Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Os dias longos e as temperaturas amenas agradam a muita gente. Só que, junto com o sol e o calor, também vêm alguns transtornos. Estamos falando das pragas e insetos de verão, que teimam em atrapalhar.

Hoje vamos explicar por que as infestações são mais comuns nesta época do ano. Fique conosco e aprenda, ainda, como se proteger dessas criaturas indesejadas.

Por que tem mais insetos no verão?

A explicação curta para essa pergunta diz respeito à biologia das pragas. Nos meses quentes, o metabolismo dos insetos acelera, fazendo com que os filhotes atinjam a fase adulta em menos tempo. Essa também é a época de reprodução de diversas espécies, o que aumenta a incidência de revoadas ou infestações.

Mas vale a pena explicar melhor como o processo funciona. Para tanto, precisamos pensar no que as criaturas fazem durante o inverno.

Quando começa a escurecer mais cedo e a esfriar, muitas pragas entram na diapausa, um tipo de hibernação. Elas ficam letárgicas, os batimentos cardíacos e a respiração se tornam mais lentos e a temperatura corporal cai. Isso reduz o metabolismo e o gasto de energia – e, por consequência, a necessidade de água e alimento. Ou seja: trata-se de uma proteção natural nos tempos de escassez.

Para passar por toda essa adaptação, os insetos precisam se abrigar em ambientes quentinhos, protegidos da chuva e com oferta de alimento fácil. No caso, aquela fresta entre os armários de sua cozinha, ou mesmo o vão atrás da geladeira, são locais bem convenientes. Você verá menos bichinhos, pois eles não estarão circulando como antes, mas sua casa já terá virado esconderijo das pragas.

Então, conforme o termômetro se eleva, os invasores percebem que é hora de voltar com força total. Resultado: você nota o aumento de insetos no verão, embora muitos deles já estivessem por ali o tempo todo.

Saiba mais: Acesso, abrigo alimento e água – os 4 As do controle de pragas

Pragas mais comuns no verão

Infestação de insetos é um problema em qualquer época do ano. Porém, devido aos fatores naturais que citamos anteriormente, o verão acaba trazendo mais transtornos. Veja quais são algumas das pragas bem comuns nesta estação:

Baratas

As cascudas preferem habitar lugares com temperatura acima de 25°C e umidade relativa do ar na casa dos 50% ou mais. Portanto, os meses quentes e chuvosos são ideais para a proliferação de baratas. Vale lembrar que algumas delas também voam, especialmente quando buscam parceiros sexuais. Vai que um casalzinho entre pela sua janela, né?

Mosquitos

Outro bicho que se alastra com mais intensidade no verão é o mosquito. Você pode perceber pelo zumbido ao pé do ouvido, à noite, atrapalhando o seu sono. Acontece que esse está longe de ser o pior incômodo causado pela praga. Espécies urbanas como o Aedes aegypti são transmissoras de doenças!

Saiba mais: Como se proteger da dengue

Confira no vídeo abaixo, mais informações sobre a dengue e maneiras de se prevenir dessa doença:

Cupins

Os devoradores de madeira saem em revoada a partir da primavera. Esses cupins alados têm o objetivo de encontrar parceiros para a cópula. Depois, instalam-se num cantinho qualquer e dão origem a uma nova colônia. Com o metabolismo acelerado pelas temperaturas altas, eles se multiplicam e deixam um rastro de destruição nos móveis.

Formigas

As formigas são insetos de verão bastante perigosos. Isso porque elas carregam microrganismos nas patas, como fungos e bactérias. Desse modo, ao circularem pela cozinha ou pela despesa, podem contaminar os alimentos ali armazenados. E nem adianta espantá-las com veneno em spray, pois a maior parte da colônia permanece escondida dentro do formigueiro.

Pulgas

Esse parasita pode sobreviver meses sem comida, abrigado nas frestas do assoalho, no carpete ou nas costuras do sofá. Assim que encontra um hospedeiro para sugar o sangue, seja humano ou pet, a pulga recupera a energia para depositar novos ovos. E, como você já deve imaginar, o ciclo reprodutivo se intensifica nos meses de calor.

Saiba mais: As 5 picadas de inseto mais comuns no verão

Como se livrar dos insetos de verão

Existem diversas ações que você pode tomar para afastar as pragas de verão. Basicamente, elas consistem em cortar o abrigo e as fontes de alimento dos invasores. Veja:

– Instale telas de proteção nas janelas e nas portas para barrar insetos voadores;

– Vede frestas no assoalho ou buracos na parede, pois podem servir de abrigo aos bichos;

– Ao chegar do supermercado, vistorie se há baratinhas nas sacolas plásticas;

– Armazene os alimentos em recipientes fechados;

– Faça faxina com frequência, especialmente na cozinha e na despensa;

– Remova a poeira com aspirador de pó, já que espanador e vassoura espalham a sujeira;

– Mantenha ralos e bueiros sempre tampados, barrando o acesso das criaturas que vivem no esgoto;

– Feche com tampa, também, as caixas d’água, os latões de lixo e outros reservatórios;

Nunca acumule lixo e entulho, materiais que viram alimento para pragas;

– Evite lanchar no sofá ou em frente ao computador, porque as migalhas poderão atrair insetos;

– Limpe calhas e outras estruturas que possam acumular água da chuva;

Descarte pneus, garrafas e demais recipientes de seu pátio para não ter um criadouro de mosquito da dengue em casa;

– Havendo lixo nos arredores, principalmente em área pública ou num terreno baldio, denuncie o caso à Defesa Civil ou à prefeitura municipal.

Como evitar infestações no verão

As medidas que listamos acima ajudam bastante, mas não previnem completamente os insetos de verão. Sempre poder ter uma criatura que escape aos cuidados.

Para um controle efetivo das pragas, é necessário recorrer ao procedimento de desinsetização, conhecido de forma popular como “dedetização”. Esse serviço cria uma barreira química no imóvel, tendo efeito curativo e preventivo. Isto é, elimina os focos de infestação existentes e ainda impede que novos invasores se instalem no local.

A ação do inseticida dura algumas semanas. Por isso, recomendamos a renovação do controle de insetos a cada três meses, garantindo proteção contínua contra as criaturas indesejadas.

Precisa de um orçamento? Chame a Hoffmann. Nossa equipe tem mais de 30 anos de experiência em controle de pragas, atuando com qualidade e responsabilidade ambiental.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o controle de insetos ou o controle de cupins. Fones:  (51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn

Posts Relacionados