Nem vinagre, nem inseticida. A única maneira comprovada de acabar com as formigas é recorrendo ao controle de pragas profissional. A dedetização de formigas, também conhecida como desinsetização ou controle de formigas, utiliza produtos especialmente desenvolvidos para atuar no núcleo do formigueiro. É isso que aumenta sua eficácia.
A seguir, vamos explicar como o serviço funciona. Entenda por que venenos de supermercado são apenas paliativos e conheça os métodos mais adequados para imunizar um ambiente.
Por que inseticida comum não mata formigas
Formigas são insetos sociais. Elas vivem em imensas colônias e cada grupo possui uma função específica. Existem castas como a das operárias, responsáveis pela coleta de alimento, e a dos soldados, que guardam a entrada do ninho.
Como essas criaturas têm visão e audição ruins, a comunicação entre as colegas funciona na base do olfato. Por exemplo, quando uma operária encontra comida, ela libera o feromônio de recrutamento no solo. As demais sentem o cheiro e seguem o mesmo caminho. Assim, em poucos minutos, há dezenas delas formando uma trilha desde a fonte de alimento até o interior do formigueiro.
Agora, se houver uma ameaça durante o trajeto, elas também conseguem escapar ligeirinho. Isso porque o feromônio de alarme é liberado no ar, dissipando-se em segundos. Os artrópodes literalmente sentem o cheiro do perigo e saem à procura de um lugar seguro para se esconder.
É isso que acontece no momento em que você tenta eliminar formigas com inseticida comprado em supermercado. Em resposta ao odor do veneno, os insetos acionam o sistema de alarme e fogem. Pior ainda: a colônia se fragmenta em diversos subgrupos, indo cada um para um lado. Ou seja, é bem provável que surjam vários ninhos onde antes havia somente um.
Para completar, os produtos em spray agem apenas sobre os bichos que circulam pela superfície. Essas formigas mal representam 20% do total. A maioria delas vive no interior do formigueiro e nem sequer vê a luz do dia. Por isso, o controle de formigas deve agir no núcleo da colônia. Essa é a única saída eficaz para combater infestações.
Saiba mais: Formigas urbanas no Rio Grande do Sul
Como a aplicação em gel ajuda na dedetização de formigas
As empresas profissionais de desinsetização utilizam uma substância em gel para acabar com as formigas. Primeiro, ocorre uma investigação técnica para identificar onde está o ninho e quais são as áreas pelas quais as invasoras circulam. Depois, é feita a aplicação do produto nesses lugares.
O gel se adere às patas das formigas, que acabam carregando o inseticida para dentro do formigueiro. A partir de então, acontece uma espécie de efeito dominó. Um inseto vai passando o material para o outro até que todos sejam atingidos. Nem mesmo a rainha escapa. Aí, sem genitora para botar novos ovos, a infestação termina.
Vale lembrar que a aplicação em gel dispensa a desocupação do local tratado. Desse modo, você não precisa sair de casa nem fechar as portas de seu estabelecimento comercial. E o público nem vai notar que houve alguma intervenção no espaço, já que o produto para eliminar formigas é inodoro.
Esse procedimento é especialmente indicado para empresas do ramo alimentício, que seguem regras rígidas de vigilância sanitária. Outros empreendimentos que podem se beneficiar do serviço são escolas, hospitais, clínicas médicas, escritórios e lojas com grande circulação de pessoas.
Saiba mais: Descubra as principais reações e como aliviar os sintomas de picadas de formigas
Infestação grave de formigas requer aplicação líquida
Você sabia que as formigas costumam carregar fungos e bactérias por onde passam e podem ser mais perigosas para a saúde humana do que baratas? No vídeo a seguir, o Dr. Antipragas Emerson Hoffmann explica por que as formigas são um perigoso vetor de infecções. Confira:
Nos casos mais severos de infestação por formigas, a equipe de dedetização recorre à chamada aplicação líquida, ou pulverização. Esse recurso pode ser empregado em qualquer território, das plantas industriais até os prédios históricos que não devem sofrer alterações nas cores e na textura dos móveis.
O tratamento demanda o isolamento do local. É que os domissanitários utilizados para a imunização podem ser tóxicos, se inalados nas primeiras horas. Sendo assim, é necessário preparar o ambiente para receber a imunizadora. Veja algumas recomendações:
- Armazenar utensílios de cozinha, alimentos e objetos pessoais dentro de armários fechados;
- Vedar portas e janelas;
- Cobrir eletrodomésticos com plástico;
- Retirar plantas e animais domésticos do recinto;
- Avisar aos vizinhos sobre a realização do trabalho, principalmente se a desinsetização ocorrer em áreas externas, para que eles também possam fechar suas janelas.
Saiba mais: Formigas podem devorar madeira que nem cupim
Durante o procedimento, somente o pessoal responsável pelo controle de pragas pode circular pelo interior da edificação. Os profissionais utilizam equipamentos de proteção individual, tais como luvas e máscaras de respiração, para preservar a própria saúde.
Após 12 horas da aplicação líquida, o ambiente pode ser reocupado. Sugere-se abrir as janelas para melhorar a ventilação e diminuir o cheiro forte. Os animais domésticos e as plantas só devem retornar ao local no dia seguinte.
Não é preciso lavar as paredes, pois isso poderia remover o efeito residual da substância aplicada. A limpeza do chão, das mesas e das pias pode ser feita com um pano úmido.
Aqui no blog, temos um post com mais informações sobre os cuidados com o ambiente após a dedetização e, também, um completo Manual de Recomendações que você pode baixar gratuitamente clicando no banner abaixo.
Como escolher a empresa de dedetização de formigas
Agora que você já sabe como funciona a dedetização de formigas, resta escolher a imunizadora certa para conduzir o serviço. Aqui no blog, já explicamos alguns critérios de escolha da melhor dedetizadora que devem ser levados em consideração. A lista inclui exigir garantia e desconfiar de orçamentos muito abaixo da média de mercado.
Empresas idôneas também recebem autorização dos órgãos reguladores. Verifique se a companhia possui licença para operar. No Rio Grande do Sul, a entidade responsável pelo monitoramento das atividades de controle de pragas urbanas é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam).
Lembre-se: o emprego de domissanitários para controle de formigas, baratas e outros insetos pressupõe conhecimento técnico. Apenas pessoas treinadas para a função podem administrar essas substâncias químicas com segurança. Sem as boas práticas, há risco de desequilíbrios ambientais e problemas de saúde pública.
Portanto, prefira a qualidade acima de tudo. Conte com a experiência da Hoffmann! Entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de insetos. Fones: (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959. WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos ao estado do Rio Grande do Sul.