeo até o início de novembro.

Embora essa criatura não seja nativa do Rio Grande do Sul, ela vem aparecendo por aqui desde 2001, provavelmente tendo sido trazida em caminhões de carga. Este ano, aconteceram acidentes em pelo menos dez cidades gaúchas, em todos os cantos do mapa, de Pelotas a Horizontina.

A seguir, entenda o que atrai o escorpião amarelo. Veja, também, como se proteger dessa praga urbana.

Por que o escorpião amarelo aparece nas cidades?

Esse bicho peçonhento se alimenta de baratas. Logo, é comum encontrá-lo onde a comida está: nos locais com acúmulo de lixo e sujeira.

Na capital do Estado, um dos bairros com maior concentração de escorpiões amarelos é o Centro, devido à rede antiga de esgoto e aos muitos pontos de venda de produtos orgânicos. A Lomba do Pinheiro, onde se localiza a estação de transbordo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), também é afetada.

Não existem predadores naturais para o aracnídeo nas zonas urbanas. Portanto, você deve conhecer maneiras de se proteger dessa praga. Em primeiro lugar, verifique calçados e roupas antes de usá-los. Junto a isso, mantenha sofás e camas afastados da parede, evitando que os lençóis toquem no chão.

Lembre-se de que a picada só acontece quando a criatura se sente ameaçada. Em caso de ataque, encaminhe a vítima ao pronto-socorro mais próximo. Não enfaixe nem imobilize a área da ferida, pois medidas paliativas não são eficazes.

Como controlar a incidência do escorpião amarelo

A melhor maneira de lidar com essa praga é reduzir sua fonte de alimento. Sem baratas por perto, o escorpião se afasta naturalmente. Sendo assim, você deve manter o ambiente limpo e dificultar o acesso de insetos. Acompanhe algumas sugestões:

– Limpe a caixa de gordura da cozinha, pois os dejetos são um banquete para baratas;

– Instale grades nos ralos, impedindo que os animais subam pela tubulação;

– Recolha o lixo em sacos plásticos fechados e jogue-o em lixeira com tampa;

– Não acumule entulho no pátio;

– Contrate uma equipe qualificada para o serviço de desinsetização (antigamente chamado de dedetização).

A Hoffmann realiza o controle de pragas em residências, hotéis, fábricas, escolas, clínicas médicas e quaisquer estabelecimentos comerciais. Utilizamos substâncias autorizadas pelos órgãos reguladores, garantindo a eficácia do procedimento sem ameaçar a saúde e o meio ambiente.

Quer se livrar do escorpião amarelo? Então entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de insetos. Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959. Whatsapp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios