Blog Imunizadora Hoffmann

Novidades e conteúdo exclusivo sobre controle de pragas.

Se você tem um negócio, provavelmente conhece a importância do controle de pragas profissional. O serviço é uma exigência da Vigilância Sanitária para evitar contaminações e a proliferação de doenças. Porém, já observou o prazo de validade da dedetização?

Pois é. A ação do inseticida varia de acordo com a meia-vida da substância, ou seja, o tempo em que o produto permanecerá ativo no ambiente. Esse período pode ir de três meses a um ano, dependendo do tipo de procedimento realizado.

Por isso, o ideal é renovar o serviço antes da data limite. Dessa forma, você evita que novos invasores comecem a se proliferar.

Prazos de validade da dedetização conforme o tipo de serviço

Aqui na Hoffmann, oferecemos prazo de garantia para nossa clientela. Isso significa que, durante o tempo estipulado, asseguramos a imunização total da área. Porém, depois, o efeito residual dos produtos começa a diminuir, sendo necessário renovar a dedetização. Confira os detalhes:

Controle de insetos e aracnídeos

Aqui podem ser executados diversos métodos, como aplicação de gel, instalação de armadilhas luminosas e pulverização de inseticida líquido.

A necessidade de renovação do serviço depende de diversas variáveis. Portanto, é importante entender as particularidades da empresa (ramo de atividade, tamanho das instalações, histórico de incidência de pragas etc.).

De qualquer modo, oferecemos garantia de três meses para controle de aranhas e de quatro meses para os demais insetos.

Controle de ratos

Ratos de telhado, camundongos e ratazanas podem ser capturados com pontos de iscagem, que são devidamente mapeados e monitorados pela nossa equipe. A garantia da desratização é de quatro meses, com assistência técnica especializada durante todo o período.

Saiba mais: Melhores armadilhas para ratos e quando usá-las

Controle de cupins e brocas

A validade da dedetização de cupim é de um ano. Esse serviço envolve a injeção focal em móveis infestados ou, então, a pulverização em grandes espaços. Vale para cupins de madeira seca, cupins de solo e brocas, uma espécie de besouro que também destrói madeira.

Controle de Cupins

A injeção focal é indicada para móveis infestados com cupins.

Por que investir na dedetização com frequência

Muita gente ainda relaciona o controle de pragas a uma ideia antiga de dedetização. O objetivo seria chamar os profissionais para resolver um problema já existente.

Digamos que você encontre baratas ou ratos zanzando por aí, então aciona a imunizadora para dar um fim às criaturas. Pronto: ação pontual, contratada apenas quando necessário. Mas e depois?

Sem medidas de controle periódicas, o lugar volta a ficar vulnerável tão logo o efeito do domissanitário acabe. Assim, os invasores podem retornar.

Hoje se tem uma noção muito mais completa de como garantir a proteção de lares e empresas. A imunização química faz parte de uma abordagem maior, conhecida como controle integrado de vetores e pragas urbanas. Trata-se de adotar estratégias preventivas que evitem, no longo prazo, o surgimento dos focos de infestação.

Nós já explicamos um pouco dessa visão no artigo sobre os 4 As do controle de pragas. Deve-se cortar acesso, abrigo, alimento e água desses seres. Em paralelo, recorre-se à dedetização realizada por profissionais. Saiba mais sobre o assunto no destaque abaixo.

Saiba mais: Entenda os 4 As do controle de pragas

Regras da Anvisa e o prazo de validade da dedetização

A legislação brasileira não estabelece um padrão único para a renovação do controle de pragas. Cada estado ou município pode ter regras próprias, que mudam de acordo com o ramo de atividade da empresa.

Por exemplo, hospitais precisam cumprir a Lei 4.931, que obriga as instituições a manterem um programa de controle de infecções hospitalares. O controle integrado de pragas faz parte do pacote, já que insetos podem espalhar fungos e bactérias causadoras de doenças.

Já o setor alimentício deve obedecer à RDC 216, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa resolução estabelece critérios de boas práticas quanto à higienização do local e o manejo de resíduos, entre outros aspectos.

Na seção que fala sobre controle de pragas, a Anvisa explica que a imunização química deve ser conduzida por uma companhia devidamente regulamentada para esse fim.

Os profissionais ainda devem apresentar um comprovante de execução, no qual consta o dia de realização do trabalho e o tipo de substância empregada. Em geral, esse documento registra a data de validade da dedetização.

Validade do certificado de dedetização

Fica o alerta: numa eventual fiscalização da Vigilância Sanitária, os agentes verificam a data de realização da imunização para saber se o serviço está dentro do prazo de validade. Em caso negativo, entende-se que o local está desprotegido. Isso pode render desde uma autuação até aplicação de multa.

Imunizadora Hoffmann - Atuação em Empresas

Controle de pragas deve ser renovado antes do prazo de validade.

Locais onde a dedetização é fundamental

Talvez você esteja se perguntando quais empreendimentos devem se submeter ao controle de pragas. O melhor seria que todos passassem por esse cuidado, sem exceção. Ainda assim, vale a pena destacar alguns em específico:

Bares e restaurantes

A dedetização é essencial para estabelecimentos gastronômicos permanecerem livres de pragas e vetores. No entanto, esse serviço deve ser feito com cuidado para não contaminar os insumos nem os utensílios de cozinha. Vem daí a importância de contratar profissionais capacitados.

Comércio, serviços, escolas e hotelaria

Se já é motivo de constrangimento ter baratas e formigas circulando pela casa quando você recebe visitas, imagine no seu negócio? Para muitos clientes, isso é sinal de desleixo e falta de higiene. Traduzindo: motivo de sobra para nunca mais voltar ao local. Sem falar no risco à saúde!

Indústria

A Imunizadora Hoffmann atende a qualquer ramo industrial, mas há um em particular que merece ainda mais cuidado: o alimentício. Aliás, temos um artigo falando das práticas de Food Safety como forma de melhorar a qualidade da produção. Veja só:

Saiba mais: Food Safety e boas práticas de fabricação na indústria alimentícia

Órgãos públicos

Imagine o estrago: traças roendo documentos importantes, cupins detonando prédios históricos, ratos contaminando os alimentos destinados à merenda escolar… Já deu para entender, né? Dedetização resolve todos esses problemas, ajudando a conservar o patrimônio público.

Residências

A Hoffmann se preocupa em manter seu lar confortável e aconchegante. Para tanto, é necessário livrar-se das doenças transmitidas pelas pragas urbanas.

A atenção deve ser redobrada em residências que ficam a maior parte do dia fechadas. Em épocas de clima quente e úmido, a atmosfera fica perfeita para a proliferação de cupins, mosquitos, formigas, traças, aranhas e baratas.

5 motivos para aderir ao contrato anual com a imunizadora

A imunização do ambiente está pesando no seu orçamento? Talvez seja hora de migrar para um modelo de contrato anual.

Nesse caso, em vez de recorrer a um serviço isolado, paga-se mensalidades fixas. E é possível acionar a assistência técnica sempre que for preciso.

Essa modalidade traz inúmeras vantagens. Além do preço reduzido, é possível planejar melhor o calendário, com foco na prevenção de infestações. Os próprios técnicos ajudam nisso, tendo em vista o tempo de efeito residual dos domissanitários e o consequente prazo de validade da dedetização.

Ótima solução tanto para empresas quanto para condomínios residenciais, hein? Inclusive, os manuais de administração e educação financeira reiteram como a prevenção é boa para a gestão dos recursos. Melhor resolver os problemas antes que gerem um prejuízo grande, não é verdade?

É justamente nesse ponto que a contratação anual do controle de pragas apresenta benefícios. Entenda:

1. Planejamento financeiro

Chamar uma imunizadora para controlar uma infestação grave é o mesmo que recorrer a um mecânico quando você bate o carro. O conserto de emergência se torna um gasto imprevisto, e que pode pesar demais no seu bolso.

Com o contrato anual é diferente.  O valor do pacote de serviços vai sendo diluído nas parcelas mensais. Você pode inclui-lo na sua planilha de custos fixos, sem necessidade de se descapitalizar.

2. Renovação automática

Renovar a imunização antes do prazo de validade é essencial para garantir um ambiente livre de insetos e ratos. Afinal, vale repetir, os domissanitários perdem efeito com o passar do tempo.

Quando a contratação do serviço é esporádica, alguém sempre precisa monitorar o calendário para saber se o controle de pragas está em dia. Já no contrato fixo, o cronograma fica definido desde o início, com todas as renovações agendadas para a época certa.

3. Documentação atualizada

Clientes corporativos têm a preocupação extra de armazenar os documentos que comprovem a imunização do espaço. Esses relatórios e certificados são exigidos em eventuais auditorias ou fiscalizações das autoridades sanitárias.

Se você escolhe o modelo de contrato anual, tem acesso à documentação on-line na área do cliente. Os registros permanecem atualizados com as datas das aplicações e todas as demais informações exigidas por lei.

4. Proteção contra infestações

Vale dizer que o controle integrado de pragas é um esforço constante, que dura o ano inteiro. Durante o inverno, as criaturas diminuem o ritmo de atividade, então fica mais fácil remover os focos de infestação.

Quem espera até o verão para imunizar o local acaba lidando com uma situação bem mais complexa. Isso porque, ainda em meados de outubro, os cupins saem em revoada para o acasalamento.

Os demais insetos também começam a se reproduzir de maneira intensa. Aí as colônias crescem demais, sendo necessário investir mais tempo e mais dinheiro para eliminá-las por completo.

Saiba mais: Primavera – a estação das pragas urbanas demanda cuidados

5. Confiança

Encontrar bons prestadores de serviço pode ser uma tarefa árdua. Nesse cenário, construir uma relação perene com uma empresa de confiança torna-se mais que bem-vindo. Você sabe exatamente o que esperar, em relação tanto ao preço quanto à qualidade do trabalho.

A Hoffmann tem mais de 35 anos de experiência em controle de pragas urbanas. Fomos a primeira empresa do estado a conquistar o Selo de Proteção Bayer, reconhecimento internacional que atesta a segurança e a sustentabilidade do serviço. Também contamos com certificação ISO 9001, pois buscamos a melhoria contínua dos processos.

O pessoal do Hotel Alpestre, em Gramado, confia nessa parceria. Saiba mais no vídeo abaixo:

Quer outros detalhes? Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Atuamos com controle de insetoscontrole de ratos e controle de cupins e brocas.

Fones(51) 3545-4999 | (51) 98111-4999 | (54) 99983-5959WhatsApp: (51) 99749-4400. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn

Posts Relacionados