Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Manchas nas paredes, objetos danificados e acúmulo de sujeira são sinais claros de que há pragas urbanas por perto. Mas como identificar a a praga invasora responsável pela infestação? Seriam baratas, formigas, ratos ou cupins?

A verdade é que a maioria desses seres passa despercebida pelos humanos. Por isso, muita gente só se dá conta do prejuízo quando o estrago já está grande. Aí vem o desafio de encontrar a espécie invasora para, então, definir a melhor estratégia de controle. O artigo de hoje vai ajudar você: trouxemos uma lista completa com as informações essenciais sobre cada praga.

E, no final, do artigo, todas essas informações estarão dispostas em um infográfico que você poderá salvar para consultar sempre que precisar! Vamos começar?

5 tipos de infestação e como identificar a praga invasora

As informações que seguem não substituem a inspeção técnica de uma imunizadora profissional, já que até mesmo entre as espécies de cupim se faz necessário um procedimento de controle diferente, mas ao menos colaboram para saber se estamos lidando com ratos, baratas, cupins, formigas ou pulgas. Confira!

Como identificar uma infestação de ratos

Os roedores saem para se alimentar à noite, então você dificilmente vai vê-los circulando pelo local. Os indícios de uma infestação por ratos incluem:

  • Roeduras: elas aparecem na forma de ranhuras paralelas, encontradas em rodapés, quinas de móveis e recipientes de comida.
  • Manchas: os ratos deixam um rastro de sujeira e gordura por onde passam. Com o tempo, a coloração das paredes e dos móveis fica mais escura nesses pontos.
  • Barulhos: sons similares aos de passos humanos são sinal de que pode haver bichos no forro do telhado.
  • Odor: o cheiro desagradável, similar ao do amoníaco, fica mais forte à medida que a colônia cresce.
  • Fezes: os excrementos são cilíndricos e escuros. Podem medir entre 3mm e 6mm.
Como identificar a praga invasora - Infestação de Ratos

Rastros de sujeira e gordura podem ser sinais de uma infestação de ratos

Saiba mais: Conheça as melhores armadilhas para ratos

Como identificar uma infestação de baratas

As baratas se reproduzem com mais intensidade no verão. Porém, elas podem infestar um ambiente a qualquer época do ano. Veja como identificar o problema:

  • Manchas: quando há uma concentração muito alta de baratas no ambiente, podem aparecer manchas nos cantos das paredes. Elas são castanhas e de forma irregular.
  • Odor: esse inseto produz um cheiro desagradável, parecido com o fedor de mofo. Quanto mais intenso, pior a infestação.
  • Fezes: o cocô de barata se assemelha a um pó escuro. Geralmente é perceptível em lugares quentes, úmidos e gordurosos, como a cozinha.
  • Ootecas: esses são os invólucros que protegem os ovos das baratas. Permanecem fixados nos cantos escuros do imóvel.
  • Inseto vivo: se a barata surge em plena luz do dia, é porque não conseguiu comer à noite. Ou seja: possivelmente há muitas delas superlotando o território.
Como identificar a praga invasora - Infestação de Baratas

Ver uma barata durante o dia pode ser sinal de uma grande infestação.

Como identificar uma infestação de cupins e brocas

Os cupins e as brocas são conhecidos por devorar madeira. Sem controle, essas pragas podem destruir estruturas inteiras em pouco tempo. Acompanhe os sinais de infestação:

  • Asas: os siriris, ou aleluias, são a forma alada dos cupins. Eles saem em revoada para se reproduzir. Ao encontrarem madeira para fazer ninho, perdem as asas. Conclusão: se tem asinhas transparentes no móvel, é sinal de que os insetos já se instalaram ali.
  • Farelo: sabe aquele pó marrom-claro que se acumula atrás da porta, perto de rodapés ou junto a peças de madeira? É cocô de cupim ou broca.
  • Caminhos de terra: os cupins de solo deixam rastros escuros pela parede. Isso porque eles vivem na terra, mas percorrem o ambiente todo à procura de alimento.
  • Madeira oca: as estruturas infestadas apresentam rachaduras e buracos. Num estágio avançado de degradação, podem se desmanchar como papel.
Como identificar a praga invasora - Infestação de Cupins

Cupins de solo ou cupins de madeira seca recebem tratamentos de controle diferentes.

Como identificar uma infestação de formigas

As formigas costumam carregar fungos e bactérias. Por isso, são um perigoso vetor de infecções, especialmente em hospitais e na indústria alimentícia. Preste atenção aos sinais:

  • Quantidade anormal: às vezes surge uma ou outra formiga vinda da rua. No entanto, quando há muitas delas juntas, provavelmente fazem parte de uma colônia invasora.
  • Trilha de formigas: os insetos liberam feromônios para avisar aos demais membros da colônia onde está a comida. Bastam alguns minutos para se formar uma imensa fila de formigas.
  • Formigueiro: siga o rastro dessas criaturas e você logo encontrará a entrada do ninho. No jardim, pode ser um montículo de terra. Em áreas internas, a morada fica dentro de paredes, conduítes ou mesmo equipamentos eletrônicos.
Como identificar a praga invasora - Infestação de Formigas

Formigas: elas avisam à toda a colônia onde está a comida!

Saiba mais: Algumas formigas atacam madeira que nem cupim

Como identificar uma infestação de pulgas

Pulgas são mais comuns em casas com pets, embora também possam infestar outros lugares. Elas se escondem no carpete, no sofá e nas frestas do assoalho, onde depositam ovos e podem passar até 200 dias sem comer. As pistas para encontrá-las incluem:

  • Fezes: os excrementos de pulga são minúsculos, com cerca de 0,5mm. Em cachorros, é possível percebê-los na barriga, no dorso, nas orelhas e no rabo do animal.
  • Coceira: infelizmente, essa praga é quase imperceptível a olho nu. Você sente o principal sinal na pele, quando leva uma picada que coça bastante.
  • Marcas no corpo: o ataque de pulgas deixa uma “constelação” de pintinhas vermelhas em humanos. Já os bichos de estimação podem perder o pelo e desenvolver feridas.
Como identificar a praga invasora - Infestação de Pulgas

Pulgas podem passar centenas de dias sem se alimentar, escondidas em frestas e tapetes.

Como controlar uma infestação por pragas urbanas

Vale lembrar que identificar a praga invasora é uma etapa imprescindível do controle de pragas. Isso porque cada criatura demanda uma estratégia específica. O domissanitário utilizado contra baratas, por exemplo, é diferente do produto que elimina formigas.

Também devemos ter em mente que uma infestação grave não se resolve com inseticidas comprados em supermercado. Esses artigos têm um efeito superficial, incapaz de atingir o núcleo da colônia.

Portanto, sua melhor saída é buscar auxílio de uma equipe profissional. A Imunizadora Hoffmann conta com colaboradores altamente capacitados para essa tarefa.

Saiba mais: Aprenda tudo sobre desinsetização de ambientes

Nós conduzimos uma investigação técnica para identificar a praga, localizar os ninhos e avaliar o grau de infestação. A partir disso, desenhos um plano de manejo adequado à realidade do cliente.

São utilizados domissanitários autorizados pela Anvisa. Ainda, seguimos rigorosos protocolos de segurança. Essa cautela garante ótimos resultados sem comprometer a saúde das pessoas nem pôr em risco o meio ambiente.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite um orçamento! Atuamos com controle de insetos, controle de ratos e controle de cupins e brocas. Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959. WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Antes de ir embora, salve o infográfico que traz um resumo de como identificar a praga invasora! Clique na imagem abaixo para abrir uma versão com maior qualidade.
Quando a nova página abrir, clique com o botão direito sobre o infográfico e selecione “Salvar imagem como…”. Salve no seu computador ou celular e consulte sempre que quiser!

Infográfico - Como identificar a praga invasora

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados